Questões de Produção Publicitária (Comunicação Social)

Limpar Busca
Um comunicador sério tem a preocupação de ser visto como uma fonte de informação em que se pode confiar. Assim sendo, considere os seguintes valores aos quais a credibilidade do comunicador está atrelada: I. Senso de responsabilidade com os consumidores, com os interesses da comunidade e com a sociedade. II. Sujeição à informação falsa e à fraude. III. Senso de concorrência selvática. IV. Proteção e promoção da reputação do setor da publicidade. Estão corretas apenas as afirmativas
  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o

  • A redator.
  • B diretor de criação.
  • C produtor de RTVC.
  • D diretor de arte.
  • E diretor de atendimento.

Uma campanha publicitária possui etapas, que são:
I. Briefing. II. Planejamento. III. Mídia e Criação. IV. Veiculação. V. ROI (Retorno sobre o Investimento).
Está correto o que se afirma APENAS em

  • A I, II, III e IV.
  • B I, III, IV e V.
  • C II, III, IV e V.
  • D I, III e IV.
  • E III, IV e V.

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.

  • A informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos
  • B discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor
  • C de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária
  • D utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas notelefone, etc.)
  • E utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as técnicas 1, 2, 3 e 4
  • B Apenas as técnicas 1 e 5
  • C Apenas as técnicas 3, 4 e 5
  • D Apenas as técnicas 1, 2 e 5
  • E As técnicas 1, 2, 3, 4 e 5