Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

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Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas, o currículo é

  • A concebido como agrupamento de atividades que se pretende desenvolver, tendo em vista determinadas prontidões que os educadores esperam que as crianças devam ter em certo nível ou certa etapa de ensino.
  • B constituído na relação que se dá no âmbito educativo com as crianças, suas famílias e as equipes educacionais, no mundo da cultura, considerando todos os sujeitos socioculturais que produzem culturas.
  • C tratado como rol de conteúdos a serem trabalhados por todos os profissionais de Educação Infantil e aprendidos por todos os bebês e as crianças pequenas ao longo do ano letivo.
  • D entendido como um conjunto de orientações e propostas etapistas, elencadas por adultos que esperam determinadas manifestações nos bebês e nas crianças pequenas, em uma idade específica ou em tempo definido.
  • E embasado na imposição centralizada de diretrizes que visam homogeneizar a educação dos bebês e das crianças pequenas, balizamento e demarcando genericamente as práticas pedagógicas.

Conforme o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam

  • A estabelecer processos educativos baseados principalmente na memorização de conteúdos curriculares.
  • B garantir a aprendizagem priorizando conteúdos formais e ampliar as oportunidades de ensino a partir de práticas pedagógicas já consolidadas.
  • C otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social.
  • D oferecer atendimento educacional especial baseado nas mesmas estratégias pedagógicas do ensino regular.
  • E favorecer o crescimento cognitivo por meio de atividades escolares generalistas e de estratégias educativas padronizadas.

Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado.
“Na Educação Infantil, valoriza-se a experiência _________ na relação com ________, sendo os textos narrativos, poéticos ou científicos tão importantes quanto a fala, a pintura, o som, o desenho, o movimento, enfim, tudo o que incorpora a imaginação.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013).

  • A verbal … a comunicação
  • B corporal … o letramento
  • C social … o desenvolvimento
  • D cognitiva … a linguagem
  • E artística … a cultura

Na obra As cem linguagens da criança, os autores apresentam uma lista de sugestões para a interação entre criança-professor, como uma condensação e síntese que pode ser útil aos leitores. Conforme essa lista, no trabalho com desenhos, o professor começa ajudando as crianças a estabelecerem uma relação com o objeto ou com o evento desenhado, tal como a viagem aos campos, uma observação cuidadosa de si mesmo no espelho etc. Nesse caso, o desenho torna-se

  • A um registro gráfico que representa o objeto de forma objetiva.
  • B um esboço padronizado daquilo que a criança enxerga.
  • C uma expressão da relação da criança com o objeto ou evento.
  • D uma reprodução exata do objeto ou evento pela criança.
  • E uma imitação neutra do objeto ou evento observado pela criança.

Ao transformarmos as crianças em alunos, estamos atribuindo a elas uma cultura escolar já marcada pela e na sociedade, que traz consigo outros vocabulários que as naufragam em um arcabouço escolarizado. Conforme Fochi (2015), garantir que a educação infantil seja habitada por crianças coloca em voga

  • A a implementação de sanções para corrigir as atitudes inadequadas das crianças.
  • B a relevância de preparar as crianças desde cedo para o ensino sistematizado.
  • C o uso de materiais estruturados para garantir que o brincar tenha fins pedagógicos.
  • D a possibilidade de elas viverem atribuições de crianças, como brincar.
  • E a necessidade de limitar o tempo de brincadeira para desenvolver habilidades cognitivas.