“Por ser eminentemente proativa, a comunicação estratégica é um processo pelo qual a empresa conduz, intencionalmente, sua comunicação de modo que ela seja clara, aberta e com objetivos voltados para o mercado e para seus públicos de interesse.”
FERRARI, M. Aparecida. Contexto global e latino-americano da comunicação e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2011, p. 157.
Tal processo de comunicação estratégica inserido no contexto da cultura organizacional pode ser chamado de
- A assessoria interna, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus públicos a partir de interesses internos de posicionamento estratégico.
- B gerência de marketing, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo a “vender” a imagem da organização.
- C gerência de propaganda , uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo propagar a ideologia e o branding corporativo.
- D relações públicas, uma atividade que gerencia a comunicação e os relacionamentos de forma específica nas organizações, cuja função corporativa é contribuir estrategicamente na organização em relação a suas políticas de comunicação, o que lhe confere também uma função gerencial.
- E assessoria de imprensa, uma atividade que gerencia a relação da empresa com a mídia tradicional (jornal, rádio e TV) e com a nova cadeia digital midiática, cuja função é manter a imagem da empresa na sociedade, o que lhe confere também uma função de relações públicas.