Questões de Concepções de Educação Infantil (Pedagogia)

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Geralmente as crianças aprendem, com mais facilidade, o que faz mais sentido para elas, o que é mais relevante e significativo dentro do contexto em que se encontram e a partir do nível de competências prévias que possuem. A aprendizagem por meio das metodologias, ativas na educação infantil, tem por objetivo principal

  • A reconhecer as crianças na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, incentivando sua participação, reflexão e questionamentos, atribuindo valor e sentido àquilo que se está aprendendo e valorizando os aspectos da homogeneidade para o desenvolvimento de cada um.
  • B criar espaços e oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano, com participação sempre direcionada dos docentes, com vistas ao desenvolvimento da autonomia das crianças.
  • C oportunizar situações e experiências concretas de aprendizagens conceitual e atitudinal, de forma que o sujeito seja o autor na construção do próprio conhecimento, desenvolvendo sua autonomia intelectual e humana.
  • D auxiliar as crianças na construção do seu protagonismo, por meio das mais variadas vivências, experimentações e compartilhamentos, respeitando seus tempos e espaços, bem como suas experiências em diversos contextos socioculturais, tendo em vista desenvolver competências para a vida.

A psicomotricidade tem ocupado um lugar de destaque em relação aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem na educação escolar, em particular na Educação Infantil. Nesse sentido, a psicomotricidade é considerada como

  • A área do conhecimento relacionada ao processos psicológicos e pedagógicos, nos quais o corpo é responsável pelas aquisições cognitiva e afetivas.
  • B área do conhecimento relacionada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.
  • C área do conhecimento que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
  • D área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com o corpo, ocupando-se em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e de comunicação.

As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e povos da floresta devem

  • A evidenciar os saberes e o papel de outras populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
  • B flexibilizar, obrigatoriamente, o calendário, as rotinas e as atividades respeitando as diferenças quanto à atividade econômica dessas populações.
  • C reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
  • D prever a oferta de brinquedos e equipamentos que evidenciem as características socioculturais de outras comunidades como forma de socialização de saberes e práticas historicamente construídas.

O trabalho por projetos é considerada uma das estratégias metodológicas mais adequada e viável para a execução de práticas pedagógicas na Educação Infantil, considerando o objetivo de

  • A dar mais sentido à aprendizagem a partir do que os docentes já sabem e compartilhar saberes anteriores com as crianças.
  • B ampliar os saberes das crianças, oferecer mais oportunidade de aprendizado e estimular a curiosidade pelo conhecimento.
  • C valorizar a aprendizagem mnemônica de aspectos da informação, com a perspectiva de que esses aspectos constituem uma base para novas aprendizagens.
  • D configurar, a partir da previsão, por parte dos estudantes, de uma estrutura lógica, sequencial e progressiva dos conteúdos, numa ordem que facilite sua compreensão.

Sabe-se hoje que o desenvolvimento infantil, o aprendizado e o bem-estar da criança dependem da garantia e da manutenção de diversos fatores.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Condições de segurança inadequadas nos ambientes escolar e doméstico.
II. Alimentação insuficiente para as exigências nutricionais do organismo.
III. A condição de pessoa com deficiência, seja física, sensorial ou intelectual.
São obstáculos para o desenvolvimento infantil o que é  indicado em 

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.