Questões de Relações Pessoais (Atendimento ao Público)

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Conjunto formalizado de princípios e diretrizes que estabelece as normas de conduta e comportamento esperadas de indivíduos ou membros de uma organização denomina-se

  • A Estatuto Civil.
  • B Código de Ética.
  • C Política de Compliance.
  • D Regime Jurídico dos Servidores Públicos.

Leia o caso a seguir. 

Um servidor público é reconhecido por sua habilidade em se comunicar com as pessoas e em entendê-las. Ele sempre soube liderar e orientar adequadamente a sua equipe para o cumprimento dos objetivos organizacionais, além de criar um ambiente motivador para o trabalho.   

O tipo de competência que se enquadra à atuação desse servidor é a 

  • A humana.
  • B técnica.
  • C conceitual.
  • D processual.

Dentro do contexto laboral e das interações entre colaboradores, qual entre os comportamentos apresentados tende a ser mais prejudicial à dinâmica do ambiente de trabalho e às relações interpessoais, considerando não apenas os impactos superficiais, mas também as implicações mais amplas na cultura organizacional e no engajamento dos membros da equipe:

  • A Escutar atentamente as preocupações dos colegas de trabalho
  • B Espalhar informações incoerente sobre os demais servidores
  • C Colaborar em projetos de equipe
  • D Demonstrar empatia em situações questionadoras
  • E Enganar colegas com falsos elogios para manter o bom convívio

Em um contexto laboral, quais dos seguintes elementos são considerados basilares para a otimização das relações interpessoais no ambiente profissional, considerando não apenas a eficácia comunicativa, mas também a construção de um ambiente saudável e produtivo?

  • A Fofocas
  • B Comunicação aberta e honesta
  • C Isolamento
  • D Competição desleal
  • E Jeriza aos demais empregados

Sobre o comportamento no ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. São toleradas a realização de refeições no posto de trabalho para agilizar a execução de tarefas ao longo do dia.
II. Ausências ou atrasos devem sempre ser comunicados, particularmente se o profissional trabalha com atendimento ao público.
III. As críticas e repreensões a colegas e/ou subordinados devem ser feitas na frente de todos os colegas de trabalho para que as relações sejam transparentes.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.