Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir.


A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educação que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam-e-aprendem, o saber que atravessa as palavras da tribo, os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas que existem dentro do mundo social onde a própria educação habita, e desde onde ajuda a explicar — às vezes a ocultar, às vezes a inculcar — de geração em geração, a necessidade da existência de sua ordem.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.


De acordo com o texto, a educação é conceituada como sendo

  • A a escolarização na idade certa.
  • B a cultura e os modos de vida.
  • C as séries iniciais e finais da educação básica.
  • D o ensino médio e os itinerários formativos.

O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. Segundo Libâneo (1996), as práticas educativas não estão restritas à escola. Nesse sentido, o campo de atuação do pedagogo apresenta desafios amplos e diversos, e, como profissional da educação, o pedagogo deve ser

  • A observador e avaliador de práticas educativas voltadas para a formação intelectual e moral dos estudantes, tendo como foco a transmissão dos diferentes conhecimentos.
  • B mobilizador de práticas educativas baseadas em conhecimentos determinados pela sociedade e organizados pela legislação, desconsiderando a experiência e a realidade contextual dos alunos.
  • C mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva.
  • D observador e avaliador de competências e habilidades das práticas educativas, considerando o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento, aliando os princípios políticos e de construção da identidade individual.

“Sobre os princípios éticos comenta-se: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Torna-se necessário que o professor em todo tempo aja com responsabilidade e forme em seus educandos uma atitude ética diante da vida. Dentro da ética estão contidas posturas bem definidas, pois os professores tornam-se modelo para seus educandos. O professor não pode pensar no educando apenas em sala de aula visando somente às notas para serem aprovados em sua matéria. Sendo um ser que vive em sociedade, cabe a ele com responsabilidade ajudar seu educando a se integrar na sociedade de forma ativa e participativa.

CORTELLA. Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ed. – Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.


Diante do exposto acima, relacionando com a Lei 9.394/96, no Art. 13, os docentes incumbir-se-ão de, exceto:

  • A Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • B Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • C Zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
  • D Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, participar facultativamente dos períodos dedicados ao planejamento e a avaliação.
  • E Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Sabe-se que as tendências pedagógicas desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea à medida que moldam a forma como a educação é concebida, estruturada e implementada. Essas tendências representam abordagens, teorias e conceitos que norteiam a prática educacional e refletem as necessidades e desafios da sociedade atual. Dentro desse contexto, as tendências liberais ou tendências progressistas são possibilidades mais influentes na educação. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A pedagogia liberal apareceu como justificativa para o sistema capitalista, que, ao defender a permanência da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma espécie de organização social, denominada sociedade de classes. Sendo assim, a pedagogia liberal é a manifestação própria deste tipo de sociedade.

( ) A pedagogia liberal trabalha com a hipótese de que a escola tem por função preparar os indivíduos a desenvolverem papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

( ) As tendências pedagógicas progressistas têm uma inclinação mais crítica em relação às abordagens tradicionais de ensino. Elas buscam transformar a educação, muitas vezes desafiando as estruturas hierárquicas e autoritárias.

( ) As tendências pedagógicas progressistas enfatizam a aprendizagem ativa, o ensino baseado em projetos, a colaboração e a participação dos alunos na definição do currículo e se alinham com a ideia de que a educação deve ser um instrumento de mudança social, promovendo valores democráticos e igualdade.

( ) Muitos educadores adotam uma abordagem eclética, combinando elementos de ambas as tendências para criar ambientes de aprendizado diversificados e adaptáveis. Isso reflete a compreensão de que a educação contemporânea deve equilibrar a tradição e a inovação.

A sequência está correta em
  • A V, V, V, V, V.
  • B F, V, V, F, F.
  • C V, F, F, V, V.
  • D F, V, V, V, V.

No meio educacional, algumas teorias da educação podem ser muito diferentes umas das outras, levando professores a caminhos diversos. De acordo com Libâneo (1990), as tendências pedagógicas se classificam em dois grupos, que seriam os liberais e os progressistas. Sobre a Tendência Libertadora, a relação Professor – aluno se caracteriza corretamente em:

  • A Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo. O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos.
  • B O papel do professor é insubstituível, mas a participação ativa do aluno também é importante no processo. Trabalha com os conteúdos universais incorporados a sociedade.
  • C Professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento. O professor é o coordenador de debates, adaptando-se às características e necessidades do grupo. O aluno é sujeito ativo no grupo.
  • D Professor e aluno são desiguais, possuem níveis de compreensão diferentes; o trabalho educativo dos alunos produz direta e indiretamente no individuo, as informações necessárias para produzir história.
  • E O professor deixa de ser figura central, detentor única do conhecimento, e passa a ser um colaborador para o livre desenvolvimento do aluno, com base em suas experiências e com base no momento social estabelecido.