Questões de Ausubel e a Aprendizagem Significativa (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a interação professor-aluno e o papel de cada um no contexto educacional, analise as assertivas abaixo:


I. A interação professor-aluno deve ser mediada pelo diálogo, considerando as experiências e vivências dos estudantes como parte do processo de aprendizagem.

II. O papel do professor é oferecer respostas prontas, evitando questionamentos que possam desviar o foco do conteúdo programado.

III. O aluno, como protagonista de sua aprendizagem, deve participar ativamente do planejamento das atividades pedagógicas.

IV. A relação professor-aluno fundamenta-se na hierarquia, sendo o professor o único responsável pelo sucesso do processo educativo.

V. A construção de um ambiente colaborativo é essencial para promover a aprendizagem significativa, valorizando o papel de ambos na sala de aula.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas IV e V.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E Apenas II, IV e V.

A aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel e interpretada por diferentes estudiosos, caracteriza-se pela incorporação substantiva (não-literal) e não arbitraria de novos conhecimentos à estrutura cognitiva por meio da interação com conhecimentos prévios especificamente relevantes. No entanto, novos conhecimentos também podem ser incorporados de maneira arbitraria e literal. Desse modo, na perspectiva teórica da aprendizagem = significativa, quando o armazenamento, a internalização e a incorporação a estrutura cognitiva ocorrem de maneira literal, arbitraria e sem significado, a aprendizagem é dita:

  • A bancaria.
  • B proposicional.
  • C mecânica.
  • D representacional.
  • E conceitual.

De acordo com David Ausubel, o aprendizado ocorre de maneira mais significativa quando:

  • A O aluno memoriza informações de forma repetitiva.
  • B O professor avalia exclusivamente por meio de provas objetivas.
  • C A aprendizagem ocorre por tentativa e erro, sem mediação.
  • D O conteúdo apresentado conecta-se aos conhecimentos prévios do aluno.

A teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, é uma importante referência teórica para o desenvolvimento de competências.
A respeito da contribuição dessa teoria, assinale a afirmativa correta.

  • A Considera os conhecimentos já tidos pelo aluno como base para qualquer aprendizado posterior.
  • B Permite a consideração e a modificação do comportamento observável com o uso de métodos seguros.
  • C Explicita como a construção do conhecimento é um processo antes de tudo social e não individual.
  • D Garante a consideração dos diferentes estágios naturais do desenvolvimento da cognição humana.
  • E Destaca o papel da motivação individual e da sensação de segurança para uma aprendizagem eficaz.

Explorando a teoria da aprendizagem significativa, podendo tomar por base a teoria de David Ausubel e de outros pensadores, como podem facilitar a integração de novos conhecimentos com a estrutura cognitiva existente dos alunos. Qual a alternativa que melhor descreve a temática?

  • A Apresentando informações de forma conectada com o conhecimento prévio dos alunos e a temática a ser trabalhada, mesmo que as informações sejam superiores ao previsto para os alunos
  • B Encorajando os alunos a fazerem conexões entre novos e antigos conhecimentos, mesmo que não esteja no plano inicial da aula, ou com a intencionalidade pedagógica
  • C Integrando novos conceitos com a estrutura cognitiva existente dos alunos por meio de organizadores prévios e exemplos concretos
  • D Limitando o ensino a conteúdos superficiais que não exijam reflexão ou compreensão profunda
  • E Ignorando a importância do conhecimento prévio dos alunos na aprendizagem significativa