Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas, o currículo é
- A concebido como agrupamento de atividades que se pretende desenvolver, tendo em vista determinadas prontidões que os educadores esperam que as crianças devam ter em certo nível ou certa etapa de ensino.
- B constituído na relação que se dá no âmbito educativo com as crianças, suas famílias e as equipes educacionais, no mundo da cultura, considerando todos os sujeitos socioculturais que produzem culturas.
- C tratado como rol de conteúdos a serem trabalhados por todos os profissionais de Educação Infantil e aprendidos por todos os bebês e as crianças pequenas ao longo do ano letivo.
- D entendido como um conjunto de orientações e propostas etapistas, elencadas por adultos que esperam determinadas manifestações nos bebês e nas crianças pequenas, em uma idade específica ou em tempo definido.
- E embasado na imposição centralizada de diretrizes que visam homogeneizar a educação dos bebês e das crianças pequenas, balizamento e demarcando genericamente as práticas pedagógicas.