Questões de Teorias do Jornalismo (Jornalismo)

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O conceito de framing, traduzido em português como enquadramento, se aplica à área fotográfica e cinematográfica para referir-se à perspectiva de uma mensagem visual obtida pelas várias possibilidades de angulação para obter imagens. Para muitos autores, os enquadramentos influenciam a percepção da audiência, portanto, estão relacionados à hipótese de

  • A agenda-setting.
  • B Gatekeeping
  • C public agenda.
  • D policy agenda.
  • E diachronic process.

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II – As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III – O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:

1. A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna − é possível ter 100% de isenção? − a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:

[...]

d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;


O trecho de tais princípios descreve

  • A a ciência social aplicada, tradução do conhecimento acadêmico a termos correntes.
  • B o publicismo, seleção de temas que divulguem um programa político, ideológico ou partidário.
  • C o influencing, exercício do poder de direcionar a pauta do debate público.
  • D o editorialismo, construção de análises, expressando a opinião do veículo a partir dos fatos mais relevantes.
  • E o gatekeeping, identificação e seleção de temas de interesse público com base no valor-notícia.

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.

  • A Agenda Setting.
  • B Teoria Empírico-Experimental.
  • C Teoria do Espelho.
  • D Teoria Hipodérmica.
  • E Newsmaking.
Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
  • A entende a comunicação como processo vertical de transmissão de mensagens para um público alienado definido pelo conceito de massa.
  • B admite a existência de especialistas da comunicação que pautam o que é importante para a sociedade, motivo que leva o público à massificação e alienação.
  • C considera que os efeitos da mídia sobre o público são de longo prazo, não como formadores de opinião, mas causadores de efeitos diretos sobre a estrutura cognitiva das pessoas. É a maneira de cada indivíduo conhecer o mundo, modificado pelos meios de comunicação massa.
  • D define a comunicação como um processo em que a mensagem é transmitida por um canal para um receptor, que, como público, irá formar, com base nas mensagens, a sua visão de mundo.