Questões de Forças do Porter (Marketing)

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Para que uma empresa seja bem-sucedida em seu contato publicitário com os receptores almejados, algumas etapas devem ser criteriosamente respeitadas, do contrário a desorganização de suas ações trará resultados prejudiciais. No que se refere aos procedimentos gerais do planejamento de mídia, assinale a alternativa que apresenta as atividades distribuídas na ordem correta de execução.
  • A Análise da situação de marketing / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária / Planejamento de mídia.
  • B Planejamento de mídia / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária / Análise da situação de marketing.
  • C Análise da situação de marketing / Planejamento de mídia / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária.
  • D Planejamento de mídia / Análise da situação de marketing / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária.

A empresa X oferece, no mercado, sistemas baseados no uso de pressurizadores de água, para limpeza de equipamentos mecânicos. Esses produtos são voltados para pequenas metalúrgicas. Em uma feira de negócios, o diretor da empresa X conheceu o diretor da empresa Y, com sede na Alemanha, que também produz sistemas pressurizados para limpeza de equipamentos mecânicos, e que está iniciando suas atividades no Brasil, inclusive já contatando metalúrgicas de pequeno porte. Nesse caso, as empresas X e Y são classificadas como concorrentes

  • A diretos
  • B indiretos
  • C genéricos
  • D engajados
  • E institucionais

Um sistema de pesquisa de mercado obtém informações com base em dados primários e dados secundários. A respeito das vantagens do uso de dados secundários em comparação aos dados primários, assinale a alternativa correta.

  • A Precariedade na coleta de dados.
  • B Diversidade na classificação dos dados.
  • C Avaliação precisa do grau de exatidão das informações coletadas.
  • D Muitas perspectivas e variedade de dados.
  • E Dados sempre adequados e aderentes aos objetivos da pesquisa de mercado.

No planejamento de mídia há dois conceitos importantes que descrevem:


I. O número de vezes que uma pessoa vê um anúncio.

II. O número total de pessoas atingidas pelo conjunto de veiculações de um comercial.


Estas definições referem-se, respectivamente, a

  • A análise de dados e métricas.
  • B frequência e alcance.
  • C praça e promoção.
  • D oportunidades e ameaças.
  • E forças e fraquezas.

As empresas atuam em um ambiente de forças e tendências que geram oportunidades e impõem ameaças.
Um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional é a crescente

  • A diminuição da população mundial
  • B estratégia de foco na produção
  • C formação de alianças empresariais
  • D preferência por mercados de massa
  • E restrição à presença de multinacionais