Questões de Vygotsky (Pedagogia)

Limpar Busca

Vygotsky, numa perspectiva marxista, estudou a formação das funções psicológicas superiores constituídas a partir dos aportes:

  • A Filogenético, sócio-histórico, ontogenético e microgenético.
  • B Desenvolvimentista, antropológico, ontogenético e microgenético.
  • C Filogenético, antropológico, cognitivista e microgenético.
  • D Desenvolvimentista, sócio-histórico, cognitivista e microgenético.

Para Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é:

  • A a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
  • B a soma do desenvolvimento real e do desenvolvimento potencial.
  • C aquilo que a criança consegue fazer com a ajuda de colegas.
  • D aquilo que a criança consegue fazer sozinha.

Para formar leitores e escritores na escola, segundo Vygotsky, é importante considerar:

  • A a escrita como uma representação de primeira ordem, ou seja, como uma representação direta da realidade.
  • B apenas o aspecto técnico da escrita.
  • C somente as letras e sílabas, e não a função social da escrita.
  • D que não é necessário o convívio da criança com diferentes portadores textuais.

Vygotsky fundamentou sua teoria do desenvolvimento e aprendizagem no materialismo _________ e __________, e defendeu que a _________ de _________ acontece por meio da __________ de _________ e __________.


Com o preenchimento das lacunas, a opção que contém a sequência correta, na ordem e corretamente, é:

  • A histórico, real, mediação, aprendizagens, aquisição, conhecimentos, habilidades.
  • B histórico, cultural, aquisição, competências, troca, informações, propósitos.
  • C histórico, dialético, mediação, aprendizagens, troca, informações, conhecimentos.
  • D histórico, dialético, aquisição, conhecimentos, interação, sujeito, meio.

Em comum, tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas obras, conferiram grande importância na formação das crianças para:

  • A A ação centralizadora do professor.
  • B O tipo de mobiliário utilizado na sala de aula.
  • C O ato do brincar.
  • D A utilização de testagens.