Questões de Produtos de Assessoria (Jornalismo)

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Em um artigo sobre ombudsman, apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 2007, a sua autora, Margueth Ribeiro Machado, afirmou que o principal papel do defensor dos leitores é o de intervir em favor dos clientes, levando suas opiniões ao conhecimento da direção. Essa intermediação entre leitor e diretor do jornal é feita por meio de uma

  • A correção de conteúdo valorativo.
  • B crítica técnica.
  • C comprovação de má-fé do autor da matéria.
  • D crítica opinativa.
  • E crítica à linha editorial do jornal.

Para apresentar ao público um personagem ainda pouco conhecido, porém de grande relevância para sociedade, deve-se preferir o uso de:

  • A perfil.
  • B resenha.
  • C editorial.
  • D nota em coluna social.
  • E ensaio fotográfico em estúdio profissional.

Considere a seguinte hipótese: Uma notícia negativa sobre a instituição foi veiculada pela mídia, criando um clima de insatisfação entre os stakeholders e os clientes. Analisando a situação, a Diretoria reconhece que houve um erro e cria um gabinete de crise para impedir que o prejuízo ao conceito da instituição seja ampliado.
Conforme orientação dos especialistas em media training, o responsável pelo contato com a imprensa deverá

  • A aguardar antes de tomar alguma providência para conhecer os argumentos e poder rebatê-los
  • B reconhecer o erro e realizar ações para demonstrar o desejo de esclarecer e corrigir o problema.
  • C publicar comunicado pago para evitar que os jornalistas o procurem para esclarecimentos.
  • D preferir as informações orais, sem gravação, para que possa corrigir o que for publicado negativamente.
  • E evitar atender os jornalistas individualmente. Deve organizar coletivas para ler comunicado oficial.

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um

  • A media training.
  • B follow up.
  • C mailing list.
  • D comunicado.
  • E clipping.

As informações de uma campanha encaminhadas à imprensa devem ser enviadas em um release, que terá que seguir os parâmetros de

  • A texto técnico na área da empresa ou instituição.
  • B texto meramente propagandístico.
  • C texto exclusivamente publicitário.
  • D artigo científico.
  • E matéria jornalística, iniciando pelo lead.