Questões de Aldeia Global (Jornalismo)

Limpar Busca

Segundo dados do relatório 2024 Global Digital publicado em parceria com a Meltwater e a We are Social revela uma riqueza de manchetes e tendências. Pode-se destacar o aumento do tempo que os usuários de mídias digitais passam online, no qual os brasileiros internautas gastam uma média de 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet. Em paralelo, há um declínio da audiência de programas de televisão. Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, abre um novo campo para a prática do jornalismo especialmente elaborado para os canais digitais, com destaque para o jornalismo denominado:

  • A radiojornalismo, pelo crescente interesse em modelos de conteúdo chamado de podcast 
  • B jornalismo esportivo, dado o fato que os usuários preferem assistir aos jogos por meio digital e pela regulamentação das apostas online
  • C jornalismo de opinião, muito importante para combater a desinformação e as fakenews
  • D jornalismo móvel e hiperlocal, já que possibilita a pluralidade de produção de notícias e conteúdos em colaboração dos usuários
  • E jornalismo de gênero, representante das comunidades feministas e com pautas de combate a violência doméstica

A respeito dos meios de comunicação, das características e dos processos de produção no jornalismo, analise o item. 
Constrangimentos organizacionais podem afetar quais temas recebem destaque e quais são ignorados, influenciando, assim, na agenda midiática, o que tira do jornalismo a possibilidade de influenciar em como as pessoas pensarão sobre determinados assuntos. 

  • Certo
  • Errado

O termo “aldeia global” indica a interligação do mundo por meio das novas tecnologias. O termo foi lançado pelo teórico, filósofo e educador Herbert Marshall McLuhan em que ano?

  • A 1950.
  • B 1955.
  • C 1956.
  • D 1960.
  • E 1966.

Analise as afirmativas abaixo sobre a influência da tecnologia, das redes sociais no jornalismo digital.
1. A tecnologia trouxe novas formas de narrativas. Os veículos tradicionais tiveram de se adaptar a essas mudanças. As possibilidades de fundir vários meios de comunicação (hipermídias) tornou-se realidade.
2. As tecnologias aproximaram a audiência: houve uma ampliação cada vez maior da participação do público na construção da notícia, seja por meio de vídeos, seja por áudio.
3. A interatividade, com colaboração dos espectadores na construção do material jornalístico, trouxe também preocupação com a ética no jornalismo, haja vista que muitas pessoas, sem formação profissional, passaram a produzir informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

“Não há como não perceber que a ______, tratando especificamente dos conglomerados midiáticos, transformou também o próprio papel do jornalismo, gerando uma economia da informação (SODRÉ, 2009) que outrora não existia, fazendo com que a ______ seja algo extremamente perigoso nas mãos apenas do jornalista (MARSHALL, 2003), incentivando o desenvolvimento do mercado publicitário e de gerenciamento de comunicação que produz e distribui informações através até dos próprios jornalistas, por um processo silencioso da tentativa de controle da ______.” (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A indústria cultural / notícia / opinião pública
  • B ideologia / pesquisa / redação
  • C publicidade / mídia / comunicação
  • D tecnologia / palavra / economia