Questões de Principais Autores (Pedagogia)

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Com relação ao desenvolvimento do psiquismo humano, os estudos de Vigotski oferecem importantes contribuições para os pesquisadores que buscam entender o processo de formação do conhecimento teórico nas crianças em idade escolar.

Uma dessas contribuições é:

  • A A ideia de desenvolvimento maturacional.
  • B A concepção de equilibração e assimilação.
  • C O conceito de maturação social.
  • D O conceito de estágios de desenvolvimento cognitivo.
  • E O conceito de situação social de desenvolvimento.

A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo; o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra vazia de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento despido de palavras permanece uma sombra. A conexão entre ambos não é, no entanto, algo de constante e já formado: emerge no decurso do desenvolvimento e modifica-se também ela própria. À expressão bíblica “No princípio era o Verbo”, Goethe faz Fausto responder: “No princípio era a ação”.

Vygotsky, L. Pensamento e Linguagem. Ed. Ridendo C. M., p. 130.

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das ideias do sócio interacionismo de Vygotsky.

  • A A linguagem é um código aleatório e, por isso, desvinculado das experiências históricas e sociais dos indivíduos.
  • B Pensamento e linguagem têm origens diferentes, mas, a partir de uma certa idade, as suas curvas de desenvolvimento se cruzam e o pensamento começa a se tornar verbal.
  • C As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores naturais, congênitos e hereditários.
  • D A inter-relação entre o pensamento e a linguagem é induzida pelo educador, uma vez que a linguagem é o meio comunicativo que expressa o que é concebido pelo pensamento.
  • E As relações entre percepção e atenção, entre atenção e memória e entre memória e pensamento são uniformes e, como tais, podem ser isoladas e desenvolvidas em cada indivíduo.

Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento mental; analise-os.

I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se, igualmente, sua natureza psicológica.
IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente por fatores genéticos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são

  • A entropia e empatia.
  • B assimilação e acomodação.
  • C operações formais e operações lógicas.
  • D estilos cognitivos e estilos de comportamento.
  • E desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral.

O professor na função de mediador, assim como o colega mais experiente, ambos têm um papel fundamental para que os conhecimentos coletivos sejam internalizados por um aluno que os desconhece.

Essa afirmativa está de acordo com uma concepção

  • A cognitivista.
  • B socioconstrutivista.
  • C behaviorista.
  • D humanista.
  • E inatista.