Questões de Marketing na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição

Além de conhecer o público, é preciso saber em qual etapa da jornada de compra ele se encontra, afinal, nem todo mundo está pronto para comprar, muito menos nas redes sociais, que são plataformas voltadas para interação, nas quais lidamos com públicos frios e quentes, ou seja, tanto com pessoas que nunca viram determinada marca quanto com aquelas que já estão no estágio de se transformarem em defensores dela, última etapa da jornada de compra.

AVIS, M.C. Social Media de Verdade. Paraná: Intersaberes, 2022, p.63-67.


Nesse contexto, a estratégia de Inbound Marketing se diferencia das abordagens tradicionais de marketing porque

  • A visa apenas à venda direta de produtos, não envolvendo estratégias de construção de relacionamento com o público.
  • B é uma abordagem exclusiva para empresas off-line, não sendo aplicável a negócios que tenham seu foco no ambiente on-line.
  • C se concentra em atrair e engajar por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, evitando as abordagens tradicionais que interrompem os consumidores.
  • D é sinônimo de publicidade paga em plataformas on-line, não envolvendo esforços orgânicos para atrair o público.
  • E são mais eficazes, pois são diretas e não dependem da criação contínua de conteúdo.

O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.

Ao ser desenvolvido um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, qual das seguintes estratégias é mais alinhada com a abordagem centrada no cliente e na criação de valor?

  • A Focar, exclusivamente, estratégias de preço para ganhar competitividade no mercado.
  • B Utilizar apenas publicidade tradicional em vez de explorar a variedade de canais on-line.
  • C Conduzir pesquisas de mercado para entender as necessidades e as preferências dos clientes.
  • D Depender unicamente de promoções de curto prazo para impulsionar as vendas.
  • E Ignorar a segmentação de mercado e adotar uma abordagem única para todos os consumidores.

Redes sociais são espaços virtuais utilizados por grupos de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. No contexto digital, esse compartilhamento de interesses é mediado por aplicativos de mídias sociais que proporcionam o relacionamento entre as pessoas e também entre pessoas e marcas. Segundo Maria Carolina Avis, “De acordo com a pesquisa Social Media Trends, de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, tendo como principal objetivo (70,5%) a visibilidade on-line”.
A partir dessas informações, verifica-se, então, que o foco principal de uma marca nas mídias sociais deve ser

  • A o relacionamento entre seus seguidores/consumidores e não somente a divulgação de produtos ou serviços ou a efetivação de vendas.
  • B o aumento de sua base de seguidores/consumidores e o volume de vendas de seus produtos ou serviços, gerando um ticket médio mais alto.
  • C o aumento do volume de vendas de seus produtos/ serviços off-line e não apenas o fortalecimento da visibilidade da marca.
  • D a união de esforços para se comunicar com a maior quantidade de pessoas possível, já que definição do público-alvo é mais difícil nas mídias sociais.
  • E busca pelo aumento das vendas e não o monitoramento de respostas às conversas dos clientes para melhorar a experiência do usuário.