Avaliar os resultados do marketing de influência é uma ação vital na condução das estratégias de comunicação. O Retorno sobre os Investimentos (ROI) é uma métrica que quantifica o retorno financeiro gerado a partir de um investimento em ações que tem os influencers como parceiros em uma missão de conquistar usuários, adeptos, consumidores etc. A partir da avaliação do “retorno sobre investimentos”, é possível compreender se a campanha atingiu os objetivos pretendidos, sejam eles financeiros ou não, se os custos foram compensados ou não e realizar correções na rota traçada pela equipe de comunicação e marketing. Sobre ROI, aplicado ao marketing de influência, assinale a afirmativa correta.
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A Medir o ROI permite avaliar se a parceria com o criador de conteúdo está alcançando o maior número de pessoas possível, garantindo, assim, o resultado financeiro esperado.
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B No processo de apuração do ROI, é preciso considerar os retornos tangíveis e diretos, como o nível de fidelização dos clientes e o engajamento com a marca, assim como o nível de satisfação.
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C Para se calcular o ROI, subtrai-se o valor investido do valor gerado e divide pelo valor investido, multiplicando por 100, obtendo-se, assim, o percentual de retorno sobre cada real aplicado.
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D Após o cálculo do ROI, obtém-se a taxa de conversão, a qual permite aferir quantos clientes foram convertidos e realizaram a compra, precederam o formulário, compartilharam o conteúdo etc.
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E O cálculo do ROI permite a otimização do custo com a utilização de influencers maiores; ainda que tenham um alto custo, a taxa de retorno é garantida pelo volume de seguidores e taxa de conversão.