Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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A construção curricular é reflexo de um dado momento da sociedade. Com a sua evolução, novas teorias foram surgindo, integrando-se ou questionando as já existentes. Nesse sentido, as teorias curriculares transitam entre as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Considerando as ideias da teoria curricular póscrítica, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. Inicia-se com a teoria curricular progressivista, que acredita em uma aprendizagem no formato contínuo e tem como foco o aluno, já que o currículo deve incentivar a formação da sua inteligência social.
II. Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e da diversidade humana, criando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.
III. Os autores em destaque são Franklin Bobbit e Ralph Tyler, sendo que este último exerceu forte influência no currículo brasileiro até a década de 1980.
IV. Abordam novas temáticas na organização e construção do currículo, tais como: gênero, raça, etnia, sustentabilidade e diversidade.
V. O currículo, na teoria pós-crítica, é considerado um recurso político que interage com a ideologia, a estrutura social e o poder de uma sociedade.

  • A I, II, III, IV e V.
  • B I e II apenas.
  • C II e IV apenas.
  • D V apenas.
  • E IV e V apenas.

Refletir sobre o currículo implica pensar na identidade do trabalho com as crianças nas instituições de Educação Infantil. Nessa perspectiva, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. O currículo prescritivo e o interesse dos grupos dominantes estão imbricados em uma parceria histórica poderosa que estrutura essencialmente o currículo e efetivamente subverte qualquer tentativa de inovações ou reformas.


PORQUE


II. Essa teoria curricular poderia fornecer padrões residuais de reprodução social, mas sua crescente disfuncionalidade econômica põe em questão a sua permanência, em virtude dos interesses econômicos poderosos e das pressões globais.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Com base em estudos atuais sobre políticas públicas de educação e nas teorias curriculares, é CORRETO afirmar que, o currículo escolar, numa perspectiva contemporânea:

  • A Defende uma abordagem exclusiva de competência técnica, priorizando o domínio de conteúdos prescritivos e aumentando a importância de aspectos formativos como valores éticos, cidadania e multiculturalismo.
  • B Estabelece um conjunto de conteúdos e métodos uniformes e centralizados, pressupondo a aplicação irrestrita de um planejamento curricular sistemático fundamentado em referenciais teóricos.
  • C Promove a flexibilidade e a contextualização dos conteúdos, integrando-os às experiências prévias dos estudantes e às demandas da sociedade, possibilitando revisões e atualizações constantes.
  • D Enfatiza os interesses imediatos dos alunos, dispensando reflexões sobre políticas públicas, referenciais curriculares e objetivos sociais mais amplos de formação.

Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos:

  • A liberal, progressista e pós-crítica.
  • B tradicional, crítica e pós-crítica.
  • C tradicional, liberal renovada e libertadora.
  • D crítica, pós-crítica e libertária.
  • E liberal, tecnicista e crítico-social dos conteúdos.

As teorias pós-críticas consideravam que o currículo tradicional atuava como o legitimador dos modus operandi dos preconceitos que se estabelecem pela sociedade. Assim, a sua função era a de se adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreendesse nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito. Além do currículo, passou-se a considerar a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo essa uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares (SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.) Trata-se da teoria

  • A pós-estruturalista.
  • B pós-tradicional.
  • C pós-behaviorista.
  • D pós-moderna.
  • E pós-técnica.