Questões de O Papel da Afetividade na Aprendizagem (Pedagogia)

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A prática docente envolve planejamento e gestão de sala, mas igualmente requer cuidados com a relação professor-aluno. Aspectos cognitivos e socioemocionais influenciam a interação, afetando a motivação e a confiança. Marque a proposição que condiz com essa dinâmica formativa.

  • A Incentivar vínculos positivos, atendendo necessidades e promovendo engajamento no grupo.
  • B Criar barreiras formais, inibindo trocas afetivas e desencorajando a expressão de dificuldades.
  • C Conduzir práticas competitivas que desestimulem a cooperação entre colegas.
  • D Negligenciar as diferenças individuais, aplicando o mesmo ritmo a todos os estudantes.

Sobre a interação professor-aluno e o papel de cada um no contexto educacional, analise as assertivas abaixo:


I. A interação professor-aluno deve ser mediada pelo diálogo, considerando as experiências e vivências dos estudantes como parte do processo de aprendizagem.

II. O papel do professor é oferecer respostas prontas, evitando questionamentos que possam desviar o foco do conteúdo programado.

III. O aluno, como protagonista de sua aprendizagem, deve participar ativamente do planejamento das atividades pedagógicas.

IV. A relação professor-aluno fundamenta-se na hierarquia, sendo o professor o único responsável pelo sucesso do processo educativo.

V. A construção de um ambiente colaborativo é essencial para promover a aprendizagem significativa, valorizando o papel de ambos na sala de aula.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas IV e V.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E Apenas II, IV e V.

Um grupo de alunos com deficiência física e múltiplas necessidades educacionais passou a frequentar as aulas de Educação Física em regime de inclusão. O professor enfrentou desafios para adaptar os exercícios e atividades. Inicialmente, alguns colegas manifestaram rejeição. Ao longo do processo, a cooperação aumentou e houve incremento na autoestima dos estudantes com deficiência.

Nesse sentido, o trabalho pode se consolidar:

  • A Segregando os alunos com deficiência em na quadra, evitando adaptações.
  • B Mantendo a mesma progressão de exercícios complexos para todos, sem distinções metodológicas, a fim de preservar a “normalidade” das aulas.
  • C Exigindo que o aluno com deficiência se adeque integralmente às regras padrões, sem promover facilitação ou recursos inclusivos.
  • D Elaborando estratégias diferenciadas, promovendo atividades que valorizem as potencialidades de todos, incentivando a ajuda mútua e o respeito às singularidades.

Em um grupo de idosos que participa de oficinas de arte e música, o oficineiro busca aprimorar as técnicas de comunicação e facilitação para maximizar a interação. De que forma isso pode ocorrer de modo efetivo?

  • A Falando continuamente, sem dar espaço às expressões dos participantes, pois o oficineiro deve manter controle absoluto.
  • B Adotando somente exposições teóricas, pois os idosos não se envolvem com práticas criativas.
  • C Substituindo a escuta ativa por leituras de textos complexos, exigindo que os idosos anotem o conteúdo.
  • D Propondo dinâmicas de troca de experiências, perguntas abertas, linguagem acessível e respeito ao tempo de resposta, estimulando protagonismo e diálogo.

A elaboração de oficinas que equilibrem criatividade e aspectos pedagógicos pode estimular o desenvolvimento humano dos participantes. Analise as afirmativas:

I. Atividades de cunho artístico e expressivo favorecem a experimentação, fortalecendo a percepção de si e contribuindo para autorregulação emocional.
II. A introdução de desafios cognitivos em oficinas incrementa o repertório dos envolvidos, fomentando reflexão e novas competências.
III. O desenvolvimento humano se relaciona à interação em ambientes propícios, em que dimensões sociais, culturais e afetivas são fundamentais para as aprendizagens.
IV. O oficineiro deve negligenciar a faixa etária, pois o processo de aprendizagem não sofre variações conforme o estágio de desenvolvimento.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  • A I e II
  • B I, II e III
  • C II, III e IV
  • D I, III e IV