Questões de Opinião Pública em Marketing (Comunicação Social)

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Para se fazer uma análise crítica da Comunicação, é preciso, por exemplo, conhecer a estratégia de gestão de determinada marca, que modo que essa marca torne-se amplamente reconhecida pelo público. Qual opção a seguir representa essa visão?
  • A Stakeholder.
  • B Scale Down.
  • C Content Communication.
  • D Branding.
  • E Media Training.

As ferramentas de promoção têm como principal objetivo levar o público-alvo a conhecer a existência de uma empresa ou produto e o seu posicionamento. Uma dessas ferramentas é a propaganda, que pode ser definida como

  • A ferramenta do mix de comunicação que consiste em oferecer incentivos de curta duração destinados a estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço.
  • B ferramenta do mix de comunicação enfocada em criar reputação positiva para a marca/produto, visando à recuperação ou o fortalecimento da sua imagem.
  • C sistema interativo de marketing, que utiliza uma ou mais mídias a fim de obter respostas e/ou transações mensuráveis em qualquer local.
  • D técnica ou atividade de comunicação de natureza persuasiva com o proposito básico de influenciar o comportamento das pessoas por meio da criação, da mudança ou do reforço de imagens e atitudes mentais.

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas

  • A 4; 2; 1; 3.
  • B 3; 4; 2; 1.
  • C 3; 2; 4; 1.
  • D 1; 3; 4; 2.
  • E 1; 2; 4; 3.

Para solucionar o problema de uma personalidade antes prestigiada e agora insatisfeita com a baixa visibilidade e o baixo volume de curtidas nas redes sociais, o seu assessor de imprensa deverá

  • A contratar a produção massiva de algoritmos por robôs eletrônicos programados para a realização de curtidas.
  • B elaborar um plano de mídia social que abranja a compra de anúncios em redes sociais.
  • C produzir diariamente conteúdos fomentadores de prestígio para o assessorado dessa personalidade nas redes sociais.
  • D contratar um gestor de marketing digital encarregado da geração sucessiva de lides para as redes sociais.

Ao adquirir um produto, o cliente avalia o grau de satisfação por meio da apreciação dos atributos do item adquirido, considerando-se como desejados aqueles em que os atributos do produto

  • A atendem à expectativa básica do cliente, sem grandes contentamentos ou descontentamentos, com oferta do mínimo esperado.
  • B surpreendem as expectativas dos clientes com benefícios não esperados.
  • C ultrapassam os básicos indispensáveis, ou seja, os essenciais que o cliente espera do produto.
  • D são ofertados ao cliente quando ele não os espera, mas que ele os aprecia quando são oferecidos.