Questões de Gestão da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca
É fundamental que o reflexo dos pensamentos dos estudantes seja representado e sirva de elo com a direção e a equipe pedagógica da escola e a comunidade escolar, organizando-se por meio de um colegiado que priorize o interesse dos estudantes e possibilite democratizar decisões e formar o sentimento de responsabilidade. Desta forma, é importante que a equipe diretiva e os demais colegiados deem oportunidade para que os estudantes exponham suas reivindicações e sugestões para melhorar o ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem, por meio do(da): 
  • A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).
  • B Conselho de Escola.
  • C Conselho de Classe/Série/Ano/Turno.
  • D Grêmio Estudantil.
  • E Equipe Docente.Equipe Docente.

Assinale a opção correta acerca de planejamento e gestão educacional.

  • A A ação de planejar se reduz ao preenchimento de formulários para controle administrativo.
  • B O planejamento escolar orienta a tomada de decisão da escola e dos professores quanto a situações docentes de ensino-aprendizagem, a fim de punir os alunos que não alcancem resultados educacionais.
  • C O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
  • D O planejamento escolar assegura a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente, possibilitando ao professor a improvisação e a rotina.
  • E O plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula são três modalidades de planejamento que dispensam articulação entre si.

Com relação à gestão da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A A aprendizagem formal é espontânea, surgindo naturalmente na interação entre as pessoas e o ambiente em que elas vivem.
  • B A aprendizagem escolar não sofre influência de fatores afetivos e sociais, como os que suscitam a motivação para o estudo, os que afetam as relações professor-aluno e os que interferem nas disposições emocionais dos alunos para enfrentar as tarefas escolares.
  • C Os resultados da aprendizagem não se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito nem nas suas relações com o ambiente físico e social.
  • D A aprendizagem é uma relação cognitiva entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
  • E Para que ocorra aprendizagem, o professor deve propor objetivos e conteúdos, sem a necessidade de observar as características dos alunos e da sua prática de vida.

Assinale a opção correta a respeito do modelo de ensino fundado na gestão da aprendizagem.

  • A Nesse modelo, o professor é figura central do aprendizado e o conhecimento é de poder dele.
  • B No modelo fundado na gestão da aprendizagem, a atenção é voltada para o ensino de conteúdo.
  • C O modelo em apreço se popularizou no contexto empresarial, passando a ser utilizado somente nessa área.
  • D Nesse modelo, o foco está no processo de aprendizagem e em quem aprende.
  • E A gestão da aprendizagem se dá exclusivamente com o uso da tecnologia.

A aprendizagem escolar

  • A é um processo de reprodução de determinados conhecimento e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino
  • B é casual, espontânea e decorre da interação das pessoas com o ambiente em que vivem
  • C é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino.
  • D ocorre exclusivamente pela observação de objetos e acontecimento e pelo contato com fontes confiáveis de conhecimentos socialmente relevantes.
  • E não é uma tarefa específica do ensino.