Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

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Numa turma de pré-escola da cidade de Vista Alegre do Alto, a professora desenvolveu um projeto com rodas de leitura de lendas africanas. Dentre outras atividades, explorou com as crianças os aspectos culturais e contextos das lendas, confecção de um livro individual, com resumo das lendas e desenhos, sendo os textos ditados pelos alunos, tendo a professora como escriba. É correto afirmar que atividades como essas são

  • A indesejáveis, pois as crianças não têm interesse por uma cultura tão distante da nossa como a africana.
  • B discriminatórias, pois as atividades propostas dialogam diretamente com as crianças negras e são irrelevantes para as crianças brancas.
  • C danosas, pois reforçam estereótipos, aprofundando as diferenças e acirrando discriminações e preconceitos.
  • D inadequadas, pois os currículos da educação pré-escolar devem ser neutros e isentos de discussões raciais.
  • E adequadas, pois têm como princípio a consideração com a diversidade étnico-racial.

O planejamento da ação educativa é fator preponderante para uma prática de qualidade na Educação Infantil. Em relação ao planejamento, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É equiparado à rotina, como uma questão fundamentalmente técnica. Uma vez elaborado, deve ser seguido passo a passo, sem possibilidade de ser alterado.
( ) É um documento que, após elaborado, fica à disposição de alguém que o peça. Possui implicação extremamente teórica, que ajuda na concretização do tipo de sociedade almejada.
( ) Permite tornar consciente a intencionalidade que preside a intervenção, permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos proposto e permite dispor de critérios para regular todo o processo.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
  • E E - E - E.

A música contribui para o desenvolvimento da linguagem e para a formação integral das crianças. Dentre as sugestões para desenvolver a expressão musical na Educação Infantil, estão:

I. Ouvir e produzir sons altos e baixos, acompanhados de movimentos e do uso de recursos da natureza, do corpo, dos objetos e de materiais diversos.
II. Brincar de cantar palavras com o nome das crianças e em diferentes ritmos e alturas, o que traz envolvimento afetivo e propicia interações. Deve ter como parâmetro as observações e os registros das produções das crianças, possibilitando a participação mais ampla de todos na construção do projeto pedagógico da instituição.
III. Reproduzir sons, visto que a música deve ser tratada como um produto pronto, uma linguagem que deve ser apreendida com a realização de atividades de imitação.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em nenhum dos itens.
  • E Em todos os itens.

A brincadeira, em uma perspectiva histórico-cultural, é um(a):

I. Ação desempenhada pela criança para concretizar um jogo, realizando uma ação lúdica que impulsiona uma série de processos psíquicos.
II. Ação realizada pela criança e depende do suporte de um brinquedo ou jogo.
III. Espaço privilegiado para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, sociais e afetivos que possibilitem ao sujeito sua plena atuação no mundo social.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens I e II.
  • D Apenas nos itens I e III.
  • E Apenas nos itens II e III.

Um dos aspectos mais importantes para a formação de um currículo de ensino e aprendizagem na área da matemática é a superação de uma perspectiva linear e estruturalista dos conteúdos da área. Para tanto, deve-se levar em conta que:

I. A aprendizagem matemática é um processo contínuo de abstração no qual as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências e ações que fazem, desde cedo, sobre elementos do seu ambiente físico e sociocultural.
II. A construção de competências matemáticas pela criança ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de inúmeras outras naturezas diferentes e igualmente importantes, tais como comunicar-se oralmente, desenhar, ler, escrever, movimentar-se, cantar, etc.
III. O conhecimento lógico-matemático é um sistema fechado de propostas teóricas e experimentais, que depende do compromisso do professor para organizar a prática educativa.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens I e II.
  • D Apenas nos itens I e III.
  • E Apenas nos itens II e III.