Questões de Comunicação Interna na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Gaudêncio Torquato, em sua obra Tratado de Comunicação Organizacional e Política, entende que os problemas das fontes de informação nas organizações estão relacionados a quatro níveis de comunicação. O nível que trata da comunicação dos gerentes, superintendentes, diretores e usam os meios clássicos de comunicação organizacional para transmitir mensagens aos seus públicos corresponde ao Nível

  • A Intra.
  • B Grupal.
  • C Coletivo.
  • D Social.
  • E Inter.

No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que

  • A se deve instaurar um comitê de crise composto pela equipe da assessoria jurídica, que tem a capacidade técnica de decidir quem recebe os detalhes da crise e quem pode fazer o contato com a imprensa.
  • B o comitê de crise, formado normalmente por técnicos da segurança do trabalho, quando uma crise de imagem é instalada, ganha novo status, passa a ser liderado pelo presidente da instituição e é ele que responde por toda as ações de gerenciamento.
  • C os colaboradores internos devem ser preservados da crise, pois é o público menos informado sobre os detalhes dos processos. Se a crise for extensa, recomenda-se inclusive que as atividades podem ser suspensas provisoriamente.
  • D para evitar a proliferação de boatos, a assessoria de imprensa é o único setor que deve receber dados e divulgar as informações sobre a crise pois este departamento sabe como atuam os jornalistas.
  • E o público interno deve ser bem informado com detalhes sobre a crise, pois pode frear o avanço de boatos e ajudar na propagação dos argumentos da instituição, ao acessar outros públicos e pessoas de fora dos seus limites.

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
− Deixar claro os objetivos da plataforma. − Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
− Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. − Estimular o uso por líderes, chefias e direção. − Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir

  • A a menor demanda de configuração dos computadores usados pelos funcionários.
  • B a economia de recursos materiais e financeiros na construção da intranet.
  • C a melhoria da reputação da organização perante o público externo.
  • D o uso da internet quando necessário, especialmente nos momentos em que o funcionário não encontra a solução procurada na intranet.
  • E o engajamento dos funcionários com a plataforma.

Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e II, apenas.
  • D II, apenas.
  • E III, apenas.
Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:
  • A As empresas de pequeno porte, por não terem verba disponível para criar políticas de controle do compartilhamento de memes e piadas, liberam o uso dos aplicativos mensageiros, apostando na diminuição de gastos com ligações telefônicas.
  • B Não há como incorporar os aplicativos mensageiros disponíveis no mercado como ferramentas de comunicação interna, pois o uso em aparelhos particulares impede o controle por parte da instituição. A saída seria desenvolver aplicativos próprios.
  • C Os aplicativos mensageiros são bloqueados nas micro e pequenas empresas e liberados apenas nas médias e grandes corporações, que não se preocupam com o compartilhamento de memes, piadas e correntes.
  • D O aplicativo mensageiro pode ser incorporado como tecnologia para a comunicação organizacional; a dificuldade das instituições é criar políticas sobre compartilhamento de mensagens nos grupos de trabalho, mesmo o uso sendo em aparelhos particulares.
  • E As empresas de grande porte fornecem aparelhos corporativos, o que implica na automática proibição de compartilhamento de memes, piadas e correntes tanto nos grupos de trabalho, quando nos grupos particulares.