Questões de Teorias da Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

Bond e Oliveira (2011) definem que existem diversos tipos de comunicação. Segundo as autoras, a comunicação por meio da expressão corporal do indivíduo denomina-se comunicação

  • A facial.
  • B postural.
  • C fisionômica.
  • D gestual.
  • E oral.

A comunicação interpessoal é um processo simbólico, dinâmico e recíproco, que ocorre em contextos face a face ou mediados, e envolve não apenas palavras, mas também entonações, gestos, expressões faciais e posturas corporais. A comunicação eficaz se dá quando há alinhamento entre intenção, expressão e compreensão, e é marcada por, EXCETO:

  • A Empatia e escuta passiva.
  • B Feedback contínuo.
  • C Coerência entre linguagem verbal e não verbal.
  • D Adequação ao contexto e ao interlocutor.

A comunicação no relacionamento interpessoal pode, às vezes, não ser assertiva, e, muitas vezes, a mensagem recebida não é processada pelo receptor da mesma forma que ela foi emitida. Abaixo estão problemas comuns nesse processo, correlacione-os:



Coluna I


1. Sobrecarga.


2. Significações.


3. Distorção.



Coluna II


a. Limitações ou distorções decorrentes da forma como a comunicação é feita, algumas formas de expressão, como: gestos e símbolos, podem ter diferentes significados e sentidos para diferentes pessoas.


b. A fala com excesso de informações que acabam ultrapassando os limites de processamento de quem a recebe, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.


c. Ocorre quando a mensagem é alterada ou modificada, comprometendo seu conteúdo original.


Fonte: Atendimento ao público. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação e Trabalho.



Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.

  • A 1.c, 2.b, 3.a.
  • B 1.a, 2.b, 3.c.
  • C 1.c, 2.a, 3.b.
  • D 1.b, 2.a, 3.c.

O êxito do processo de comunicação não depende apenas do emissor da mensagem, mas também de seu destinatário (receptor). Considerando essa informação, assinale a opção correta.

  • A Fazer perguntas não é uma boa forma de fornecer feedback para o interlocutor da mensagem, nem tampouco auxilia na eficácia do papel de ouvinte.
  • B A qualidade da mensagem deve ser avaliada com base em apenas dois pontos: o objetivo e a estrutura.
  • C Usar as próprias palavras para interpretar a mensagem pode dificultar o receptor quanto a bem compreendê‑la.
  • D A lógica diz respeito à coerência entre os componentes da mensagem. Desse modo, se a introdução de um trabalho propõe uma pergunta e a conclusão apresenta a resposta, a mensagem é coerente.
  • E A estrutura ou organização da mensagem diz respeito somente à quantidade de tópicos, não importando a sequência de tais tópicos.

A distribuição da informação ocorre apenas internamente na organização, sendo restrita aos analistas responsáveis pelos cálculos.

  • A Receptor é aquele que transmite uma mensagem, por algum meio para o destinatário, que será o emissor.
  • B Ruído são interferências que impedem a transmissão da mensagem. Todavia, caso ela seja enviada de forma distorcida, não será caso de ruído.
  • C Há apenas uma forma de comunicação: a escrita.
  • D O feedback não poderá ser induzido, devendo ser sempre natural.
  • E Os elementos do processo de comunicação são: emissor; receptor; mensagem; canal de comunicação; ruídos; e feedback.