Questões de Ausubel e a Aprendizagem Significativa (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a interação professor-aluno e o papel de cada um no contexto educacional, analise as assertivas abaixo:


I. A interação professor-aluno deve ser mediada pelo diálogo, considerando as experiências e vivências dos estudantes como parte do processo de aprendizagem.

II. O papel do professor é oferecer respostas prontas, evitando questionamentos que possam desviar o foco do conteúdo programado.

III. O aluno, como protagonista de sua aprendizagem, deve participar ativamente do planejamento das atividades pedagógicas.

IV. A relação professor-aluno fundamenta-se na hierarquia, sendo o professor o único responsável pelo sucesso do processo educativo.

V. A construção de um ambiente colaborativo é essencial para promover a aprendizagem significativa, valorizando o papel de ambos na sala de aula.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas IV e V.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E Apenas II, IV e V.

David Ausubel propôs a ideia de aprendizagem significativa para explicar de que modo os indivíduos adquirem novos conhecimentos.
Segundo o autor, o aprendizado é significativo quando

  • A diz respeito às realidades socioculturais de origem do indivíduo sem contrariá-las.
  • B elimina os esquemas cognitivos anteriores em favor da construção de informações inéditas.
  • C supera a dimensão cognitiva e é capaz de impactar o indivíduo em sua dimensão afetiva.
  • D está sedimentado no comportamento do indivíduo a partir de processos de repetição e associação.
  • E ancora os novos conhecimentos em estruturas prévias bem estabelecidas no repertório individual.

David Ausubel propôs a ideia de aprendizagem significativa para explicar de que modo os indivíduos adquirem novos conhecimentos.


Segundo o autor, o aprendizado é significativo quando

  • A diz respeito às realidades socioculturais de origem do indivíduo sem contrariá-las.
  • B elimina os esquemas cognitivos anteriores em favor da construção de informações inéditas.
  • C supera a dimensão cognitiva e é capaz de impactar o indivíduo em sua dimensão afetiva.
  • D está sedimentado no comportamento do indivíduo a partir de processos de repetição e associação.
  • E ancora os novos conhecimentos em estruturas prévias bem estabelecidas no repertório individual.

A Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, traz valiosas contribuições quando indica o seguinte:

  • A a aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação envolvendo um problema.
  • B o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
  • C a ênfase de aprendizagem deve estar focada na percepção em vez da resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu, e não como parte integral do processo.
  • D para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.
  • E deve-se enfatizar a transferência do conhecimento e das habilidades. É especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interativa. As atividades de aprendizado precisam fornecer diferentes representações de conteúdo.

David Ausubel propôs a ideia de aprendizagem significativa para explicar de que modo os indivíduos adquirem novos conhecimentos.
Segundo o autor, o aprendizado é significativo quando

  • A diz respeito às realidades socioculturais de origem do indivíduo sem contrariá-las.
  • B elimina os esquemas cognitivos anteriores em favor da construção de informações inéditas.
  • C supera a dimensão cognitiva e é capaz de impactar o indivíduo em sua dimensão afetiva.
  • D está sedimentado no comportamento do indivíduo a partir de processos de repetição e associação.
  • E ancora os novos conhecimentos em estruturas prévias bem estabelecidas no repertório individual.