Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

"Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever [...]". O segredo da alfabetização é a leitura, portanto, é primordial ensinar o aluno a decifrar o código escrito para depois aplicar esse conhecimento na produção escrita. (...) "Em primeiro lugar, é preciso entender que o segredo da alfabetização está na aprendizagem da leitura. Aprender a ler, aqui, significa aprender a decifrar a escrita. Para saber decifrar a escrita é preciso saber como os sistemas de escrita funcionam e quais os seus usos". O enunciado contém elementos que identificam a visão de:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Cagliari.
  • C Paulo Freire.
  • D Piaget.

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1 (1)Método Alfabético. (2)Método Fônico. (3)Método Silábico.
Coluna 2 (__)O método prioriza a prática da soletração com ênfase na caligrafia e repetição. (__)O método tem como foco o ensino dos sons do alfabeto, numa relação entre grafemas e fonemas. (__)O método se dedica ao ensino língua a partir da pronúncia das sílabas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 2, 1, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 3, 1.
  • D 1, 2, 3.

Sobre o desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Um bebê consegue saber quando um adulto se dirige a ele ao observar, por exemplo, a entonação de voz.
  • B A produção da linguagem oral passa pela verbalização e negociação de sentidos.
  • C O primeiro contato da criança com o meio social se dá por intermédio da linguagem.
  • D O balbucio e o choro dos bebês não podem ser considerados estágios do desenvolvimento da fala.

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar:

  • A a criança como centro do planejamento escolar.
  • B as datas comemorativas como centro do planejamento escolar.
  • C um amontoado de atividades como centro do planejamento escolar.
  • D os interesses das professoras como centro do planejamento escolar.

Marque o item CORRETO quanto aos dois eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil.

  • A Ludicidade e brincadeira.
  • B Interações e brincadeira.
  • C Segurança e autonomia.
  • D Interações e conteúdos.