Questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem (Pedagogia)

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Ele teve seu interesse despertado pelo pensamento infantil quando observou que as crianças cometiam certos erros de forma sistemática em testes de inteligência. No curso de suas investigações científicas, ele descobriu que as crianças pensam de maneira diferente e não meramente menos que os adultos. Os dados contidos no enunciado caracterizam aspectos da visão teórica de:

  • A Vygotsky.
  • B Piaget.
  • C Cagliari.
  • D Paulo Freire.

Na sua visão científica, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Também ofereceu grande contribuição à Psicologia: o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado são temas centrais de suas obras. Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem que defendeu, comprova-se que estamos nos referindo a:

  • A Vygotsky.
  • B Emília Ferreiro.
  • C Paulo Freire.
  • D Piaget.

Tendo em vista os conhecimentos da psicologia da educação, as teorias do desenvolvimento humano e as teorias do ensino/aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A J. Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano em: Sensório-motor (0 a 2 anos), Préoperatório (2 a 7 anos), Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e Operações formais (11 ou 12 anos em diante). São fatores desenvolvidos em sua teoria: maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais, e equilibração.
  • B No pensamento de Henri Wallon, a relação professor-aluno é um fator determinante no processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento de um processo de ensino eficiente, essa relação deve ser construída pelo respeito e pela disciplina, em detrimento do afeto e da sensibilidade.
  • C O desenvolvimento humano deve ser entendido em sua globalidade. Ele tem sido estudado a partir de quatro aspectos básicos que se relacionam permanentemente: físico-motor, intelectual, afetivoemocional e social.
  • D Para L. Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas. Assim, o desenvolvimento não é visto como algo natural ou como produto exclusivo da maturação de um organismo, mas como um processo no qual estão presentes a maturação, o contato com a cultura e as relações sociais.

“É direito da criança ter acesso a uma prática educativa de qualidade, compatível com o ritmo de seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida, respeitadas suas competências e limitações.” Partindo desta afirmação, analise as demais, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois aponte a alternativa correta:


( ) Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar brincadeiras, modos de viver e de pensar o mundo.

( ) A criança observa, narra, questiona, toma decisões e constrói conhecimento sobre a natureza e a sociedade, reproduzindo e produzindo cultura.

( ) O contato com os livros, as leituras feitas pelos adultos, a multiplicidade de gêneros textuais, ampliam significativamente as experiências infantis e aprofunda os conhecimentos.

( ) Reconhecer o que as crianças sabem e considerar suas experiências sociais, enriquecem o trabalho da escola, aproximando currículo escolar e vida social.

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – F – V.

Se há um ponto com o qual a maioria dos educadores modernos está de acordo, este refere-se à necessidade de se criar objetivos na educação. O sistema de classificação de Bloom e colaboradores classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. De acordo com esse sistema de classificação:

  • A A categoria mais elevada do domínio cognitivo leva o estudante a agir firmemente de acordo com os valores que aceita, tornando-se este comportamento parte de sua personalidade.
  • B Os objetivos do domínio cognitivo enfatizam desempenhar com proficiência uma ação ou elaborar um produto com precisão e sem hesitação.
  • C No domínio cognitivo a categoria mais elevada é quando o estudante encontra mais de um valor relevante para uma situação, os organiza determinando a inter-relação e aceita um deles como dominante.
  • D A avaliação constitui o mais alto nível no domínio cognitivo e seus objetivos podem ser expressos por verbos como avaliar, criticar, julgar e decidir.