Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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Assinale a alternativa que expressa corretamente a posição de Barros (2018) sobre a educação integral.

  • A É aquela em que o regime de horário oferecido pela escola permite o uso dos tempos de turno e de contraturno para aprimorar, de modo abrangente e profundo, os conteúdos curriculares.
  • B Exige a compreensão de que movimento e expansão atrapalham o aprendizado, tornando fundamental uma rotina escolar que regule o corpo das crianças para o exercício intelectual integral.
  • C Tem por base favorecer o desenvolvimento integral do estudante, por meio da diversificação de atividades oferecidas nos tempos e espaços escolares e não escolares.
  • D Depende essencialmente da ampliação da infraestrutura escolar, uma vez que ambientes adequadamente planejados são o fator determinante para um projeto de educação integral.
  • E Fundamenta-se na criação de projetos interdisciplinares dentro de sala de aula, integralmente desenvolvidos, apresentados e avaliados nesse espaço privilegiado de aprendizagem.

Com base nos critérios de mediação de aprendizagem segundo Feuerstein, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A intencionalidade refere-se às ações do mediador com o objetivo de conquistar a aprendizagem do mediado.
  • B A reciprocidade está relacionada à construção de confiança e interesse mútuos entre o mediador e o mediado.
  • C Sem os critérios de intencionalidade, reciprocidade, transcendência e significado, a mediação pode ocorrer.
  • D A transcendência ocorre quando o mediado consegue aplicar conceitos ou estratégias em situações diferentes, indo além do aqui e agora.
  • E A transcendência permite a integração do novo conhecimento ao existente, promovendo uma visão sistêmica da realidade.

A documentação pedagógica permite aos professores, e também às crianças, a leitura, a revisitação desse processo de aprender (1ª parte). É um movimento estático: ao mesmo tempo que descreve o processo de construção do conhecimento, também o limita. É uma narrativa literal das dúvidas, escolhas e descobertas das crianças (2ª parte). Nesse sentido, a documentação envolve a observação, o registro e a reflexão, dá visibilidade aos processos de aprendizagem das crianças, possibilita a leitura, a revisitação e a avaliação desses processos, tanto para os professores quanto para as crianças (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 1ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Sobre a interação professor-aluno e o papel de cada um no contexto educacional, analise as assertivas abaixo:


I. A interação professor-aluno deve ser mediada pelo diálogo, considerando as experiências e vivências dos estudantes como parte do processo de aprendizagem.

II. O papel do professor é oferecer respostas prontas, evitando questionamentos que possam desviar o foco do conteúdo programado.

III. O aluno, como protagonista de sua aprendizagem, deve participar ativamente do planejamento das atividades pedagógicas.

IV. A relação professor-aluno fundamenta-se na hierarquia, sendo o professor o único responsável pelo sucesso do processo educativo.

V. A construção de um ambiente colaborativo é essencial para promover a aprendizagem significativa, valorizando o papel de ambos na sala de aula.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas IV e V.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E Apenas II, IV e V.

Com base nos postulados que fundamentam a teoria construtivista de Jean Piaget no que diz respeito ao papel do professor, julgue os princípios abaixo identificando-os como certos (C) ou errados (E):

( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.

A sequência correta está na alternativa:

  • A C-E-E-C.
  • B E-E-C-C.
  • C C-E-C-E.
  • D E-C-E-C.
  • E C-C-E-E.