Questões de Gestão da Aprendizagem (Pedagogia)

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A administração eficaz de materiais, recursos humanos e financeiros é essencial para garantir a qualidade do ensino em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Segundo Maximiano (2017), “a gestão organizacional eficiente envolve a integração de recursos, combinando materiais adequados, equipes bem treinadas e um orçamento equilibrado para atingir os objetivos estratégicos”. No contexto educacional digital, isso significa assegurar que a plataforma possua infraestrutura tecnológica robusta, professores capacitados e um planejamento financeiro sustentável para manter a qualidade da experiência dos alunos.

Maximiano, A. C. A. (2017). Introdução à Administração. São Paulo: Atlas. Adaptado.

Diante desse cenário, a estratégia que representa uma abordagem eficiente para a administração integrada de materiais, recursos humanos e financeiros em Ambientes Virtuais de Aprendizagem é

  • A priorizar a atualização tecnológica da plataforma, garantindo novos recursos e funcionalidades, em detrimento da manutenção em investimentos na capacitação dos professores e na sustentabilidade financeira da plataforma.
  • B reduzir os custos operacionais, cortando investimentos em materiais e na manutenção da infraestrutura digital, priorizando o treinamento dos professores, protagonistas do processo de ensino aprendizagem.
  • C investir em tecnologia educacional, capacitação dos professores e planejamento financeiro, garantindo que o AVA tenha estrutura, profissionais qualificados e sustentabilidade econômica.
  • D centralizar as decisões no setor financeiro da instituição, garantindo que qualquer investimento na plataforma seja feito se houver retorno financeiro imediato.
  • E permitir que os professores utilizem seus próprios materiais e recursos externos para atuar no AVA, em detrimento de padronização ou suporte institucional.

Sobre o registro, monitoramento e avaliação de resultados é correto afirmar que:

  • A O monitoramento de ações socioeducativas deve ser realizado apenas no final dos projetos, pois a avaliação contínua pode comprometer a execução das atividades.
  • B A avaliação de resultados deve ser baseada exclusivamente em dados quantitativos, pois informações qualitativas não são relevantes para a análise de impacto.
  • C O registro das atividades desenvolvidas é opcional, sendo necessário apenas em programas de grande porte financiados pelo governo.
  • D Técnicas de registro e monitoramento devem ser aplicadas somente por gestores e coordenadores, não sendo necessário o envolvimento dos profissionais que executam diretamente as atividades.
  • E O monitoramento e a avaliação devem considerar tanto indicadores qualitativos quanto quantitativos, possibilitando uma visão ampla dos impactos gerados pelas ações.

A documentação pedagógica permite aos professores, e também às crianças, a leitura, a revisitação desse processo de aprender (1ª parte). É um movimento estático: ao mesmo tempo que descreve o processo de construção do conhecimento, também o limita. É uma narrativa literal das dúvidas, escolhas e descobertas das crianças (2ª parte). Nesse sentido, a documentação envolve a observação, o registro e a reflexão, dá visibilidade aos processos de aprendizagem das crianças, possibilita a leitura, a revisitação e a avaliação desses processos, tanto para os professores quanto para as crianças (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 1ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

A prática docente envolve planejamento e gestão de sala, mas igualmente requer cuidados com a relação professor-aluno. Aspectos cognitivos e socioemocionais influenciam a interação, afetando a motivação e a confiança. Marque a proposição que condiz com essa dinâmica formativa.

  • A Incentivar vínculos positivos, atendendo necessidades e promovendo engajamento no grupo.
  • B Criar barreiras formais, inibindo trocas afetivas e desencorajando a expressão de dificuldades.
  • C Conduzir práticas competitivas que desestimulem a cooperação entre colegas.
  • D Negligenciar as diferenças individuais, aplicando o mesmo ritmo a todos os estudantes.

As habilidades socioemocionais são fundamentais para a educação do futuro, promovendo empatia, resiliência e colaboração entre os estudantes (1ª parte). Por isso, as escolas criarão oportunidades para trabalho em grupo, rodas de conversa e projetos que incentivem a interação e o desenvolvimento integral dos alunos (2ª parte). No entanto, habilidades socioemocionais focam apenas no ambiente escolar, sem relação com a contribuição para a sociedade, o que contradiz o princípio de agência e participação ativa destacado no contexto educacional atual (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 3ª parte.
  • D Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • E Apenas a 2ª e a 3ª partes.