Por se tratar da comunicação com os diversos públicos, na maioria das vezes, o profissional de relações públicas é o responsável pela comunicação organizacional; ele atua de modo a antever problemas e planejar soluções, agindo de modo estratégico e visando sempre contribuir para os objetivos organizacionais, mas sem prejudicar em nenhum aspecto a imagem da empresa com seu público. A comunicação organizacional contempla, então, todas as formas de comunicação que possam existir dentro de uma empresa. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor define comunicação mercadológica.
- A O principal objetivo da comunicação é criar um canal direto de comunicação entre a empresa e os seus colaboradores, o chamado endomarketing.
- B É aquela realizada pela empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem perante públicos externos, como clientes, investidores e a sociedade como um todo. É responsável pela construção de uma identidade corporativa para uma organização.
- C É aquela que ocorre dentro da organização, levando e trazendo dados e informações entre os setores e facilitando a realização das atividades diárias. Permite o funcionamento do sistema como um todo, agilizando fluxos e criando redes de comunicação.
- D Podem ser utilizados como ferramenta de comunicação o Customer Relationship Management (CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pois ambos contribuem de modo efetivo para a melhora da imagem da empresa diante dos seus consumidores, por meio do relacionamento e da fidelização.