Questões de Marketing na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Em um plano de comunicação para um evento cultural, qual etapa deve ser realizada antes da elaboração das peças de divulgação?

  • A Criação de artes visuais para cartazes e banners.
  • B Definição do público-alvo e dos objetivos de comunicação.
  • C Contratação de plataformas de mídia social.
  • D Redação de releases para a imprensa.
  • E Produção de vídeos promocionais.

Como regra, as mensagens comunicacionais de um órgão público municipal são para toda a cidade. Por vezes, no entanto, é preciso falar com grupos determinados de pessoas, em face de um tema específico que precisa ser divulgado. Como denominamos este conceito de grupo focal, dentre as opções dadas a seguir:

  • A Mídia paga focada.
  • B Press group.
  • C Mídia espontânea focada.
  • D Stakeholders.
  • E Press target.

A relação com consumidores pode ser realizada por meio de estratégias de segmentação do mercado. Marque a alternativa que representa o objetivo principal de tais estratégias:

  • A Atrair o maior número de segmentos do mercado, desenvolvendo estratégias específicas para cada grupo presente na sociedade.
  • B Direcionar o produto, serviço ou ideia para grupos específicos de consumidores e não a todos.
  • C Especializar o produto para gerar nicho de mercado.
  • D Analisar o comportamento de diferentes grupos de consumidores, de modo a ofertar um produto que atenda às suas necessidades em comum.
  • E Considerar, na perspectiva de cultura de massa, a demanda de produtos, serviços e ideias que possam ter capilaridade mercadológica.

As redes sociais digitais são importantes espaços para a divulgação de eventos. Entretanto, é preciso atuar de modo estratégico para atingir o público-alvo. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As plataformas de redes sociais são espaços neutros, portanto, é preciso engajar com conteúdos e interações para que as postagens sejam recomendadas ao público-alvo.
  • B É preciso conhecer como funcionam os algoritmos das plataformas de redes sociais, de modo que a postagem de conteúdos pela organização do evento seja recomendada ao público-alvo pela plataforma.
  • C Deve-se evitar a interação com usuários do site de rede social para que aspectos éticos sejam preservados por parte da organização do evento.
  • D Ainda não há ações que auxiliem a tornar os conteúdos postados em plataformas de redes sociais acessíveis às pessoas com deficiência.
  • E Por serem de fácil usabilidade, o uso de redes sociais digitais na organização de eventos não demanda planejamento de conteúdo, reduzindo, assim, os custos de operação.

Avaliar os resultados do marketing de influência é uma ação vital na condução das estratégias de comunicação. O Retorno sobre os Investimentos (ROI) é uma métrica que quantifica o retorno financeiro gerado a partir de um investimento em ações que tem os influencers como parceiros em uma missão de conquistar usuários, adeptos, consumidores etc. A partir da avaliação do “retorno sobre investimentos”, é possível compreender se a campanha atingiu os objetivos pretendidos, sejam eles financeiros ou não, se os custos foram compensados ou não e realizar correções na rota traçada pela equipe de comunicação e marketing. Sobre ROI, aplicado ao marketing de influência, assinale a afirmativa correta.

  • A Medir o ROI permite avaliar se a parceria com o criador de conteúdo está alcançando o maior número de pessoas possível, garantindo, assim, o resultado financeiro esperado.
  • B No processo de apuração do ROI, é preciso considerar os retornos tangíveis e diretos, como o nível de fidelização dos clientes e o engajamento com a marca, assim como o nível de satisfação.
  • C Para se calcular o ROI, subtrai-se o valor investido do valor gerado e divide pelo valor investido, multiplicando por 100, obtendo-se, assim, o percentual de retorno sobre cada real aplicado.
  • D Após o cálculo do ROI, obtém-se a taxa de conversão, a qual permite aferir quantos clientes foram convertidos e realizaram a compra, precederam o formulário, compartilharam o conteúdo etc.
  • E O cálculo do ROI permite a otimização do custo com a utilização de influencers maiores; ainda que tenham um alto custo, a taxa de retorno é garantida pelo volume de seguidores e taxa de conversão.