Questões de Forças do Porter (Marketing)

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Para iniciar um planejamento de campanha é preciso buscar informações que ajudem a construir um diagnóstico da situação e traçar um prognóstico, indicando os rumos que a campanha deve seguir, como objetivos, metas, estratégias e táticas. Análises do microambiente, do macroambiente, tendências de mercado, perfil de consumo, concorrentes entre outros são importantes para a tomada de decisão no planejamento de uma campanha. Assim, podemos utilizar diferentes metodologias de análise:

I - Análise SWOT: foi desenvolvida com o objetivo de analisar o portfólio de produtos de uma empresa levando em consideração a taxa de crescimento no mercado e a participação do produto no mercado.

II - Matriz BCG: foi desenvolvida para avaliar a adequação do produto dentro e fora da empresa e as condições de trabalho.

III - Matriz de Porter: foi desenvolvida a partir de uma visão da análise SWOT e considera 5 forças que impactam o relacionamento entre empresa e consumidores e a possibilidade de obter lucros.

Está correto o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e III

Os clientes compram produtos e serviços que tenham valor. Valor é um conceito que pode variar de pessoa para pessoa, mas quando as empresas compreendem o que ele significa para os clientes e passam a direcionar suas estratégias para cada vez mais criar valor, estabelecem os diferenciais que a fazem ser por eles preferidas. Esses diferenciais são chamados de

  • A vantagem competitiva.
  • B independência comercial.
  • C excelência em serviços.
  • D foco no processo.
  • E marketing de oportunidades.

No contexto da análise de ambiente de marketing,

  • A a concorrência representa uma das forças do ambiente geral no qual uma empresa opera.
  • B a concorrência, os intermediários de marketing, os fornecedores e o público são considerados forças do ambiente no qual as empresas operam.
  • C a fusão entre o ambiente geral e o de tarefa, executada por empresas inteligentes, no século XXI, figura como expressiva mudança no planejamento estratégico de marketing.
  • D o ambiente de tarefa das empresas, com o advento da globalização, passou a ser desconsiderado no marketing internacional.

Segundo Vollmer (2012), a comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes denomina-se:

  • A Benchmark genérico ou multissetorial.
  • B Benchmarking.
  • C Benday.
  • D Brainstorming.
  • E Co-branding.

Assinale a opção correta sobre a Pesquisa de Marketing de acordo com Kotler (2015).

  • A A pesquisa experimental testa hipóteses sobre relação de causa e efeito.
  • B A pesquisa de levantamento é a abordagem que melhor se encaixa à coleta de informações descritivas.
  • C A pesquisa causal coleta dados primários por meio da observação de pessoas, ações e situações relevantes.
  • D A pesquisa exploratória coleta dados primários que envolve fazer perguntas às pessoas sobre seu conhecimento, atitudes, preferências e comportamento de compra.
  • E A pesquisa etnográfica descreve melhor os problemas de marketing, situações ou mercados, como o potencial de mercado para um produto ou os dados demográficos e as atitudes dos consumidores.