Questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador (Pedagogia)

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Saviani (2013, p. 14) defende, “Que a função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola devem organizar-se a partir dessa questão”. PORQUE Entende-se que os alunos destituídos do domínio dos conhecimentos e saberes historicamente acumulados pela humanidade não conseguem obter elementos fundamentais para realizar uma reflexão crítica acerca da realidade em que vivem, impossibilitando a transformação da mesma.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.

Castro e Regattieri (2009) estudaram a interação escola-família tendo como fio condutor o questionamento sobre como construir uma relação entre escola e família que favoreça a aprendizagem das crianças e adolescentes. Nesse estudo, a finalidade da interação escola-família priorizada pelas autoras é descrita como:

  • A O conhecimento do aluno no seu contexto social como elemento para que as práticas pedagógicas, escolares e educacionais possam ser revistas.
  • B A efetivação do direito das famílias à informação sobre a educação dos filhos.
  • C Uma maior proximidade entre comunidade e escola para conscientização dos responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
  • D A consolidação da gestão democrática da escola por meio dos órgãos colegiados.

É função da escola instrumentalizar os alunos na compreensão e investigação do campo artístico, em cada nível de desenvolvimento. Aprender arte na escola envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também:

  • A A conquista da significação do que os alunos fazem.
  • B Conhecer as intenções do artista com uma obra específica.
  • C Desenvolver a técnica por meio de passos apresentados.
  • D Compreender e definir leis gerais que expliquem de forma lógica as produções.
  • E O exercício da habilidade intelectiva, conhecendo a técnica e aplicando-a através de modelos.

Há muito a escola deixou de ser uma instituição responsável apenas pela formação conteudista e/ou tecnicista, assumindo-se como espaço e tempo necessário para a construção integral do indivíduo enquanto cidadão. Neste contexto, ao exercer o papel ao qual se dedica na atualidade, a escola NÃO deve:

  • A Incentivar o estudante a conhecer e alcançar o seu projeto de vida.
  • B Valorizar a mensuração do conhecimento adquirido por meio de avaliações internas e externas.
  • C Tornar-se espaço de interação entre comunidade escolar e sociedade.
  • D Preocupar-se com a qualidade do ensino oferecido.

Marque a alternativa INCORRETA sobre o papel da escola.

  • A O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade.
  • B A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
  • C A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.
  • D A função social da escola, ela é muito definida e simples, pois não há diferentes formas de pensar a educação.