Questões de Gestão Democrática (Pedagogia)

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A estrutura e a organização da educação brasileira, a partir dos anos de 1996, modificou-se, implementando ações menos rígidas e buscando um maior comprometimento com mudanças necessárias para garantir a qualidade da educação. Referente ao exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A gestão visa propiciar uma organização do trabalho pedagógico que cumpra com a função social da escola. II. Na escola, os educadores e a equipe diretiva entendem a gestão democrática de maneira diferente e essa diversidade é condizente com a realidade da escola. III. A gestão democrática, para se efetivar, precisa de práticas de gestão e participação da comunidade em que as atitudes sejam comprometidas com as mudanças. IV. O sistema de gestão precisa ter características autoritárias, a fim de manter o conservadorismo e centralizar o poder.
  • A Apenas II e IV.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas III e IV.
  • E Apenas I.
As escolas de Educação Infantil são importantes instituições da nossa sociedade contemporânea, porém, assim como qualquer instituição, elas apresentam contradições próprias da sociedade em que estão inseridas. Mediante esse quadro, é correto conceituar a gestão democrática na Educação Infantil como
  • A um processo pedagógico liberal que visa acompanhar os envolvidos dentro da escola para que cumpram com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • B uma diversidade de funcionamento da escola, buscando a transparência nas ações políticas e ideológicas da instituição.
  • C uma necessidade de elaboração e produção de novas formas de subjetividade nas crianças entre 0 e 5 anos.
  • D uma forma de administrar a escola em suas funções culturais, conquistando uma maior nota no Ideb.
  • E coordenação e acompanhamento do processo pedagógico, bem como de seus aspectos políticos, administrativos, financeiros e culturais.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos meios de viabilizar a escola democrática e de qualidade para todos. Considere as seguintes afirmativas sobre o PPP.


I- deve contemplar a concepção sobre educação, conhecimento, avaliação e mobilidade escolar.

II- deve ser construído somente por professores.

III- deve contemplar as bases norteadoras da organização do trabalho pedagógico.

IV- não deve tratar do programa de formação continuada dos profissionais da educação


Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E II e IV.

O Conselho Escolar se constitui como órgão colegiado, com representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, que tem por objetivo fortalecer e ampliar a participação da comunidade, família, alunos, professores e funcionários para o bom funcionamento da escola.

Cabe aos conselheiros, contribuir tanto para a organização e aplicação de recursos, como também para:

  • A a realização de ações de interesse social, político e religioso.
  • B a consolidação do Projeto Político Pedagógico.
  • C o aumento de contatos de interesse para a escola.
  • D a representação da escola junto aos órgãos governamentais.
  • E o controle de acesso de pessoas estranhas à escola.

Para o Prof. Cláudio Neto, a ideia de uma escola democrática no Brasil ganhou força a partir da segunda metade da década de 1980, com o processo de redemocratização do país, mesmo que antes disso ela fosse alimentada nas concepções de muitos educadores e idealistas.

O que era uma aspiração de intelectuais e de pessoas engajadas politicamente passou a ser o senso comum nos cânones da educação nacional. A gestão democrática escolar passou a ser preconizada no texto legal da LDB, em 1996, uma vez que o ideal da soberania popular voltou a ser uma realidade no plano social mais amplo. O país saiu do estado de exceção – período de 21 anos – com a tarefa de estabelecer a democracia e isso, evidentemente, passa a ser também uma responsabilidade da política educacional.

Foi nessa atmosfera que nasceu a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), que tinha 11 princípios fundamentais, inicialmente; passou a ter 12, a partir da Lei nº 12.796/13; e agora conta com 13 princípios, com a Lei nº 13.632/18.


Estes últimos estabelecem a:

  • A consideração com a diversidade étnico-racial e a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
  • B pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e valorização da experiência extraescolar.
  • C respeito à liberdade e apreço à tolerância e vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
  • D valorização do profissional da educação escolar e gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • E igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.