Questões de Principais Autores (Pedagogia)

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Vygotsky, numa perspectiva marxista, estudou a formação das funções psicológicas superiores constituídas a partir dos aportes:

  • A Filogenético, sócio-histórico, ontogenético e microgenético.
  • B Desenvolvimentista, antropológico, ontogenético e microgenético.
  • C Filogenético, antropológico, cognitivista e microgenético.
  • D Desenvolvimentista, sócio-histórico, cognitivista e microgenético.

A condição do processo de ensino requer uma clara e segura compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, deseja entender como as pessoas aprendem e quais as condições que influenciam para esse aprendizado. Sendo assim, analise as afirmativas em que podemos distinguir a aprendizagem em dois tipos, a aprendizagem casual e a aprendizagem organizada. (LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.)
Sobre o contexto enunciado, analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.
(__)Aprendizagem casual é quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas com o ambiente em que vivem, isto é, através da convivência social, observação de objetos e acontecimentos. (__)Aprendizagem organizada tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades e normas de convivência social. Este tipo de aprendizagem é transmitido pela escola, que é uma organização intencional, planejada e sistemática, as finalidades e condições da aprendizagem escolar constituem tarefa específica do ensino. (__)Apenas a aprendizagem casual tem grande relevância na assimilação ativa dos indivíduos, favorecendo um conhecimento a partir das circunstâncias vivenciadas pelo mesmo.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, V.
  • B V, V, V.
  • C V, V, F.
  • D F, V, V.

As capacidades definidas nos objetivos educativos são o referencial básico de todo processo de ensino e, portanto, da avaliação. (...) Quando se considera que um aluno tem que conhecer um fato, o nome da capital de um determinado país, a descrição de um acontecimento ou a relação das obras mais importantes de um determinado escritor, pretende-se que ele saiba dizer com a máxima fidelidade o que está sendo cobrado. (ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar. Editora ARTMED. Porto Alegre.p.202.)
O enunciado permite identificar o seguinte tipo de Avaliação dos conteúdos:

  • A Factuais.
  • B Sequenciais.
  • C Atitudinais.
  • D Procedimentais.

Considerando a obra Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (1997), de Paulo Freire, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Educadores e educadoras progressistas devem ser perfeitos.
  • B Sem intervenção democrática do educador ou da educadora, não há educação progressista.
  • C Uma das qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas é a coragem de lutar.
  • D Educadoras e educadores fazem política ao fazer educação.

Para Libâneo, “a Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o ‘o quê’ e o ‘como’ do processo pedagógico escolar”. (L. C. LIBÂNEO. Didática. São Paulo: Cortez, 2006)
Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Os métodos de ensino são conjuntos de procedimentos pelos quais se organizam as atividades de ensino e as ações dos estudantes para atingir objetivos do trabalho pedagógico em relação a conteúdos específicos. São características dos métodos de ensino: neutralidade, objetividade, diretividade, imparcialidade e unilateralidade.
  • B A Didática tem como objeto o processo de ensino que, tomado em seu conjunto, compreende: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do docente e dos estudantes, e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.
  • C Na escola, um conteúdo de ensino não é uma matéria em si, mas uma matéria de ensino, pois é escolhida e preparada pedagógica e didaticamente para ser ensinada aos estudantes. A matéria de ensino é o elemento de referência para o estabelecimento dos objetivos específicos que, por sua vez, conduzem a articulação de conteúdos e métodos.
  • D São requisitos para o planejamento escolar: os objetivos e as tarefas da escola democrática; as exigências dos planos e programas oficiais; as condições preexistentes dos estudantes para a aprendizagem; os princípios e as condições para a aprendizagem dos conteúdos.