Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural (Pedagogia)

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A teoria histórico-cultural de Vygotsky é considerada genética porque se preocupa com a origem das capacidades humanas, com o modo como o ser humano se diferencia dos outros animais pelo desenvolvimento dessas capacidades fundadas nas relações sociais. Os conceitos científicos e cotidianos são compreendidos como mediações simbólicas para a interpretação e intervenção sobre a realidade na atividade humana. Um dos focos da atividade de Vygotsky de maior importância, é:
  • A A reflexão sobre o papel do livro didático no processo de desenvolvimento.
  • B O estudo sobre a formação dos conceitos filosóficos.
  • C A ideia sobre o desenvolvimento das pessoas com problemas de saúde.
  • D O conceito de zona de desenvolvimento proximal.
  • E O trabalho com o teste da teoria em animais.

Para a Pedagogia Histórico-Crítica, uma educação realmente democrática deveria ser formulada do ponto de vista do(s):

  • A Mercado de trabalho.
  • B Currículo dominante.
  • C Objetivos docentes.
  • D Interesses dos dominados.
  • E Programas oficiais.

Ao longo do século XIX e XX, a relação entre aprendizagem foi sobejamente estudada por diferentes pesquisadores. Em Vygotsky, essa relação se dá por meio

  • A da zona de desenvolvimento proximal.
  • B das ações dos esquemas, na assimilação e na acomodação.
  • C das estruturas mentais referentes a um todo organizado.
  • D da capacidade que tem o sujeito de incorporar objetos da cognição à sua estrutura.

Na concepção sócio-histórica de educação, o brincar é contemplado como atividade fundamental, uma vez que representa um espaço privilegiado de interação infantil e de constituição do sujeito criança como sujeito humano, produto e produtor de história e de cultura. A brincadeira é tida como um dos meios de constituição da subjetividade, porque é através dela que as crianças se apropriam da realidade, bem como a assimilam e recriam. Vygotsky (1991), no seu livro “A formação social da mente”, faz uma análise da brincadeira como atividade não apenas social, mas também de natureza e origem específicas, enquanto elementos fundamentais para a construção da personalidade infantil.

(Wajskop, 1995.)

Tendo em vista o exposto, para que a escola forneça condições que garantam o aparecimento da brincadeira, é necessário que, EXCETO:

  • A O adulto seja sempre um elemento observador e organizador da brincadeira, e nunca um elemento integrante das brincadeiras nem mesmo um personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama.
  • B Haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram.
  • C Existam materiais variados, organizados de maneira clara e acessível de acordo com a idade das crianças, de tal forma que possam deflagrar e facilitar o aparecimento das brincadeiras entre as mesmas, tendo em vista o uso coordenado pelo adulto responsável pelo grupo.
  • D A brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura.

Os estudos acerca do desenvolvimento humano revelam que este é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica ao longo da vida. Sobre isso, Vygotsky defende que as crianças aprendem por meio da

  • A memorização.
  • B interação social.
  • C repetição de ações.
  • D acomodação de saberes.