Questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al., 2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.

  • A Tais pessoas certamente podem contar com a plasticidade neural sem, contudo, esperar remissões de quaisquer sequelas adquiridas.
  • B Elas devem reorganizar seus sistemas de controle neurais para a retomada de tarefas perdidas ou aprendizado de outras desejadas.
  • C Pessoas com lesões neurológicas, em qualquer fase da vida, passam a contar apenas com as disposições genéticas para completa reabilitação.
  • D Diferente das pessoas sem lesões, os estímulos provenientes do ambiente não acarretarão nenhuma modificação significativa do ponto de vista plástico
  • E Elas estão fadadas a um futuro árduo e sem oportunidades no que se refere à aquisição de novas aprendizagens ou habilidades.

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas

  • A conquistas.
  • B singularidades.
  • C fraquezas.
  • D complexidades.
  • E dificuldades.

As habilidades socioemocionais são fundamentais para a educação do futuro, promovendo empatia, resiliência e colaboração entre os estudantes (1ª parte). Por isso, as escolas criarão oportunidades para trabalho em grupo, rodas de conversa e projetos que incentivem a interação e o desenvolvimento integral dos alunos (2ª parte). No entanto, habilidades socioemocionais focam apenas no ambiente escolar, sem relação com a contribuição para a sociedade, o que contradiz o princípio de agência e participação ativa destacado no contexto educacional atual (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 3ª parte.
  • D Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • E Apenas a 2ª e a 3ª partes.

Com base nos postulados que fundamentam a teoria construtivista de Jean Piaget no que diz respeito ao papel do professor, julgue os princípios abaixo identificando-os como certos (C) ou errados (E):

( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.

A sequência correta está na alternativa:

  • A C-E-E-C.
  • B E-E-C-C.
  • C C-E-C-E.
  • D E-C-E-C.
  • E C-C-E-E.

Com base nos critérios de mediação de aprendizagem segundo Feuerstein, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A intencionalidade refere-se às ações do mediador com o objetivo de conquistar a aprendizagem do mediado.
  • B A reciprocidade está relacionada à construção de confiança e interesse mútuos entre o mediador e o mediado.
  • C Sem os critérios de intencionalidade, reciprocidade, transcendência e significado, a mediação pode ocorrer.
  • D A transcendência ocorre quando o mediado consegue aplicar conceitos ou estratégias em situações diferentes, indo além do aqui e agora.
  • E A transcendência permite a integração do novo conhecimento ao existente, promovendo uma visão sistêmica da realidade.