Segundo dados do relatório 2024 Global Digital publicado em parceria com a Meltwater e a We are Social revela uma riqueza de manchetes e tendências. Pode-se destacar o aumento do tempo que os usuários de mídias digitais passam online, no qual os brasileiros internautas gastam uma média de 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet. Em paralelo, há um declínio da audiência de programas de televisão. Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, abre um novo campo para a prática do jornalismo especialmente elaborado para os canais digitais, com destaque para o jornalismo denominado:
- A radiojornalismo, pelo crescente interesse em modelos de conteúdo chamado de podcast
- B jornalismo esportivo, dado o fato que os usuários preferem assistir aos jogos por meio digital e pela regulamentação das apostas online
- C jornalismo de opinião, muito importante para combater a desinformação e as fakenews
- D jornalismo móvel e hiperlocal, já que possibilita a pluralidade de produção de notícias e conteúdos em colaboração dos usuários
- E jornalismo de gênero, representante das comunidades feministas e com pautas de combate a violência doméstica