Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural (Pedagogia)

Limpar Busca

Vygotsky dedicou-se, principalmente, ao estudo daquilo que chamamos de funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores. Isto é, interessou-se por compreender os mecanismos psicológicos mais sofisticados, mais complexos, que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. O desenvolvimento, na abordagem histórico-cultural, é o resultado da interação entre quatro planos genéticos (a filogênese, a ontogênese, a sociogênese e a microgênese). Sobre o plano ontogenético, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Diz respeito àqueles que vivem em uma mesma cultura, em um mesmo momento histórico e dentro de um determinado grupo social.
  • B É decorrente de determinações biológicas advindas da pertinência à espécie humana (plano filogenético), introduz uma certa homogeneidade entre todos os sujeitos que se encontrem em uma determinada etapa de sua vida individual.
  • C É decorrente de elementos idiossincráticos que fazem com que o desenvolvimento psicológico sejam um fenômeno único, que não ocorre da mesma maneira em dois sujeitos diferentes.
  • D Relaciona-se àqueles que vivem em uma mesma cultura, em um mesmo momento histórico e carregam a chamada mesma carga genética.
  • E É decorrente de elementos idiossincráticos que fazem com que o desenvolvimento psicológico seja um fenômeno coletivo, ocorrendo da mesma maneira em dois sujeitos diferentes.

A abordagem de Vygotsky nos informa: “numa mesma perspectiva que o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico” (Oliveira, 1995, p. 23).
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I apenas.
  • E III apenas.

Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p. 28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky compreende que o homem é um ser histórico retirando-se do processo de trabalho (transformação da natureza).
  • B A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos estudos laboratoriais dos psicólogos estadunidenses.
  • C A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky parte do pressuposto de que a vida material não é um condicionante da vida social, política e espiritual do homem.
  • D A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels.
  • E A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico de Marx e Engels, com exceção das transformações qualitativas que ocorrem por meio da síntese dialética.

Lev Vygotsky, em suas teorias de desenvolvimento cognitivo, enfatiza a importância da interação social no processo de aprendizagem. Qual conceito melhor descreve a distância entre o desenvolvimento real e o potencial que pode ser alcançado com orientação?

  • A Estágio de Desenvolvimento Cognitivo.
  • B Processamento de Informação.
  • C Condicionamento Operante.
  • D Zona de Desenvolvimento Proximal.
  • E Aprendizagem Observacional.

Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.