Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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É correto afirmar sobre a pedagogia de Loris Malaguzzi, mentor e educador italiano das escolas de Reggio Emília e autor do poema As Cem Linguagens da Criança:
  • A É preciso aumentar o papel do adulto no oferecimento de estruturas semânticas e sistemas de significados que permitem que a mente infantil se comunique. A participação ativa e contínua do adulto na educação das crianças é essencial, já que as elas não são capazes, de modo autônomo, de extrair significado de suas experiencias cotidianas através de atos mentais envolvendo, planejamento, coordenação de ideias e abstrações;
  • B O ato central do adulto é ativar, especialmente de modo direto, a competência de extrair significados das crianças como uma base para toda a aprendizagem, ou seja, é o professor que define a direção das aprendizagens infantis;
  • C O objetivo da educação é aumentar as possibilidades para que a crianças inventem e descubram. O ensino direto e sistemático não devem ser usados como um atalho para que as crianças construam seus conhecimentos. O objetivo da educação é oferecer condições para a aprendizagem;
  • D Os professores devem ser democráticos, mas seu comportamento deve estar fundamentado em estratégias de ensino diretivas, procedimentos ritualizados, sistemas de avaliação e pacotes de currículos rigidamente cognitivistas, completos, com scripst prontos e revisão de reforços para que todas as crianças aprendam os conteúdos previamente selecionados;
  • E O planejamento deve ser entendido como um momento de preparação e organização das aulas para a educação infantil, com sequências didáticas prontas para serem executadas com as crianças, tendo começo, meio e fim e ainda previsão dos materiais necessários. Isso permite que os professores tenham suas aulas preparadas e organizadas para não caírem no improviso.
São características da pedagogia de Loris Malaguzzi:
  • A Pedagogia da escuta, documentação pedagógica, currículo emergente, participação e pesquisa;
  • B Pedagogia da diferença, avaliação comparativa e somativa, currículo previamente determinado e estudos individuais e coletivos;
  • C Pedagogia científica, avaliação diagnóstica e cumulativa, currículo previamente determinado e pesquisa;
  • D Pedagogia nova, avaliação diagnóstica, ativismo infantil e treino das habilidades infantis por meio dos jogos;
  • E Pedagogia histórico-crítica, avaliação formativa, preparação, e aplicação dos conteúdos socialmente relevantes para a sociedade.

Com relação às características dos professores que se dispõem a adotar métodos ativos no Ensino Superior, assinale a alternativa incorreta:

  • A Não se veem como detentores de todos os conteúdos nem se sentem competentes para proporcionar todas as respostas.
  • B Reconhecem que nem todas as conclusões são previsíveis no desempenho de uma tarefa.
  • C Enfatizam mais a transmissão de informações do que a aquisição de competências.
  • D Estimulam a utilização de múltiplos sentidos nas atividades de aprendizagem.

O conhecimento é entendido como produto das interações entre sujeito e objeto, não enfatizando nenhum polo da relação. Nesta abordagem pedagógica o indivíduo é considerado um sistema aberto, que passa por reestruturações sucessivas em busca de um estágio final, nunca alcançado completamente. Assim, a escola deveria proporcionar ao estudante as oportunidades de investigação individual que lhe possibilitassem aprender por si próprio. O texto acima é uma referência à seguinte abordagem pedagógica:

  • A Comportamentalista
  • B Humanista
  • C Cognitivista
  • D Sociocultural

Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:

  • A o permanente acompanhamento de metas traçadas, fortalecendo mecanismos que ampliem a possibilidade de obtenção das mencionadas metas.
  • B a eficiente execução de uma avaliação classificatória que assegure ao professor o desenvolvimento das aprendizagens envolvidas nas metas estabelecidas.
  • C a definição da média necessária para a aprovação do aluno e a adoção de mecanismos variados que permitam ao professor definir a média alcançada pelo aluno e concluir por sua aprovação ou reprovação.
  • D o acompanhamento e registro pelo professor de processos de aprendizagem realizados pelo aluno, com espaço para diagnóstico de possíveis bloqueios ocorridos e reorientações para saná-los.