Questões de Arquitetura de informação (Jornalismo)

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Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


É recomendado que salas de imprensa online sejam concebidas levando-se em consideração os fatores usabilidade, acessibilidade e arquitetura da informação.  

  • Certo
  • Errado

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item. 

Para Lasswell, a pergunta que deve guiar os estudos em comunicação pode ser estruturada da seguinte forma: Quem? Diz o quê? Por meio de qual canal? A quem? Com que efeito? 

  • Certo
  • Errado

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item.

Organizar o material continua sendo uma das tarefas mais importantes do clipping

  • Certo
  • Errado
Redigir o texto de uma notícia é, consequentemente, contar uma história; é preciso estar atento aos elementos que constituem a narrativa como: fato, tempo, lugar, causa, modo, personagens, consequência. Estes elementos estão presentes em toda e qualquer história que contarmos, seja ela real, fictícia, científica, religiosa etc. Quando um jornalista noticia um acontecimento, ele não o faz na ordem clássica das ações que a compõem. A esse fenômeno é dado o nome de pirâmide invertida. A pirâmide invertida no jornalismo pode ser definida como:
  • A Apresentação dos fatos de forma cronológica.
  • B Relato dos acontecimentos de trás para frente.
  • C Apresentação dos acontecimentos, priorizando o relato da fonte.
  • D As informações devem ser relatadas partindo do fato mais importante.
  • E Relato dos acontecimentos de maneira que o fato mais importante fique como desfecho.

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

  • A V - V - V - F
  • B V - F - V - F
  • C V - F - V - V
  • D V - V - V - V