Questões de Comunicação organizacional (Jornalismo)

Limpar Busca

O sumário é definido como guia das matérias para o leitor. Em uma house organ sua importância está ligada ao volume de páginas, sendo que, nesse tipo de publicação, o sumário é necessário a partir de

  • A duas páginas.
  • B seis páginas.
  • C quatro páginas.
  • D oito páginas.

Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal” é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos o de que

  • A a comunicação tem precedência sobre a organização.
  • B comunicação é uma variável da estrutura organizacional.
  • C a organização tem precedência sobre a comunicação.
  • D comunicação e organização são processos isomórficos.

O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado

  • A organograma geral da comunicação.
  • B plano de comunicação.
  • C manual de assessoria de comunicação.
  • D política de comunicação.

A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por

  • A compliance.
  • B fairness.
  • C accountability.
  • D disclosure.

Não há comunicação organizacional sem plano de comunicação e um bom planejamento de comunicação precisa ter como passo prévio a

  • A contratação da equipe de executores.
  • B definição dos públicos-alvo.
  • C montagem da estrutura operacional.
  • D concepção de comunicação.