Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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A construção curricular é reflexo de um dado momento da sociedade. Com a sua evolução, novas teorias foram surgindo, integrando-se ou questionando as já existentes. Nesse sentido, as teorias curriculares transitam entre as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Considerando as ideias da teoria curricular póscrítica, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. Inicia-se com a teoria curricular progressivista, que acredita em uma aprendizagem no formato contínuo e tem como foco o aluno, já que o currículo deve incentivar a formação da sua inteligência social.
II. Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e da diversidade humana, criando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.
III. Os autores em destaque são Franklin Bobbit e Ralph Tyler, sendo que este último exerceu forte influência no currículo brasileiro até a década de 1980.
IV. Abordam novas temáticas na organização e construção do currículo, tais como: gênero, raça, etnia, sustentabilidade e diversidade.
V. O currículo, na teoria pós-crítica, é considerado um recurso político que interage com a ideologia, a estrutura social e o poder de uma sociedade.

  • A I, II, III, IV e V.
  • B I e II apenas.
  • C II e IV apenas.
  • D V apenas.
  • E IV e V apenas.

Refletir sobre o currículo implica pensar na identidade do trabalho com as crianças nas instituições de Educação Infantil. Nessa perspectiva, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. O currículo prescritivo e o interesse dos grupos dominantes estão imbricados em uma parceria histórica poderosa que estrutura essencialmente o currículo e efetivamente subverte qualquer tentativa de inovações ou reformas.


PORQUE


II. Essa teoria curricular poderia fornecer padrões residuais de reprodução social, mas sua crescente disfuncionalidade econômica põe em questão a sua permanência, em virtude dos interesses econômicos poderosos e das pressões globais.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Com base em estudos atuais sobre políticas públicas de educação e nas teorias curriculares, é CORRETO afirmar que, o currículo escolar, numa perspectiva contemporânea:

  • A Defende uma abordagem exclusiva de competência técnica, priorizando o domínio de conteúdos prescritivos e aumentando a importância de aspectos formativos como valores éticos, cidadania e multiculturalismo.
  • B Estabelece um conjunto de conteúdos e métodos uniformes e centralizados, pressupondo a aplicação irrestrita de um planejamento curricular sistemático fundamentado em referenciais teóricos.
  • C Promove a flexibilidade e a contextualização dos conteúdos, integrando-os às experiências prévias dos estudantes e às demandas da sociedade, possibilitando revisões e atualizações constantes.
  • D Enfatiza os interesses imediatos dos alunos, dispensando reflexões sobre políticas públicas, referenciais curriculares e objetivos sociais mais amplos de formação.

Tomando a temática do currículo escolar e sua relação com a educação especial, Effgen (2011) delineia aspectos históricos fundamentais. Pode ser destacado que o currículo, para a teoria crítica, é entendido como

  • A uma forma acessível de sequenciação do conhecimento para os alunos com deficiência.
  • B ideológico, não neutro e a serviço dos interesses dominantes.
  • C organização homogênea nas construções e produções do conhecimento.
  • D uma possibilidade contemporânea de manutenção social na história da educação.
  • E um modelador de personalidade da criança para tornar-se um adulto adaptável.

Effgen (2011), baseada na Declaração de Salamanca (1994), afirma que os currículos devem

  • A adaptar-se às necessidades da criança.
  • B ser inflexíveis e únicos na escola.
  • C permitir acesso somente ao conhecimento mais simples.
  • D voltar-se apenas para a aprendizagem de atividades da vida diária.
  • E normatizar as necessidades dos profissionais da educação.