Questões de Arquitetura de informação (Jornalismo)

Limpar Busca

Segundo Cutroni (2010), os indicadores de desempenho do site são parâmetros quantificados ou qualitativamente elaborados que servem para detalhar se os objetivos de uma proposta estão sendo adequadamente conduzidos ou foram alcançados. Estes indicadores podem auxiliar a empresa a obter melhor resultado. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Produtividade (melhorando a operação de vendas). II. Qualidade (ajudam a avaliar as conformidades no processo comercial). III. Capacidade (respostas aos processos da área comercial).

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
O IBGE se prepara para divulgar o Rendimento Domiciliar per capita (RDPC) e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2018 para as Regiões Norte, Nordeste e CentroOeste. Os dados foram obtidos com base nas informações obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Para que essa pesquisa, obtenha bons índices de mídia espontânea, ou seja, publicações gratuitas pelos veículos de comunicação, é necessário que o assessor de imprensa
  • A desenvolva um único modelo de release com as principais informações sobre a pesquisa e envie para o mailing dos jornalistas que trabalham em televisão, rádio, sites e jornais impressos. A padronização do release confere maior credibilidade à assessoria de imprensa e torna a rotina produtiva mais eficiente.
  • B desenvolva um modelo de release para cada área midiática. Assim é recomendado, por exemplo, enviar para o mailing dos jornalistas que trabalham em televisão um release que siga o modelo de uma pauta e contenha sugestões de imagens e de entrevistados.
  • C não realize o follow-up, já que as ligações desse profissional para os jornalistas no meio do expediente podem, ao invés de garantir espaço para a pesquisa nos meios de comunicação, irritar os profissionais, fazendo com que eles privilegiem pautas de outros assessores.
  • D privilegie os meios de comunicação de massa tradicionais, como rádio, televisão e jornal impresso, em vez daqueles provenientes da revolução tecnológica, como blogs, sites, perfis em redes sociais e portais do terceiro setor. Os veículos classificados como ''off'' garantirão resultados mais eficazes a esse tipo de notícia.
  • E convença o setor responsável a investir recursos financeiros na contratação de outdoors, busdoors, spots de rádio e propagandas na televisão sobre os resultados da pesquisa, pois é difícil que haja engajamento da sociedade apenas com a divulgação por mídia espontânea.
São consideradas ferramentas de Inbound Marketing:
  • A gerenciamento de blogs, SEO, análise de métricas e automação de e-mail-marketing.
  • B SEO, flyers, outdoors, mala-direta.
  • C propaganda em rádio e televisão, SEO, mala-direta, prospecção em empresas.
  • D prospecção em empresas, telemarketing, análise de métricas, mala direta.
  • E gerenciamento de blogs, SEO, análise de métricas e telemarketing.
A otimização para mecanismos de busca, conhecida também como SEO (do inglês Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Sobre o uso e as estratégias de SEO, assinale a alternativa correta.
  • A No buscador Google, os resultados pagos aparecem no fim da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “Ad” ou “anúncio”. Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.
  • B Os resultados pagos, também chamados de orgânicos, aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação amarela com o texto “Ad” ou “anúncio”. Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.
  • C SEO title é o título interno de um blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu conteúdo. Sua função é fazer com que o leitor que já acessou o post tenha ainda mais interesse em ler o conteúdo.
  • D O tempo de permanência na página é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Quanto menos tempo o leitor permanece na página, com mais eficiência o Google interpreta que aquele conteúdo responde à dúvida da pessoa.
  • E O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google. A média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições é de aproximadamente 2.500 palavras. Isso porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores.
Realizar um planejamento para redes sociais é essencial para aproveitar todo o potencial que as mídias digitais podem oferecer para uma empresa ou órgão público. Considerando que você trabalha na Assessoria de Comunicação de uma empresa, assinale a alternativa que apresenta a estratégia adequada para produzir conteúdos e analisar resultados em redes sociais.
  • A É importante estabelecer uma programação para as redes sociais com os dias da semana e o horário em que os posts vão ao ar. É recomendado que essa programação permaneça inalterada e seja cumprida conforme foi estabelecida.
  • B Não é recomendado interagir, nas redes sociais, com as páginas de outras empresas e órgãos públicos do mesmo nicho do local onde você trabalha, já que isso pode fazer com que os seguidores de sua página migrem para as concorrentes.
  • C Os influenciadores são uma das grandes tendências do momento. Trabalhar com esses profissionais pode ser um catalisador para sua popularidade. Mas lembre-se de tomar algumas precauções antes de aliar sua marca à imagem de uma pessoa.
  • D Um post que obteve um resultado positivo no orgânico provavelmente não performará bem nos posts patrocinados.
  • E KPI, do inglês, Key Performance Indicator, é sinônimo de métrica e significa o conjunto de fatores para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.