Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Tendo em vista os conhecimentos da psicologia da educação, as teorias do desenvolvimento humano e as teorias do ensino/aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A J. Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano em: Sensório-motor (0 a 2 anos), Préoperatório (2 a 7 anos), Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e Operações formais (11 ou 12 anos em diante). São fatores desenvolvidos em sua teoria: maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais, e equilibração.
  • B No pensamento de Henri Wallon, a relação professor-aluno é um fator determinante no processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento de um processo de ensino eficiente, essa relação deve ser construída pelo respeito e pela disciplina, em detrimento do afeto e da sensibilidade.
  • C O desenvolvimento humano deve ser entendido em sua globalidade. Ele tem sido estudado a partir de quatro aspectos básicos que se relacionam permanentemente: físico-motor, intelectual, afetivoemocional e social.
  • D Para L. Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas. Assim, o desenvolvimento não é visto como algo natural ou como produto exclusivo da maturação de um organismo, mas como um processo no qual estão presentes a maturação, o contato com a cultura e as relações sociais.

“É direito da criança ter acesso a uma prática educativa de qualidade, compatível com o ritmo de seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida, respeitadas suas competências e limitações.” Partindo desta afirmação, analise as demais, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois aponte a alternativa correta:


( ) Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar brincadeiras, modos de viver e de pensar o mundo.

( ) A criança observa, narra, questiona, toma decisões e constrói conhecimento sobre a natureza e a sociedade, reproduzindo e produzindo cultura.

( ) O contato com os livros, as leituras feitas pelos adultos, a multiplicidade de gêneros textuais, ampliam significativamente as experiências infantis e aprofunda os conhecimentos.

( ) Reconhecer o que as crianças sabem e considerar suas experiências sociais, enriquecem o trabalho da escola, aproximando currículo escolar e vida social.

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – F – V.

Se há um ponto com o qual a maioria dos educadores modernos está de acordo, este refere-se à necessidade de se criar objetivos na educação. O sistema de classificação de Bloom e colaboradores classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. De acordo com esse sistema de classificação:

  • A A categoria mais elevada do domínio cognitivo leva o estudante a agir firmemente de acordo com os valores que aceita, tornando-se este comportamento parte de sua personalidade.
  • B Os objetivos do domínio cognitivo enfatizam desempenhar com proficiência uma ação ou elaborar um produto com precisão e sem hesitação.
  • C No domínio cognitivo a categoria mais elevada é quando o estudante encontra mais de um valor relevante para uma situação, os organiza determinando a inter-relação e aceita um deles como dominante.
  • D A avaliação constitui o mais alto nível no domínio cognitivo e seus objetivos podem ser expressos por verbos como avaliar, criticar, julgar e decidir.

Piaget separou o desenvolvimento da criança em quatro etapas, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.


( ) Sensório-motor;

( ) pré-operatório;

( ) operatório-concreto;

( ) operatório formal.


Assinale a alternativa correta.

  • A F, V, V, V.
  • B V, F, V, V.
  • C V, V, F, V.
  • D V, V, V, V.

_____________ separou o desenvolvimento da criança em quatro etapas, sendo elas consecutivamente: Sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto, operatório formal.


Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.

  • A Wallow.
  • B Paulo Freire.
  • C Piaget.
  • D Vigostki.