Questões de Mensuração de Resultados (Comunicação Social)

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O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.

Um órgão público enfrenta problemas de imagem e gestão da reputação, em um momento de grandes restrições orçamentárias. A realização de pesquisas de opinião, nesse momento, pela assessoria de comunicação do órgão deve ser:

  • A direcionada ao público interno, que representa um universo menor, projetando os resultados para toda a população por meio de estatísticas;
  • B restrita, porque é aceitável planejar sem as informações de pesquisas por não haver concorrentes como ocorre no setor privado;
  • C realizada de forma online, porque apresenta um ótimo custo-benefício em relação aos formatos tradicionais de pesquisa, como entrevistas pessoais;
  • D concentrada em discussões em grupo (focus group), porque permite entrevistar um número grande de pessoas com custos baixos;
  • E mantida normalmente, porque conhecer os anseios da população é uma atividade permanente, que não pode ser limitada por questões financeiras.

A estratégia de mídia é um dos aspectos mais importantes de um planejamento de comunicação. É onde se concentra grande parte da verba do cliente.
Considere as seguintes afirmações sobre o planejamento de mídia.

I - O objetivo de mídia deve indicar a cobertura geográfica e a duração da campanha, o alcance pretendido, a frequência média adequada.
II - O alcance é o índice que mostra a porcentagem do público-alvo que foi atingida pelo menos uma vez com uma programação.
III - Não existe uma frequência média ideal exata para cada tipo de campanha. No entanto, o excesso de frequência é um desperdício de verba e pode levar a uma aversão do público em relação ao produto/ marca anunciado (a).
IV - Quanto melhor a qualidade da comunicação do anúncio, menor a frequência necessária, pois o impacto de um bom anúncio faz com que a marca seja lembrada mais facilmente.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B II.
  • C I e III.
  • D III.
  • E I e IV.
Julgue o próximo item, relativos a pesquisas de opinião e de mercado. 

Baseada em metodologia estatística, a pesquisa qualitativa é conduzida em grupos focais, para explorar os sentimentos do público e suas reações sobre determinado produto ou ação.
  • Certo
  • Errado

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas

  • A 4; 2; 1; 3.
  • B 3; 4; 2; 1.
  • C 3; 2; 4; 1.
  • D 1; 3; 4; 2.
  • E 1; 2; 4; 3.