Questões de Sociologia da Comunicação (Comunicação Social)

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"A desinformação decorrente pode ser compartilhada por indivíduos, grupos organizados, alguns meios de comunicação e canais oficiais — de maneira premeditada ou não. Muitas vezes, a desinfodemia oculta as inverdades em meio a informações verdadeiras, e se disfarça em vários formatos conhecidos. Ela recorre a métodos conhecidos - que vão desde memes enganosos e fontes falsas, até fazer com que pessoas cliquem em links ligados a atividades criminosas de phishing. O resultado é que a desinformação sobre a COVID-19 afeta todos os conteúdos de maneira geral, incluindo aqueles sobre: a origem, a propagação e a incidência da doença; seus sintomas e tratamentos; e as respostas dos governos e outros atores".  

Posetti, Julie; Bontcheva; Kalina. Desinfodemia: decifrar informagdes sobre a pandemia de COVID-19. Publicado originalmente em 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374416_por. Acesso em: 31 out. 2024  

No texto acima, o fenômeno intitulado “Desinfodemia” caracteriza-se pelos seguintes processos, EXCETO:

  • A Desmistificação de fatos.
  • B Fraudes.
  • C llusão de verdade.
  • D Fake News.
  • E Pós-venda.

As redes sociais transformaram a forma como as pessoas consomem e produzem informação. Segundo Manuel Castells, (2003), “A cultura da Internet é construída sobre a crença tecnocrática no progresso humano através da tecnologia, praticada por comunidades de hackers que prosperam em um ambiente de criatividade tecnológica livre e aberta, assentada sobre redes virtuais dedicadas a reinventar a sociedade e materializada por empreendedores capitalistas no mundo da nova economia.” Diante da opinião do sociólogo, qual das alternativas não reflete uma característica das redes sociais digitais na Era Contemporânea?

  • A Personalização dos fluxos de informação com base nos algoritmos de recomendação.
  • B Disseminação de mensagens de forma vertical e controlada por conglomerados midiáticos.
  • C Interatividade em tempo real, permitindo diálogo entre produtores e consumidores.
  • D Produção de bolhas informativas, onde os usuários interagem com conteúdo alinhado às suas preferências.

Segundo alguns teóricos, a Primeira Guerra Mundial foi o evento que possibilitou os estudos acerca da utilização das técnicas de comunicação no âmbito da propaganda. A Psicologia foi a área de conhecimento que deu suporte aos pesquisadores de comunicação que se filiaram

  • A à Teoria Culturológica.
  • B à Teoria Crítica.
  • C aos Estudos Culturais.
  • D à Escola Canadense.
  • E ao Mass Communication Research (MCR).

Considere o trecho a seguir, que encerra um artigo de Cicília M. Krohling Peruzzo sobre “Midia Local e suas interfaces com a mídia comunitária”, no Congresso da Intercom de 2003, e assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a palavra que completa o conceito exposto pela pesquisadora.
“Os meios de comunicação locais e comunitários lidam com os assuntos que dizem respeito mais diretamente à vida das pessoas no espaço vivido do seu cotidiano. Sua marca é a ______________, sintetizada nos sentimentos de pertencimento, de identidades e nos elos do cotidiano. É essa marca que também ajuda a garantir sua aceitação, ou sucesso que fazem junto aos receptores.”

  • A proximidade
  • B atualidade
  • C periodicidade
  • D difusão
  • E universalidade

Quando se afirma que os registros fotográficos digitais são, por si mesmos, relacionais, estabelece-se uma diferença importante entre estes e aqueles registros de natureza analógica.
Considerando-se essa mudança de paradigma no comportamento dos indivíduos no século XXI, é possível trazer para o cotidiano a noção de uma cultura de vigilância, se for reconhecido que essas imagens

  • A alimentam um controle democratizado.
  • B impedem o monitoramento individual.
  • C competem com as tecnologias de IA.
  • D dificultam a formação de datasets.
  • E permitem rastrear quem está no entorno do indivíduo.