Questões de Relações Pessoais (Atendimento ao Público)

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O ato de informar caracteriza-se por ser

  • A unilateral, enquanto o ato de comunicar é direto.
  • B bilateral, enquanto o ato de comunicar é unilateral.
  • C unilateral, enquanto o ato de comunicar é bilateral.
  • D direto, enquanto o ato de comunicar é bilateral.
Com relação as regras básicas de comportamento profissional para o relacionamento diário com o público, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Cumprimente. Frases como “Bom dia” ou “Como vai?” demonstram acolhimento e educação.
  • B Se for o caso, indique um local para a pessoa se sentar enquanto aguarda
  • C Inicie a conversa com uma atitude amigável e prestativa.
  • D Seja proativo
  • E Durante o atendimento, apenas atenda telefonemas ou responda mensagens se for algo urgente.

Assinale a alternativa que melhor completa a frase. A organização ______________________ apresenta relações interpessoais que se dão de forma espontânea, ou seja, os próprios colaboradores as constroem.

  • A Privada.
  • B Pública.
  • C Informal.
  • D Formal.

Analise com atenção as seguintes competências comportamentais:


I – Ética

II – Comprometimento

III – Empatia

IV – Responsabilidade

V - Profissionalismo


A alternativa que traz, de forma correta e completa, todas as competências que contribuem para a construção de um ambiente equilibrado e produtivo em termos de relações humanas é:

  • A Apenas I e V
  • B Apenas II e III
  • C Apenas I e IV
  • D I, II, III, IV e V

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma reclamação registrada por um cidadão significa um risco para a instituição e para os serviços públicos ofertados, pois sempre causa a abertura de um processo administrativo que leva à exoneração do servidor responsável.

II. Utilizar trajes incompatíveis com o ambiente profissional é um fator favorável ao bom atendimento em uma instituição pública, sendo recomendável que os servidores públicos adotem essa atitude.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.