Questões de Gestão da Aprendizagem (Pedagogia)

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Rosaura Soligo, a partir de uma perspectiva construtivista, apresenta alguns critérios para que uma atividade possa ser considerada como uma boa situação de aprendizagem. Assinale a alternativa que expressa corretamente um desses critérios.

  • A Os alunos precisam mobilizar aquilo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa.
  • B O conteúdo trabalhado se afasta do objeto sociocultural real, permitindo melhores condições de abstração dos conceitos pelos alunos.
  • C O trabalho é predominantemente individual, permitindo a construção pessoal do saber por cada um dos estudantes, em seu próprio ritmo.
  • D Trabalha-se com o mínimo de informação necessária para a resolução do problema, simplificando o processo de aquisição de saberes.

Segundo Piletti (2013), o aluno aprende mais facilmente quando:

  • A Os conteúdos são apresentados em forma de listas.
  • B As informações são transmitidas por disciplinas.
  • C Enfrenta problemas que tenham significado real para ele.
  • D Os recursos didáticos estão centralizados no professor.
  • E São estabelecidos graus de importância aos temas.

Segundo Piletti (2013), o aluno aprende mais facilmente quando:

  • A Os conteúdos são apresentados em forma de listas.
  • B As informações são transmitidas por disciplinas.
  • C Enfrenta problemas que tenham significado real para ele.
  • D Os recursos didáticos estão centralizados no professor.
  • E São estabelecidos graus de importância aos temas.

O brinquedo supõe uma relação com a criança a uma indeterminação quanto a ausência de um sistema de regras, que organizam a sua utilização. O brinquedo, portanto, está em relação direta com um aspecto da realidade e que a criança pode manipular
Acerca da relação brincadeira / ensino-aprendizagem / currículo no projeto pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta.

  • A Um dos objetivos do brincar é dar à criança objetos reais para que possa manipulá-los para reproduzir a realidade e entendê-la.
  • B O brincar permite a articulação entre os processos de ensino e aprendizagem, numa postura ativa por parte do educando, na mobilização de suas estruturas cognitivas, por meio da dimensão emocional.
  • C As instituições de educação infantil têm por objetivo ampliar as atividades do brincar das crianças, através de exercícios repetidos no uso de brinquedos, desenhos e músicas. Ao fazerem isso, organizam as emocional e socialmente.
  • D Brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com as crianças e confundem-se com os aspectos cognitivos, sociais e culturais, pois mexem com as dimensões afetivas.
  • E A prática de brincar infantiliza os alunos nos currículos escolares, entretanto suas ações simbólicas servem para explorar e facilitar ao educador a transmissão de determinada visão de mundo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Nessa tirinha, Manolito* (Quino, 1965) representa o quanto processos metodológicos padronizados e as concepções de avaliação classificatória podem excluir o estudante das oportunidades de aprendizagem, da descoberta de suas potencialidades e habilidades e do desenvolvimento de sua subjetividade e autonomia.
Tendo em vista os estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, em relação às estratégias de aprendizagem que podem levá-los à efetiva inclusão escolar, é correto afirmar que
  • A são aquelas utilizadas nas salas de recursos multifuncionais.
  • B bem como os instrumentos de avaliação, são pensadas, escolhidas, organizadas e/ou adaptadas de acordo às necessidades e habilidades apresentadas pelo(a) estudante.
  • C são aquelas que oportunizam uma condição de desenvolvimento igual para todos.
  • D permitem que o estudante expresse seus desejos, sem necessidade de mediação.
  • E oportunizam momentos de integração, sem perder o foco no resultado somativo das atividades.