Questões de Psicologia Genética (Piaget) (Pedagogia)

Limpar Busca

Com base nos postulados que fundamentam a teoria construtivista de Jean Piaget no que diz respeito ao papel do professor, julgue os princípios abaixo identificando-os como certos (C) ou errados (E):

( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.

A sequência correta está na alternativa:

  • A C-E-E-C.
  • B E-E-C-C.
  • C C-E-C-E.
  • D E-C-E-C.
  • E C-C-E-E.

Analise as afirmações a seguir sobre a Epistemologia Genética de Piaget e assinale a alternativa CORRETA.

  • A O processo de acomodação atua como reforço eventual dos esquemas pré-existentes, não sendo capaz de alterar significativamente as estruturas mentais consolidadas.
  • B A afetividade e a interação social pouco influenciam a progressão cognitiva, visto que a maturação biológica é um fator determinante e exclusivo.
  • C As operações mentais tornam-se progressivamente reversíveis durante o estágio operatório, ampliando a capacidade de raciocínio de forma lógica.
  • D As sequências de desenvolvimento são essencialmente fixas, sofrendo poucas variações entre indivíduos ou contextos culturais, pois seguem um padrão universal pré-determinado.

Segundo Jean Piaget, entre os 2 e 7 anos a criança se encontra no estágio pré-operacional do seu desenvolvimento, quando começam a representar o mundo através de palavras e imagens.

Assinale a opção que indica, corretamente, uma atividade adequada a esse estágio.

  • A Experimentação com brinquedos com diversas cores e formas, de modo a exercitar a dimensão sensorial.
  • B Manipulação de objetos geométricos, possibilitando a inteligência espacial e classificatória.
  • C Promoção de discussões sobre temas éticos e sociais, desenvolvendo o senso crítico.
  • D Criação artística com tinta e outros materiais, permitindo a execução de atividades criativas.
  • E Proposição de problemas e charadas, de forma a exercitar o raciocínio lógico.

Em relação à aprendizagem dos conceitos matemáticos, analisar os itens.

I. É constituída pela atuação das crianças sobre os objetos e pelas interações com outras pessoas que possibilitem a sua atuação e o estabelecimento de relações entre os objetos.
II. Precisa estar centrada nos aspectos mais abstratos, por meio da linguagem verbal e figurativa. Ocorre de forma regressiva.
III. É um processo que se dá por repetição, memorização ou por meio de uma gradação de conteúdos que vai do mais fácil ao mais difícil.


Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens I e III.
  • D Apenas nos itens II e III.

A premissa de que o processo de ensino-aprendizagem se dá na ênfase das interações com o meio e nos intercâmbios entre os sujeitos por meio de processos de equilíbrio, assimilação e acomodação, no qual o papel do aluno é de um agente ativo e criador com o emprego de lógicas para solucionar questões, é própria da abordagem

  • A construtivista de Piaget.
  • B sócio-histórica de Vygotsky.
  • C significativa de Ausubel.
  • D materialista dialética de Wallon.
  • E significativa de Emilia Ferrero.