Questões de Mensuração de Resultados (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere elaborar um projeto de vídeo para uma plataforma de streaming de alta definição que requer a entrega de um arquivo final com a melhor qualidade possível, mas, ao mesmo tempo, sabe-se que o arquivo não deve ser excessivamente grande para garantir que a transmissão seja eficiente para a maioria dos usuários. O projeto foi filmado em 4K a 30 quadros por segundo (fps) e será necessário escolher o formato de exportação mais adequado. Qual a melhor escolha de resolução, codec e compressão para garantir o equilíbrio ideal entre qualidade de imagem e tamanho de arquivo, tendo em vista os requisitos do serviço de streaming?

  • A Resolução 720 p; codec H.264; e compressão sem perdas (lossless).
  • B Resolução 1080 p; codec ProRes 422 HQ; e compressão sem perdas (lossless).
  • C Resolução 4K; codec ProRes 422; e compressão de baixa taxa de compressão.
  • D Resolução 1080 p; codec H.264; e compressão alta compressão (high compression).
  • E Resolução 4K; codec H.265 (HEVC); e compressão de alta taxa de compressão (high compression).

As redes sociais desempenham um papel crucial na comunicação digital e na disseminação de informações. Qual das ferramentas ou estratégias a seguir é a mais eficaz para medir o engajamento e o impacto de publicações de uma marca em redes sociais?

  • A Automação de postagens.
  • B Analytics integrado da plataforma.
  • C Anúncios pagos (social ads).
  • D Otimização para motores de busca (SEO).
  • E Marketing de conteúdo.

Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que

  • A limita-se a agrupar os recortes dos jornais e revistas, cópias de programas de rádio e TV e prints de postagens digitais e compará-los com uma ação da assessoria de imprensa.
  • B trata-se de uma perspectiva pontual e localizada para entender e medir a repercussão de uma divulgação específica empreendida pela assessoria de comunicação.
  • C objetiva compreender o comportamento pontual de veículos, editores e colunistas e realinhar os procedimentos para maior eficácia em divulgações futuras.
  • D reporta-se geralmente a um período de cobertura da mídia e, para uma análise mais aprofundada, tende a comparar os resultados obtidos com os dos concorrentes da empresa assessorada.
  • E foca-se no que não funcionou em determinado esforço de comunicação, comparando a centimetragem de divulgação obtida com o custo de aquisição de espaço publicitário nos mesmos veículos.

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


Para o cálculo da frequência média com que uma mensagem publicitária atinge um indivíduo ou grupo em determinado tempo, divide-se o total de GRP pelo índice de cobertura. 

  • Certo
  • Errado

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a

  • A confirmação do público-alvo da comunicação.
  • B apresentação de um número considerável de clippings de jornais e revistas.
  • C demonstração de uma planilha adequada de custos de mídia.
  • D reunião de dados sobre a satisfação dos gestores com o plano de comunicação.
  • E obtenção de uma avaliação de feedback a partir de respostas do público.