Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

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A respeito do conhecimento prévio e compreensão da leitura, assinale a assertiva que não apresenta umas das características de bom leitor.

  • A Dominam de uma forma inexata e em menor quantidade conceitos específicos de uma dada área de conhecimento.
  • B Alcançam um nível de compreensão mais aprofundado e específico, relativamente ao domínio conceptual de que trata o texto.
  • C Optam por critérios mais estáveis e coerentes de seleção dos detalhes pertinentes.
  • D Classificam e organizam com eficácia os diferentes tipos de problemas que lhes são colocados pelo texto; percebem que estes problemas têm diferentes níveis de abstração.

“A criança utiliza o mínimo de letras para escrever. Além disso, os caracteres se apresentam de forma organizada. Nesse nível, os caracteres se parecem mais com letras. Outra característica é que as letras são escritas junto com os números”. A qual nível de escrita a descrição acima está relacionada?

  • A Pré-silábico.
  • B Silábico.
  • C Silábico-alfabético.
  • D Alfabético.
  • E Ortográfico.

Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

  • A Alfabetização e letramento são sinônimos e têm o mesmo significado.
  • B Alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever, e letramento é a capacidade de compreender e interpretar textos.
  • C Alfabetização é a capacidade de compreender e interpretar textos, e letramento é o processo de aprender a ler e escrever.
  • D Alfabetização é o processo de aprender matemática, e letramento é o processo de aprender a ler e escrever.
  • E Alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever em uma segunda língua, e letramento é o processo de aprender a ler e escrever na língua materna.

Considerando os princípios das Ciências da Natureza, como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a resolução de problemas socioambientais complexos no contexto da educação básica?

  • A A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza limita-se a integrar conteúdos de biologia e química, excluindo outras áreas como a física e a matemática, que são menos relevantes para questões socioambientais.
  • B A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza facilita a compreensão dos problemas socioambientais ao combinar conhecimentos de diferentes disciplinas, promovendo uma visão holística e crítica que capacita os alunos a identificar e propor soluções inovadoras e sustentáveis
  • C A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza é desnecessária para a educação básica, pois os conteúdos específicos de cada disciplina já são suficientes para o entendimento dos problemas socioambientais.
  • D A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza deve focar exclusivamente em aspectos teóricos, deixando de lado as práticas experimentais e as atividades de campo, que não contribuem significativamente para a compreensão dos problemas socioambientais.

A criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da pessoa adulta que ela será no futuro. Por isso, é muito importante que as crianças cresçam em um ambiente saudável, cercadas de afeto, e com liberdade para brincar.
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Considerando o assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

  • A A caderneta da criança – passaporte da cidadania, contém informações acerca de temas que incluem direitos e garantias sociais e amamentando o bebê.
  • B Em comparação às brincadeiras lúdicas, os jogos eletrônicos são a melhor opção para o desenvolvimento da criança.
  • C A equipe de profissionais da estratégia saúde da família deve sempre recomendar a exclusão de vizinhos evitando que eles forneçam suporte financeiro e emocional aos pais da criança.
  • D A educação, a saúde e o desenvolvimento integral da criança são de responsabilidade apenas dos pais, o que exclui parcerias com profissionais de saúde e de educação.