Questões de Concepções de Educação Infantil (Pedagogia)

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Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2010), que definem princípios e orientações fundamentais para a organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica, assinale a alternativa que expressa corretamente um de seus fundamentos:

  • A A educação infantil deve priorizar a preparação para a alfabetização formal, organizando o currículo com conteúdos pré-definidos e estruturados de forma disciplinar, garantindo uma transição linear para o ensino fundamental.
  • B A avaliação na educação infantil deve ser realizada por meio de instrumentos padronizados a fim de que todas as crianças alcancem os mesmos marcos de desenvolvimento no mesmo período, minimizando discrepâncias no aprendizado.
  • C A organização do trabalho pedagógico na educação infantil deve seguir um modelo homogêneo de ensino, garantindo que todas as instituições de ensino adotem metodologias e estratégias idênticas para promover a equidade no atendimento às crianças.
  • D A interação e a brincadeira são eixos estruturantes do currículo da educação infantil, devendo ser promovidas de maneira intencional com o intuito de estimular aprendizagens significativas e favorecer o desenvolvimento integral das crianças.
  • E A educação infantil deve focar exclusivamente na socialização da criança, dispensando o planejamento pedagógico estruturado, uma vez que a aprendizagem nessa fase ocorre de maneira espontânea, sem necessidade de mediação docente.

A documentação pedagógica permite aos professores, e também às crianças, a leitura, a revisitação desse processo de aprender (1ª parte). É um movimento estático: ao mesmo tempo que descreve o processo de construção do conhecimento, também o limita. É uma narrativa literal das dúvidas, escolhas e descobertas das crianças (2ª parte). Nesse sentido, a documentação envolve a observação, o registro e a reflexão, dá visibilidade aos processos de aprendizagem das crianças, possibilita a leitura, a revisitação e a avaliação desses processos, tanto para os professores quanto para as crianças (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 1ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

O conceito de “cuidar e educar” é fundamental na Educação Infantil, pois refere-se à integração das práticas de cuidado com as práticas pedagógicas. Considerando essa abordagem, qual das alternativas abaixo descreve de forma mais precisa a relação entre essas duas dimensões?

  • A O cuidado e a educação devem ser vistos como práticas inseparáveis, em que o afeto, a atenção às necessidades físicas e emocionais e a aprendizagem devem ocorrer simultaneamente.
  • B O cuidado e a educação são elementos independentes, sendo que o cuidado está relacionado apenas ao bem-estar físico da criança, enquanto a educação se limita ao desenvolvimento cognitivo.
  • C O cuidado e a educação devem estar dissociados para que o professor se concentre exclusivamente em uma dessas áreas, dependendo das necessidades individuais de cada criança.
  • D O cuidado está restrito à higiene e alimentação, e a educação deve focar no ensino formal e na aquisição de conteúdo acadêmico.
  • E A Educação Infantil deve ser voltada apenas ao desenvolvimento cognitivo, enquanto o cuidado fica a cargo dos pais ou responsáveis fora do ambiente escolar.

Sobre o brincar na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Se o brincar não fosse o melhor método de a criança aprender em profundidade e extensão, o desenvolvimento infantil teria de ser resgatado, preservado e promovido por ser o espaço da liberdade.

II. Para compreender a experiência da brincadeira como um fenômeno cultural, é preciso entender que as crianças percebem o mundo através das experiências que adquirem quando brincam, interagindo com outras crianças e com os adultos.

III. O valor que determinadas brincadeiras terão para as crianças na escola dependerá muito de como elas serão encaradas, nesse contexto, pelos adultos que o frequentam.

IV. A multiplicação dos brinquedos eletrônicos e o surgimento dos videogames mudaram a experiência lúdica de muitas crianças.


Quem constrói a cultura lúdica é a própria criança, brincando.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • E Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

A Pedagogia da Infância baseia-se em princípios que reconhecem a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades, potencialidades e necessidades. Dentre os princípios basilares dessa abordagem educacional, destacam-se os seguintes, com exceção de um. Assinale-o:

  • A A criança é reconhecida como sujeito de direitos, um ser humano cuja cultura e individualidade devem ser respeitadas.
  • B O educador exerce o papel de mediador, sendo capaz de estabelecer pontes e criar situações que favoreçam a construção do conhecimento.
  • C O brincar livre, criativo e contextualizado é considerado um eixo estruturante essencial para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento.
  • D O ambiente deve constituir um espaço de aprendizagem seguro, estimulante e organizado, capaz de promover o desenvolvimento da heteronomia moral, social e cognitiva.
  • E A educação integral e o cuidado são indissociáveis, visando garantir tanto o bem-estar quanto a aprendizagem em todas as suas dimensões.