Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

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Macedo (2008), apresenta as seguintes definições:

A ____________, construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. O próprio indivíduo também tem uma autoimagem, nomeada por Goffman (1982) de ___________, que em geral é construída com os elementos que o senso comum usa para montar o quadro da identidade pessoal. A(O) ___________ é como cada pessoa elabora a imagem de seu próprio corpo, acentuando ou modificando as diferentes partes em função dos mecanismos de sua personalidade e de todas as suas vivências. Já o processo do indivíduo organizar suas experiências, reais ou imaginárias, e desempenhar a função de autorregulação deve ser denominado de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  • A identidade pessoal ... imagem corporal ... autoconceito ... identidade do eu
  • B identidade do eu ... identidade pessoal ... imagem corporal ... autoconceito
  • C identidade pessoal ... identidade do eu ... imagem corporal ... autoconceito
  • D imagem corporal ... identidade do eu ... identidade pessoal ... autoconceito
  • E imagem corporal ... identidade pessoal ... autoconceito ... identidade do eu

De acordo com Macedo (2008), o ser humano constrói sua imagem corporal na relação com o mundo vivido e essa percepção não ocorre sempre da mesma maneira, isto é, se alterar a percepção, negativa ou positivamente, alterará sua autoimagem.

Segundo a autora, especificamente no caso de pessoas com deficiência física, pela sua diferença corporal ser, em geral, significativa, essa percepção

  • A é tão deturpada que não pode servir de parâmetro para qualquer tipo de construção.
  • B é o maior dos entraves na reabilitação de todas as pessoas com deficiência.
  • C sempre concorrerá para uma formação estigmatizada e distante da realidade.
  • D não deve ser abordada no processo de socialização por ser tão íntima e delicada.
  • E poderá contribuir para um prejuízo da autoestima, caso não gere sensação de autoaceitação.

Valmaseda (in Coll, Palácios e Marchesi, org., 2004), ao abordar o desenvolvimento e a aquisição da linguagem, descreve os acontecimentos mais significativos desse processo, destacando a importância da compreensão das manifestações em crianças com desenvolvimento atípico, tanto para avaliação quanto para intervenção. Em relação à aquisição da linguagem, a autora destaca que, durante o primeiro ano de vida, a criança desenvolve as competências de discriminação auditiva e produção de sons. Segundo ela, até aproximadamente os 12 meses, as intenções comunicativas ocorrem por meio de

  • A repetição de sons isolados.
  • B expressões linguísticas.
  • C palavras.
  • D frases com até dois vocábulos.
  • E ecolalia.

De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al., 2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.

  • A Tais pessoas certamente podem contar com a plasticidade neural sem, contudo, esperar remissões de quaisquer sequelas adquiridas.
  • B Elas devem reorganizar seus sistemas de controle neurais para a retomada de tarefas perdidas ou aprendizado de outras desejadas.
  • C Pessoas com lesões neurológicas, em qualquer fase da vida, passam a contar apenas com as disposições genéticas para completa reabilitação.
  • D Diferente das pessoas sem lesões, os estímulos provenientes do ambiente não acarretarão nenhuma modificação significativa do ponto de vista plástico
  • E Elas estão fadadas a um futuro árduo e sem oportunidades no que se refere à aquisição de novas aprendizagens ou habilidades.

Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social

  • A não difere da lógica de causalidade da deficiência.
  • B estruturou-se em oposição ao modelo médico da deficiência.
  • C se pauta no laudo diagnóstico para conceitualizar a deficiência.
  • D reconhece na limitação física a causa primeira da desigualdade social.
  • E considera que a causa da deficiência está no indivíduo e não na estrutura social.