Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural (Pedagogia)

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Uma professora observou conflitos constantes na sala, pois o ambiente disciplinar gerava tensão e pouca colaboração. Ela adotou práticas baseadas na participação, promovendo assembleias semanais e distribuição de tarefas coletivas. Entretanto, parte dos estudantes ainda demonstrava resistência, questionando a autoridade docente. Qual atitude fortalece o processo formativo?

  • A Exigir atenção absoluta durante as assembleias, suprimindo intervenções sobre problemas cotidianos.
  • B Destacar líderes informais, delegando a eles todas as deliberações da turma.
  • C Criar espaços de diálogo para definição coletiva de normas, articulando participação com corresponsabilidade.
  • D Aplicar sanções diretas, redirecionando os conflitos para instâncias externas à escola.

A concepção proposta por Vygotsky (1977, p. 49), na qual o “processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial”, tem implicações teórico- práticas que superam as concepções anteriores, porque:

  • A rompe com a ideia de que a maturação biológica deve preceder todas as formas de aprendizagem, situando a construção do conhecimento em um contexto de interação social.
  • B desconsidera totalmente a dimensão cultural na aprendizagem, centrando-se preferencialmente em processos de natureza inata e espontânea do indivíduo.
  • C permite exercícios repetitivos como estratégias de ensino por meio de exercícios considerando que o desenvolvimento cognitivo não depende de mediações pedagógicas.
  • D isola a atividade mental individual do ambiente externo, por postular que a aprendizagem é subordinada ao amadurecimento prévio de estruturas cognitivas.

A teoria sociocultural enfatiza que a aprendizagem ocorre por meio da interação social e que o desenvolvimento cognitivo é mediado pela linguagem e pelo ambiente sociocultural. Qual teórico é responsável por essa teoria?

  • A Lev Vygotsky.
  • B Jean Piaget.
  • C B. F. Skinner.
  • D John Dewey.

Foi um psicólogo, proponente da Psicologia histórico-cultural. Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
      A formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

O texto acima se refere a

  • A Piaget
  • B Vygotsky
  • C Henri Wallon
  • D Howard Gardner

 Leia a situação hipotética abaixo.


Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora inicia um projeto interdisciplinar sobre “Os Cuidados com o Meio Ambiente”, que inclui atividades de pesquisa, debates em grupo e apresentação de propostas práticas. Durante a execução, ela percebe que as dinâmicas entre os alunos revelam diferentes níveis de engajamento e compreensão. Enquanto alguns alunos contribuem com ideias elaboradas e mostram autonomia no desenvolvimento das tarefas, outros apresentam dificuldade para se expressar e participar ativamente. Considerando esse contexto e os princípios da Teoria Sociocultural de Vygotsky, a professora deve:

  • A Simplificar as tarefas para toda a turma, garantindo que os alunos com dificuldades consigam acompanhar o projeto sem precisar recorrer à mediação de colegas ou professores.
  • B Priorizar atividades individuais que desafiem os alunos a resolverem problemas de forma autônoma, possibilitando que avancem de acordo com seu próprio ritmo, sem interferência externa.
  • C Dividir a turma em grupos homogêneos com base no nível de desempenho, designando tarefas específicas para cada grupo, de acordo com suas habilidades já consolidadas.
  • D Organizar as atividades em grupos heterogêneos, de forma que alunos mais experientes possam atuar como mediadores para os colegas que se encontram em estágios iniciais de compreensão.