Questões comentadas de Concursos para Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

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Em uma turma do 5º ano, há um aluno com transtorno de espectro autista (TEA) que apresenta dificuldades em participar de atividades coletivas. Para garantir a participação e o desenvolvimento integral do aluno, de acordo com as Políticas de Educação Inclusiva, é necessário:

  • A Disponibilizar atividades individualizadas ao aluno, garantindo que ele tenha progresso acadêmico sem precisar participar de dinâmicas coletivas.
  • B Priorizar a participação do aluno apenas em atividades que não exijam interação direta, para respeitar sua condição e evitar desconforto.
  • C Encaminhar o aluno para atendimento educacional especializado fora da sala de aula, concentrando os esforços no trabalho individual.
  • D Oferecer apoio individualizado ao aluno por meio de recursos adaptados respeitando seu ritmo e promovendo uma interação social de forma gradual.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e V apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II e IV apenas.
  • D I, II e III apenas.

Leia a situação hipotética abaixo.


Joana, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, observa que seus alunos apresentam diferentes níveis de maturidade cognitiva. Alguns são capazes de resolver problemas matemáticos abstratos, enquanto outros dependem do uso de materiais concretos para compreender os mesmos conceitos. Nesse contexto, baseado nos fundamentos da Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, é CORRETO

  • A Desenvolver atividades voltadas para a prática de memorização de conceitos matemáticos básicos, independentemente do estágio de desenvolvimento dos alunos.
  • B Organizar grupos homogêneos, separando os alunos de acordo com seu estágio cognitivo, para facilitar o planejamento e execução das atividades de acordo com a maturidade de cada grupo.
  • C Planejar atividades diferenciadas para os alunos que se encontram no estágio operatório concreto e para aqueles que demonstram estar no estágio das operações formais.
  • D Promover o uso exclusivo de materiais concretos para toda a turma, considerando que o aprendizado deve sempre partir do concreto para o abstrato, independentemente do estágio cognitivo dos alunos.

 Leia a situação hipotética abaixo.


Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora inicia um projeto interdisciplinar sobre “Os Cuidados com o Meio Ambiente”, que inclui atividades de pesquisa, debates em grupo e apresentação de propostas práticas. Durante a execução, ela percebe que as dinâmicas entre os alunos revelam diferentes níveis de engajamento e compreensão. Enquanto alguns alunos contribuem com ideias elaboradas e mostram autonomia no desenvolvimento das tarefas, outros apresentam dificuldade para se expressar e participar ativamente. Considerando esse contexto e os princípios da Teoria Sociocultural de Vygotsky, a professora deve:

  • A Simplificar as tarefas para toda a turma, garantindo que os alunos com dificuldades consigam acompanhar o projeto sem precisar recorrer à mediação de colegas ou professores.
  • B Priorizar atividades individuais que desafiem os alunos a resolverem problemas de forma autônoma, possibilitando que avancem de acordo com seu próprio ritmo, sem interferência externa.
  • C Dividir a turma em grupos homogêneos com base no nível de desempenho, designando tarefas específicas para cada grupo, de acordo com suas habilidades já consolidadas.
  • D Organizar as atividades em grupos heterogêneos, de forma que alunos mais experientes possam atuar como mediadores para os colegas que se encontram em estágios iniciais de compreensão.

O currículo é um elemento central no planejamento pedagógico porque organiza e direciona as práticas pedagógicas. Com base nos pressupostos teóricos sobre currículo, analise as afirmativas abaixo.


I. A interdisciplinaridade é um princípio essencial do currículo, permitindo que os conteúdos escolares sejam integrados de forma contextualizada às vivências e ao desenvolvimento integral do aluno.


II. O currículo estabelece um ensino genérico que prioriza a transmissão de informações independente da incorporação de temas atuais.


III. A construção de um currículo contextualizado deve considerar as demandas locais e culturais, mas sempre em diálogo com os objetivos e competências gerais da BNCC.


IV. A padronização de conteúdo é a melhor estratégia para garantir equidade no ensino, assegurando que todos os alunos tenham acesso às mesmas aprendizagens.


 Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B III e IV apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III apenas.