Questões de Aspectos Psicológicos da Educação (Pedagogia)

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Conforme La Taille, Oliveira e Dantas (1992), a linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas:

  • A a de raciocínio lógico e a de abstração conceitual.
  • B a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.
  • C a de trocas linguísticas e a de formação intelectual.
  • D a de transmissão cultural e a de sistematização do conhecimento.
  • E a de constituição da identidade e a de organização mental.

Santos (2012) menciona os tipos diagnósticos em F70-F79 da CID-10 (OMS, 1995), que correspondem a um desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado, essencialmente, por um comprometimento das faculdades que determinam o nível global de inteligência, ou seja, das funções cognitivas.
O excerto, de acordo com a autora, refere-se

  • A ao transtorno global do desenvolvimento (TGD).
  • B à deficiência intelectual.
  • C ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
  • D à síndrome de Down.
  • E ao transtorno opositor desafiador (TOD).

Conforme La Taille, Oliveira e Dantas (1992), na psicogenética de Henri Wallon, a ___________ ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam num período que ele denomina impulsivo-emocional e se estende ao longo do primeiro ano da vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A dimensão afetiva
  • B estrutura perceptiva
  • C coordenação motora
  • D maturação sensorial
  • E capacidade cognitiva

A Psicóloga Marcela Alvarez, na obra de Maia et al. (2017), escreveu o seguinte: “Como Psicóloga e trabalhando com pessoas com surdocegueira há mais de 10 anos, quando falo sobre aceitação da surdocegueira, convido as pessoas a se colocarem no lugar das pessoas com surdocegueira e refletirem um pouco, como seria se, de repente, ou até mesmo sabendo que, a perda sensorial ocorreria, como nos sentiríamos? (...) A formação da identidade psicológica por si só não é um processo simples, imaginem a construção de uma nova identidade.”
De acordo com a autora,

  • A o surdocego não perde seu autoconceito, mas mantém a identidade que já possuía antes da ocorrência da surdocegueira.
  • B a identificação também passa pela interpretação do outro. Logo, a reformulação da identidade será totalmente pautada no que experimenta no convívio familiar.
  • C a comunicação está estritamente ligada à identidade. O sistema de comunicação que a pessoa com surdocegueira utiliza o conduz à sua identidade.
  • D essa reformação é praticamente impossível já que o surdocego não se encaixa integralmente no perfil da comunidade surda, tampouco no da cega.
  • E é necessário optar, de acordo com a maior perda, se a identidade será a de um surdo ou a de um cego.

Na opinião da professora Rosangela Senger,

  • A o maior desafio de sua carreira foi trabalhar com uma sala de aula em que cinco alunos tinham diagnósticos distintos de transtorno neurológico.
  • B o deficit na formação acadêmica de professores em relação a transtornos neurológicos é a razão pela qual crianças atípicas não conseguem aprender.
  • C embora trabalhar com alunos atípicos seja desafiador, a adversidade contemporânea é sobretudo lidar com o desprezo dos alunos típicos pela escola.
  • D a escola deve oferecer formação especializada para o professor que assume salas com alunos atípicos, principalmente se ele não procura se especializar.
  • E não levar os transtornos tão a sério, como fazem a escola e os terapeutas, é a melhor saída para conseguir trabalhar com salas em que há alunos atípicos.