Questões de Gestão Democrática (Pedagogia)

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No âmbito da gestão democrática, os colegiados escolares são instâncias fundamentais para a construção coletiva das decisões educacionais porque:

  • A consolidam o espaço da direção como liderança técnica e administrativa, garantindo a fluidez dos processos decisórios na unidade escolar.
  • B regulam as relações entre os segmentos da comunidade escolar, assegurando o cumprimento das normativas definidas pelos sistemas de ensino.
  • C ampliam a participação efetiva da comunidade na definição de prioridades pedagógicas e administrativas, promovendo o diálogo e a corresponsabilidade.
  • D favorecem a representatividade de cada setor escolar nos registros institucionais, assegurando maior controle sobre os indicadores de desempenho.

Uma professora observou conflitos constantes na sala, pois o ambiente disciplinar gerava tensão e pouca colaboração. Ela adotou práticas baseadas na participação, promovendo assembleias semanais e distribuição de tarefas coletivas. Entretanto, parte dos estudantes ainda demonstrava resistência, questionando a autoridade docente. Qual atitude fortalece o processo formativo?

  • A Exigir atenção absoluta durante as assembleias, suprimindo intervenções sobre problemas cotidianos.
  • B Destacar líderes informais, delegando a eles todas as deliberações da turma.
  • C Criar espaços de diálogo para definição coletiva de normas, articulando participação com corresponsabilidade.
  • D Aplicar sanções diretas, redirecionando os conflitos para instâncias externas à escola.

Com base na concepção sociocrítica de gestão escolar descrita por Libâneo (2007), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A gestão escolar sociocrítica considera o caráter intencional das ações e as interações sociais, promovendo formas democráticas de tomada de decisões.
  • B O princípio da gestão democrática inclui a participação ativa de professores, pais e comunidade escolar para garantir qualidade na educação para todos os alunos.
  • C A gestão escolar deve articular as diretrizes e políticas educacionais públicas com os projetos pedagógicos das escolas, visando a implementação eficaz das políticas.
  • D O gestor escolar, na dimensão política, exerce o princípio da autonomia, estabelecendo vínculos estreitos com a comunidade educativa e organizações externas.
  • E A gestão escolar sociocrítica foca exclusivamente nos aspectos técnico-administrativos, sem considerar o envolvimento coletivo na tomada de decisões.

Sobre o conceito de gestão democrática escolar, assinale a única alternativa INCORRETA:

  • A Envolve professores, estudantes, pais, funcionários e demais membros da comunidade escolar.
  • B É centralizada e promove a participação de todos na tomada de decisões.
  • C Permite a vinculação da escola à comunidade, a fim de atender as necessidades locais.
  • D É baseada no diálogo, transparência e respeito às normas coletivamente construídas.

De acordo com as Políticas para a Infância durante o Ensino Fundamental, as quais abrangem princípios que direcionam a oferta educacional e a organização escolar em seus diferentes aspectos, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:

1. Universalização.
2. Gestão Democrática.
3. Proteção Integral.
4. Interdisciplinaridade.

2ª coluna:

( ) Estímulo à participação de famílias, estudantes e instâncias colegiadas na formulação do projeto político-pedagógico, assegurando processos decisórios colaborativos.
( ) Contempla condições de segurança, saúde e alimentação, direcionando suporte socioemocional a crianças em situação de vulnerabilidade social.
( ) Articula diferentes áreas do conhecimento, promovendo a construção de saberes por meio de projetos didáticos integrados e reflexões coletivas.
( ) Reforça o direito de todas as crianças ao Ensino Fundamental, eliminando barreiras de acesso e de permanência, independentemente de condições culturais ou socioeconômicas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 4- 1- 2- 3.
  • B 1- 4- 2- 3.
  • C 3- 1- 2- 4.
  • D 2- 3- 4- 1.