Questões de Sociologia da Comunicação (Comunicação Social)

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Entender o significado de termos como 'comunicação' e 'informação' é fundamental para qualquer profissional de comunicação social. Muitos autores se dedicaram a definir esses termos, considerados difusos e abrangentes. Sobre esse tema é INCORRETO afirmar que:

  • A Informação é uma comunicação que pode ser ativada a qualquer momento, desde que outra consciência (ou aquela mesma que codificou a mensagem) venha resgatar aqueles traços materiais e reconstituir a mensagem.
  • B Como conceitos independentes, é possível termos comunicação sem informação, bem como informação que não esteja vinculada ao processo de comunicação.
  • C Comunicar é simular a consciência de outrem, tornar comum (participar) um mesmo objeto mental (sensação, pensamento, desejo, afeto).
  • D O ser humano é um ser da comunicação: consigo (subjetividade) e com o mundo, ambos entendidos como o produto da comunicação com outrem.

Acerca da relação da comunicação com as diversas formas de cultura e com a interação entre as pessoas, assinale a opção correta.

  • A A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si.
  • B O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.
  • C Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece.
  • D A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria.
  • E A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social.

A percepção é o fundamento que justifica o comportamento humano por ser uma ação consciente sobre o meio de comunicação, pensamentos e sentimentos.
A respeito do processo de percepção, é correto afirmar que

  • A as etapas do processo perceptivo são: atenção e seleção; organização; interpretação e armazenamento e recuperação.
  • B a percepção corresponde à captação de estímulos sensoriais pelos órgãos dos sentidos.
  • C a acuidade perceptiva refere-se ao grau de movimento ou repouso do corpo.
  • D o sentido vestibular indica o equilíbrio do funcionamento dos órgãos internos, a homeostase.
  • E o sentido orgânico indica a movimentação do corpo e da cabeça em relação à terra. Corresponde ao equilíbrio.

Considere o trecho abaixo da matéria "Sair da 'bolha' para ouvir opiniões políticas diferentes pode acentuar polarização, sugere estudo", publicada pela BBC News
Pesquisadores das universidades de Duke, Brigham Young e Nova York, nos Estados Unidos, "mediram" mudanças no posicionamento ideológico de usuários do Twitter após a exposição a contas associadas a orientações oponentes − aos Democratas ou Republicanos, partidos majoritários no país e, em linhas gerais, mais associados à esquerda e à direita, respectivamente.
Após o teste, republicanos apresentaram tendência substancial a manifestar posições mais conservadoras − em uma escala de sete pontos, um aumento de pelo menos 0,12 pontos (no caso de internautas que responderam aos questionários com mais assiduidade, o valor chega a 0,6 pontos; portanto, considera-se um intervalo de 0,11 e 0,59).
Já entre os democratas, houve uma pequena acentuação em posições liberais, mas esta foi estatisticamente insignificante.
(Disponível em: https://www.bbc.com)
A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

  • A aumento de velocidade das conexões de internet gerando pletora de informações.
  • B baixo nível de instrução dos usuários, uma vez que o acesso é cada vez mais barato.
  • C algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido por perfil e afinidades individuais.
  • D maior desejo de uso dos aparelhos e das redes digitais por pessoas engajadas politicamente.
  • E uso de linguagem jornalística em conteúdos claramente falsos, dando credibilidade à mentira.

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere

  • A ao valor dado pelo receptor a um determinado assunto da agenda, realizando a interface entre a percepção individual e a opinião pública.
  • B à forma como um assunto será tratado nos diversos foros sociais de debate (trabalho, casa, vizinhança etc.) provocados pela mídia.
  • C ao tempo em que o tema agendado pela mídia levará da veiculação à agenda do público e à influência sobre a opinião pública.
  • D à falta de confiança do receptor na informação, gerando uma busca por confirmação com informações mais detalhadas e confiáveis.
  • E à frequência e à ênfase com que um conteúdo é veiculado, demonstrando que é julgado muito importante nos círculos publicadores.