Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal. Assinale a alternativa que NÃO se refere a essas ações:

  • A Formação de professores.
  • B Fragmentação das políticas educacionais.
  • C Avaliação.
  • D Elaboração de conteúdos educacionais.
  • E Critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

Assinale a alternativa incorreta.


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998. 3º volume, pág. 48) compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento. Presente no cotidiano de modo intenso, no rádio, na TV, em gravações, jingles, etc., por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas ou pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social, a linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como:

  • A apreciação - percepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas e organizações musicais, buscando desenvolver, por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e reconhecimento.
  • B reflexão - sobre questões referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.
  • C produção - centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
  • D criação - de componentes musicais para a apreciação de todos os envolvidos.

O jogo como instrumento de aprendizagem é um recurso de extremo interesse aos educadores, uma vez que sua importância está diretamente ligada ao desenvolvimento do ser humano em uma perspectiva:

  • A genética, criativa, afetiva, histórica e cultural.
  • B social, compreensiva, afetiva, histórica e cultural.
  • C social, criativa, estacionária, histórica e cultural.
  • D social, criativa, afetiva, histórica e cultural.
  • E social, criativa, afetiva, histórica e globalizada.

Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:

  • A Projetos.
  • B Pesquisa.
  • C Leituras prévias.
  • D Repetição do conteúdo pelos alunos.
  • E Produções dos alunos.

Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A E – E – E – E.
  • B E – C – C – C.
  • C C – C – C – C.
  • D C – E – E – C.
  • E C – E – C – E.