Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural (Pedagogia)

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A psicologia histórico-cultural, nascida e desenvolvida no interior da revolução, estava comprometida com as soluções dos problemas que se apresentavam no momento em questão, problemas esses que se referiam à construção de uma nova sociedade (socialista) e de um novo homem, formado com base nos valores dessa nova sociedade. A tarefa que se apresentava, prioritariamente, para a psicologia soviética era a de buscar uma nova reflexão científica sobre a natureza do psiquismo humano, reflexão essa que considerasse o homem como um ser eminentemente:

  • A Contemporâneo.
  • B Racional.
  • C Emocional.
  • D Histórico.

Considere o texto abaixo.


“A aprendizagem é, então, percebida como ocorrendo no que se denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse espaço é caracterizado pelas interações entre aprendizes e parceiros mais competentes, explorando o nível real em que o aluno está e o seu nível em potencial para aprender sob a orientação de um parceiro mais competente.”


Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
O texto faz referência às ideias de:

  • A Cagliari.
  • B Vygotsky.
  • C Piaget.
  • D Paulo Freire.

Para a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:

  • A O processo de conformação social.
  • B A mudança de lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais.
  • C A relação hierárquica vivenciada pela criança no âmbito familiar.
  • D A forma como a criança obedece às regras e os limites.
  • E Como a criança aprende por meio da meritocracia escolar.

A teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky estabelece algumas funções mentais. Segundo o autor, as funções mentais elementares são caracterizadas por:

  • A Internalizar os eventos socioculturais vivenciados pelo sujeito a partir dos processos intrapsíquicos.
  • B Especificarem os processos mentais mais avançados, conhecidos como pensamento, resolução de problemas e imaginação.
  • C Possibilitarem a aquisição dos conhecimentos básicos sobre como ser sujeito em sociedade.
  • D Dizer respeito aos comportamentos naturais, não aprendidos, tais como os reflexos.

A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por

  • A Piaget.
  • B Jung.
  • C Paulo Freire.
  • D Vygotsky.