Questões de Cultura Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

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O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque

  • A eram contrários às orientações das empresas e publicados clandestinamente.
  • B apesar de contarem com a anuência das empresas, eram uma iniciativa unilateral dos funcionários.
  • C faziam parte do planejamento estratégico das empresas sem ouvir as demandas dos funcionários.
  • D tinham caráter publicitário e o que era angariado com sua venda revertia-se em ações de relações públicas.
  • E tinham como objetivo a consolidação da imagem empresarial ao pautar as matérias pelos interesses do público externo.

Com relação à cultura de uma empresa, verifica-se que esta

  • A é muito semelhante à personalidade da empresa, já que ambas refletem a percepção externa da empresa.
  • B é muito semelhante ao comportamento, pois ambos são pautados em valores e com reflexos internos importantes.
  • C é semelhante à personalidade da empresa, que está em constante mutação e deve ser acompanhada de perto pelos gestores.
  • D garante a qualidade dos serviços, pois é elemento concreto de cobrança dos gestores.
  • E representa valores e atitudes da organização, seu modo de ser, diferentemente do comportamento, que se caracteriza pelas atuações da empresa.

As auditorias de cultura organizacional são fundamentais para avaliar o nível de aceitação da organização em relação aos públicos estratégicos. Entre os conceitos correntes na área, é correto afirmar:

  • A a análise da comunicação, realizada do ponto de vista do paradigma funcionalista, visa entender as distorções que ocorrem na organização devido a interesses de quem ocupa poder decisório.
  • B a auditoria deve abranger a análise da organização; os objetivos e as metas não atingidos e os planos estruturados para o futuro da administração.
  • C a auditoria, do ponto de vista do paradigma crítico, preocupa-se com o tangível e com o mensurável, le-vando em conta a eficiência e a eficácia das práticas comunicacionais.
  • D no paradigma interpretativo, o levantamento de dados segue o rigor dos padrões internacionais da pesquisa científica.
  • E na relação entre a organização e o consultor, no modelo denominado prescritivo, o consultor realiza o diagnóstico e a intervenção.

O gráfico a seguir integra o relatório Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, disponibilizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base nele, identifica-se que ainda há uma dificuldade significativa em

  • A limitar o acesso dos públicos operacionais às informações relevantes para a empresa;
  • B guiar a comunicação interna das empresas através de um storytelling bem montado;
  • C evitar que as lideranças participem diretamente dos processos de comunicação interna;
  • D lidar com a escassez de informações que devem ser comunicadas na empresa;
  • E comunicar internamente com clareza a estratégia e a cultura da empresa.

Considere o texto a seguir.

Nenhuma organização empresarial estará realizando plenamente seu papel se não considerar que é um organismo vivo e que, como tal, exerce impactos dos mais diversos, nas diferentes esferas com as quais se relaciona.
GOVATTO. A. C. Propaganda responsável. Senac: São Paulo, 2007.

Essa afirmação colabora para entender que campanhas de cunho social se tornaram frequentes no cotidiano empresarial, aumentando a importância da função social, que passa a dividir melhor o espaço junto à função econômica.
Uma das principais críticas relacionadas às falhas de uma organização, tendo em vista o peso de sua função social, é

  • A inconsistência no recolhimento de tributos
  • B irregularidade no pagamento de salários
  • C descumprimento da legislação empresarial
  • D desestímulo ao exercício de cidadania
  • E desequilíbrio de recursos cotidianos