Questões de Comunicação Interna na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Observe o Mapa da Comunicação Interna adaptado à realidade brasileira, em 2022, pela Aberje.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base nele, avalie as afirmativas a seguir:


I. A área de planejamento estratégico desenvolve e implementa planos de comunicação interna baseados em diagnósticos e mensurações consistentes, com foco na empresa, nas pessoas e na humanização das narrativas organizacionais;


II. A área de pesquisa, mensuração e impacto busca a combinação de canais variados, desde presenciais (fóruns, eventos e afins), impressos e digitais para apoiar as necessidades da empresa e das pessoas;


III. A área de narrativas e diálogo define e acompanha indicadores e retroalimenta os planos estratégicos e táticos de comunicação interna, contribuindo para o resultado e tomada de decisão organizacional.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque

  • A eram contrários às orientações das empresas e publicados clandestinamente.
  • B apesar de contarem com a anuência das empresas, eram uma iniciativa unilateral dos funcionários.
  • C faziam parte do planejamento estratégico das empresas sem ouvir as demandas dos funcionários.
  • D tinham caráter publicitário e o que era angariado com sua venda revertia-se em ações de relações públicas.
  • E tinham como objetivo a consolidação da imagem empresarial ao pautar as matérias pelos interesses do público externo.

Julgue o próximo item, relativo aos princípios do endomarketing


Na comunicação interna, devem ser evitadas discussões sobre questões éticas e valores da empresa, focando-se apenas aspectos operacionais e práticos do dia a dia, de modo a se manter um ambiente de trabalho neutro e profissional. 

  • Certo
  • Errado

O planejamento de um house organ, a ser divulgado pela rede BNDES, deve levar em consideração o seguinte objetivo:

  • A promover integração entre funcionários, estimulando atividades sociorrecreativas.
  • B impulsionar as redes sociais, de forma a trazer uma visibilidade maior para a instituição.
  • C controlar as críticas sobre as condições de trabalho da instituição.
  • D apresentar um editorial que destaque a imagem dos agentes com cargo de chefia.
  • E selecionar os melhores funcionários com a finalidade de promovê-los na carreira.

O gráfico a seguir integra o relatório Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, disponibilizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base nele, identifica-se que ainda há uma dificuldade significativa em

  • A limitar o acesso dos públicos operacionais às informações relevantes para a empresa;
  • B guiar a comunicação interna das empresas através de um storytelling bem montado;
  • C evitar que as lideranças participem diretamente dos processos de comunicação interna;
  • D lidar com a escassez de informações que devem ser comunicadas na empresa;
  • E comunicar internamente com clareza a estratégia e a cultura da empresa.