Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca
Grisay (2004) descreve como um fenômeno historicamente recente e ligado, em nossa sociedade, ao surgimento da instituição escolar, especialmente a partir do século XIX, com o advento da Revolução Industrial. A afirmação se refere: 
  • A Fracasso escolar.
  • B Evasão escolar
  • C Dificuldades de aprendizagem.
  • D Evolução escolar. 
  • E Transtornos de aprendizagem. 
De acordo com Fonseca (2007, p. 154), a aprendizagem compreende um processo funcional dinâmico que integra quatro componentes cognitivos essenciais. O que seria a retroalimentação?  
  • A Repetir, organizar, controlar, regular, realizar etc.
  • B Falar, discutir, desenhar, observar, ler, escrever, contar, resolver problemas etc.
  • C Atenção, memória, integração, processamento simultâneo e sequencial, compreensão, planificação, autorregulação etc.
  • D Auditivo, visual, tátil-cinestésico etc.
  • E Auditivo, visual, tátil-cinestésico e ler.
É o campo de estudo que tem como objeto os problemas de aprendizagem, preocupa-se com a aprendizagem em toda sua extensão, entendendo esta como um processo intrínseco na educação. A afirmação acima se refere:  
  • A Psicolinguística.
  • B Neuropsicologia.
  • C Transtornos de aprendizagem.
  • D Psicopedagogia.
  • E Neurociência. 
Sobre o trabalho do Psicopedagogo Institucional, ele poderá ser dividido em 4 etapas:

I - Identificação do Problema (Diagnóstico Psicopedagógico).
II - Caracterização do diagnóstico.
III - Intervenção.
IV - Integração.

Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, III e IV, apenas.

O desenvolvimento da criança e do adolescente alude à experiência. Para tanto, há dois tipos de experiência: a física e a lógico-matemática. A experiência física refere-se à ação sobre os objetos, retirando deles qualidades que são intrínsecas a eles ou ainda que existem neles antes da ação do sujeito sobre eles. Já a experiência lógico-matemática diz respeito à ação sobre os objetos, retirando não deles, mas da ação e das coordenações do sujeito, características que são próprias dessas coordenações. Essa teoria da aprendizagem concerne ao pensamento desenvolvido por

  • A Lev Vygotsky.
  • B Burrhus Frederic Skinner.
  • C Henri Wallon.
  • D Jean Piaget.