Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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“As adaptações curriculares não visam à adaptação da criança ao currículo, mas o inverso: ajustar o currículo às necessidades específicas da criança” (BRASIL. MEC, 2001a).”

Porque:

O currículo, nesta visão, é um instrumento que pode ser transformado para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos educandos, resultando em alterações que podem ser de maior ou menor expressividade.

Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
  • A As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. 
  • C A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • D A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • E As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.

Sobre o Currículo na escola, analise o excerto:

“O Currículo, enquanto Projeto Educacional, é um guia para quem o desenvolve e torna-se um instrumento que orienta a prática pedagógica que deve considerar as condições reais de onde vai ser realizado, situando-se entre as intenções, princípios e orientações pedagógicas” (Ferreira e Michels, 2018, p.107).

As reformas curriculares implementadas após a promulgação da atual LDBEN e, recentemente, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica (BNCC), fundamentam-se em princípios ideológicos

  • A clássicos.
  • B marxistas.
  • C neoliberais.
  • D anarquistas.

A  Adequação Curricular é um registro das atividades diversificadas, as quais não se enquadram somente em procedimentos interventivos diferentes para cada aluno, mas também com estratégias diferenciadas e comandos adequados, sendo o aluno diagnosticado ou não. Seu objetivo é

  • A modificar o currículo por meio de estratégias interventivas que garantam a inclusão dos alunos com deficiência e delimite os espaços dos discentes sem deficiência.
  • B formalizar o currículo oculto com o suporte da equipe multidisciplinar, expressando o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • C formalizar, em registros, as estratégias interventivas individualizadas e arquivar para os próximos educadores e equipes multidisciplinares o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.
  • D realizar estratégias interventivas individualizadas discente e arquivar, para as equipes multidisciplinares conhecerem o que foi feito, as tentativas e os resultados do que precisa ser reforçado.

Para Sacristán (2000) em obra intitulada “Compreender e Transformar o ensino” o conhecimento científico e as teorias pedagógicas são importantes para conhecer melhor, ser conscientes das consequências e entrever com mais clareza caminhos alternativos, mas por si só não orientam diretamente a prática docente. O profissional da educação responde pessoalmente na medida de suas possibilidades e de acordo com seu compromisso ético profissional. Dessa forma, a respeito da fundamentação teórica do currículo, Silva (2005) classificou as teorias do currículo que se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. Assim, conceitualmente as principais teorias do currículo, estão corretamente classificadas em:

  • A Teorias Neutras; Teorias Cientificas; Teorias Formativas.
  • B Teorias Tradicionais; Teorias Críticas; Teorias PósCríticas.
  • C Teorias Normativas; Teorias Formativas; Teorias Discursivas.
  • D Teorias Neutras; Teorias Formativas; Teorias PósCríticas.
  • E Teorias Tradicionais; Teorias Críticas; Teorias Discursivas.
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o processo de interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:


( ) O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, sem o pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças.

( ) Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já que eles possuem abrangência geral.

( ) Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.

( ) A interdisciplinaridade, embora não vá de encontro com a visão compartimentada do saber, prima por uma visão menos completa e aperfeiçoada do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento, considerando as afirmativas de cima para baixo: 
  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, V, F.
  • E V, V, F, V.