Questões de Assessoria de Comunicação Integrada (Jornalismo)

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O jornalista de uma grande agência de notícias recebeu a informação de que determinada empresa local irá inaugurar uma nova filial em um bairro de alto padrão da cidade, oferecendo produtos exclusivos para uma clientela selecionada. Sabe-se que a inauguração contará com a presença de diversas celebridades e será realizada com uma festa de gala, com ampla cobertura de mídia prevista. A empresa solicitou um release para divulgar esse evento. Com base no caso hipotético, qual tipo de release deverá ser produzido, e qual a sua correta conceituação?

  • A Release institucional: promover a imagem da empresa, destacando seu histórico e suas conquistas ao longo dos anos, sem foco no evento em si.
  • B Release de crise: comunicar a solução para um problema ou situação negativa envolvendo a empresa, como um recall de produto ou protesto de consumidores.
  • C Release de eventos: informar sobre a realização do evento em si, com detalhes sobre data, horário, local, atrações e convidados, destacando a importância do evento no contexto social e empresarial.
  • D Release de lançamento: divulgar o novo produto ou serviço oferecido pela empresa, com ênfase na inovação e na exclusividade da nova filial, destacando características únicas e novidades do mercado.
  • E Release de relacionamento com a imprensa: criar uma comunicação contínua e transparente com a imprensa, oferecendo atualizações constantes sobre o andamento das atividades da empresa e incentivando o contato com jornalistas.

A assessoria de imprensa é o braço da comunicação que mantém o relacionamento de qualquer tipo de organização com a imprensa, a partir da produção de conteúdos editoriais que, por um lado, auxiliam o jornalista a cobrir um setor e, por outro, têm impacto na sociedade.
Considerando essas informações, o trabalho do assessor de imprensa de uma organização envolve 

  • A buscar a informação e redigir artigos e notícias. 
  • B comprar o espaço na mídia para seu cliente. 
  • C buscar a verdade dos fatos.
  • D fornecer pautas e informações interessantes e personalizadas. 
  • E exercer a função de jornalista na organização

Da mesma forma que a notícia produzida diariamente pelos meios de comunicação, a notícia institucional deve seguir os parâmetros do jornalismo, ainda que atendendo às especificidades da comunicação institucional. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A A notícia institucional também visa ao interesse público, ainda que tenha um público-alvo mais bem delimitado e siga uma linha editorial alinhada à organização.
  • B Assim como a notícia no jornalismo convencional, a notícia institucional deve ser isenta e, assim, buscar ouvir dois ou mais lados envolvidos no fato em questão.
  • C Diferentemente do jornalismo realizado nos meios convencionais, a notícia institucional não é guiada por critérios de noticiabilidade.
  • D A notícia institucional tem por objetivo persuadir o público a apoiar os interesses da organização, a partir de um contrato de comunicação chamado de semiengodo.
  • E O texto narrativo e literário é o mais caraterístico da notícia institucional, que dispensa a objetividade típica do texto estruturado em pirâmide invertida.

Kunsch (2003) defende que a comunicação integrada é dividida em quatro grandes áreas que são: a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa. A opção em que a definição da grande área está correta é a que afirma que:

  • A Comunicação administrativa é o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição tendo em vista sua maior eficiência e o melhor atendimento ao público.
  • B Comunicação interna abrange toda forma de comunicação capaz de atingir um objetivo de marketing e deve ser elaborada com base no quadro sociocultural do consumidor-alvo.
  • C Comunicação institucional é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa por meio do estímulo ao diálogo e da troca de experiências.
  • D Comunicação mercadológica compreende a identidade e a imagem corporativa, o jornalismo empresarial e a assessoria de imprensa, entre outros.

Considere o trecho:
     Podemos considerar que diversos fatores influenciam na formação das imagens organizacionais, entre eles: a identidade corporativa, a opinião pública, a comunicação institucional, as relações públicas, o jornalismo institucional e a assessoria de imprensa (GOEBEL, 2009).
Fonte: GOEBEL, M. Imagem organizacional e o trabalho da comunicação integrada. Wordpress, v. 2, n. 7, 2009, p. 1-13.
É correto afirmar que a comunicação institucional

  • A é dispensável para as organizações do terceiro setor, uma vez que o principal objetivo delas se relaciona com a captação de recursos para realização de projetos e que, para isso, é necessário construir a credibilidade da organização.
  • B está relacionada com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, entre outras. Mas vai além das funções desempenhadas por eles, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação.
  • D Foca em manter a imagem da empresa ou organização o mais positiva possível, com exceção dos momentos de crise.