Questões de Sistemas de organização, navegação e busca (Jornalismo)

Limpar Busca

Considerando a complexidade do cenário de comunicação contemporâneo e a importância da interseção entre jornalismo, relações públicas e comunicação dirigida, julgue o item subsequente.


A Análise SWOT é uma ferramenta do jornalismo utilizada para avaliar o ambiente interno e externo da instituição, proporcionando a elaboração de planos de comunicação mais eficientes.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à produção de house organs, assinale a opção correta.

  • A O conteúdo é de fundamental importância nas publicações jornalísticas empresariais e deve ser selecionado considerando-se, principalmente, os interesses do público interno e a informação organizacional.
  • B Os house organs devem ser substituídos por matérias e conteúdo da intranet, que oferecem mais recursos para abordagem e divulgação dos assuntos.

  • C A comunicação interna, por meio do house organ, deve ser eficiente na emissão de mensagens; já o recebimento das mensagens ocorre por meio da integração entre departamentos e pessoas, o que não é competência da área de comunicação.

  • D A área de recursos humanos deve estar envolvida diretamente na produção das notícias de uma publicação jornalística empresarial, como o house organ.

  • E Além do house organ, dispor de um grande número de canais de comunicação fornece mais qualidade ao processo comunicacional do endomarketing de uma organização.

As pessoas podem adotar diferentes tipos de busca para resolver suas dúvidas, principalmente na hora de uma compra na internet. De acordo com Mousinho (2020), para criar estratégias de conteúdo e SEO, é preciso entender com qual intenção cada pesquisa é feita e, assim, alinhar as consultas dos usuários ao que a sua marca tem a entregar para eles. As definições a seguir estão relacionadas aos tipos de buscas na internet:
____________ busca, a partir de um componente geográfico, dentro de determinada região. Acontece, por exemplo, quando o usuário busca por restaurantes, cinemas, lojas, hotéis, escolas, consultórios, entre outros tipos de estabelecimentos com uma localização física. ____________ buscas que têm cada vez mais se esforçado para entregar resultados específicos como: notícias; institucionais; músicas; buscas acadêmicas; informações pontuais (clima, data etc.); imagens e vídeos. ____________ é uma busca relacionada a uma compra. O usuário pode estar a fim de comprar um produto, encontrar o endereço de uma loja ou comparar preços, por exemplo. ____________ acontece quando o usuário já sabe em qual site deseja navegar e dificilmente mudará seu destino final. ____________ o usuário busca informações sobre algum assunto, produto ou marca. Aqui, ele ainda não sabe muito bem o que quer, o que mostra que ele está no começo da jornada de compra.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

  • A Informacional, Outras buscas, Navegacional, Local e Transacional.
  • B Local, Outras buscas, Transacional, Navegacional e Informacional.
  • C Navegacional, Outras buscas, Transacional, Local e Informacional.
  • D Transacional, Outras buscas, Navegacional, Local e Informacional.

A respeito de ferramentas digitais para profissionais de comunicação, assinale a opção correta.

  • A Proporcionar gratuitamente computadores, telefones e outros equipamentos de alto desempenho é a forma mais direta e operacional de auxiliar repórteres na era digital.
  • B Oferecer presencialmente treinamentos periódicos em novas tecnologias no campo das comunicações representa um valor agregado ao cotidiano dos jornalistas.
  • C Equipar uma sala de imprensa para o trabalho presencial de repórteres é bastante funcional, em razão da pressa, que é a principal característica dos repórteres.
  • D Podem ser de grande utilidade para as rotinas produtivas jornalísticas os marcadores sociais, que compõem uma coleção de links correlatos aos assuntos da organização assessorada e abertos a uma comunidade.