Questões de Conhecimentos Bancários (Marketing)

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Uma instituição financeira desenvolveu uma estratégia de marketing digital na qual privilegiou atrair e surpreender o público, ao ponto de as próprias pessoas espalharem a mensagem adiante, criando um “buzz” sobre o assunto de forma emocional, engraçada e envolvente. Nessa estratégia, os próprios usuários do banco foram usados como um canal de distribuição e compartilhamento dos conteúdos de maneira direta, simples e rápida, criando altos níveis de engajamento e repercussão.
A ação estratégica adotada por essa instituição financeira é denominada

  • A marketing nas mídias sociais
  • B marketing viral
  • C marketing de conteúdo
  • D e-mail marketing
  • E publicidade on-line

Em fevereiro de 2021, a mídia divulgou que o Banco do Brasil adotou um novo posicionamento de marca em campanha, sob o mote “Pra tudo que você imaginar”, para destacar o BB como um viabilizador de melhorias na vida das pessoas.
O objetivo de uma instituição ao definir seu posicionamento é

  • A projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo.
  • B facilitar a aquisição de serviços suplementares mediante oferta de uma opção de procedimentos mais adequados ao público-alvo.
  • C fixar preços com referência ao que os clientes estão dispostos a pagar pelo valor que acreditam que receberão.
  • D relacionar os preços com os benefícios que os clientes estão procurando ao utilizarem o serviço.
  • E comunicar de forma não pessoal, direta e de mão única, para educar e persuadir uma lista de clientes-alvo.

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem 

  • A apresentar todos os argumentos disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos clientes.
  • B conduzir com segurança os clientes até a gerência para garantir sua privacidade.
  • C desobstruir todos os canais de vendas para agilizar o atendimento em dias movimentados.
  • D indicar o internet banking para aumentar a confiança nos investimentos adquiridos.
  • E reduzir em parte as taxas cobradas para superar a objeção ao valor dos serviços.

Na análise da flor de serviço de uma instituição bancária, é possível identificar muitos serviços suplementares facilitadores que permitem aos clientes usar o produto central com mais eficiência, além de serviços suplementares realçadores (de ampliação) que aumentam o valor do serviço central. Fazem parte dos serviços suplementares facilitadores os seguintes elementos:

  • A exceções, faturas, consultoria e salvaguarda
  • B hospitalidade, proteção, informações e pagamento
  • C consultoria, cobrança, hospitalidade e proteção
  • D informações, tomada de pedido, faturas e pagamento
  • E recebimento de pedido, consulta, cobrança e salvaguarda

Em uma organização, estão exigindo que os vendedores troquem a tradicional venda de soluções pela venda de insights – estratégia que exige uma abordagem radicalmente distinta em várias áreas do processo de compra. Para realizar uma venda de insights, os vendedores têm 

  • A focado em um tipo de organização com uma visão clara, fechada, com necessidades já determinadas; em vez de em uma organização ágil, flexível, com necessidades emergentes.
  • B priorizado identificar que necessidade o cliente está buscando suprir, em vez de identificar a necessidade que o cliente ainda nem reconheceu que tem.
  • C direcionado o fluxo de informações da venda, orientando o cliente sobre como comprar, apoiando-o durante todo o processo, em vez de fazer perguntas para que o cliente possa conduzi-los durante o processo de compra. 
  • D iniciado a conversa com o cliente, sabatinando-o sobre suas necessidades e buscando um “gancho” para oferecer a melhor solução, em vez de apresentar ideias provocativas sobre o que o cliente deveria fazer.
  • E embasado sua prática na abertura do processo de venda com perguntas feitas e soluções para o cliente, em vez de gerar ideias inovadoras para atender os desejos cognitivos do cliente.