Geralmente as crianças aprendem, com mais facilidade, o que faz mais sentido para elas, o que é mais relevante e significativo dentro do contexto em que se encontram e a partir do nível de competências prévias que possuem. A aprendizagem por meio das metodologias, ativas na educação infantil, tem por objetivo principal
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A reconhecer as crianças na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, incentivando sua participação, reflexão e questionamentos, atribuindo valor e sentido àquilo que se está aprendendo e valorizando os aspectos da homogeneidade para o desenvolvimento de cada um.
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B criar espaços e oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano, com participação sempre direcionada dos docentes, com vistas ao desenvolvimento da autonomia das crianças.
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C oportunizar situações e experiências concretas de aprendizagens conceitual e atitudinal, de forma que o sujeito seja o autor na construção do próprio conhecimento, desenvolvendo sua autonomia intelectual e humana.
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D auxiliar as crianças na construção do seu protagonismo, por meio das mais variadas vivências, experimentações e compartilhamentos, respeitando seus tempos e espaços, bem como suas experiências em diversos contextos socioculturais, tendo em vista desenvolver competências para a vida.