Questões de Vygotsky (Pedagogia)

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Ao discutir o impacto da escola na constituição dos sujeitos, Rego (In: Oliveira; Souza; Moraes, 2002) afirma que, para Vygotsky, tal impacto

  • A exerce efeitos universais e homogêneos na formação do pensamento conceitual.
  • B é fundamentalmente análogo ao das experiências extraescolares.
  • C é prescindível para a realização plena do desenvolvimento.
  • D depende da qualidade do trabalho realizado no contexto escolar.
  • E só é efetivo quando não se adianta ao desenvolvimento inato.

Segundo Oliveira (In: La Taille; Oliveira; Dantas, 1992), Vygotsky postula que as funções psicológicas superiores são construídas

  • A analogamente às funções psicológicas elementares.
  • B de forma essencialmente imediata.
  • C de dentro para fora do indivíduo.
  • D em substratos cerebrais de localização específica.
  • E ao longo da história social do homem.

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas

  • A conquistas.
  • B singularidades.
  • C fraquezas.
  • D complexidades.
  • E dificuldades.

Trentin (2018) explica que, segundo Vygotsky, a deficiência não deve ser entendida apenas como primária, mas, sobretudo, como secundária. Os conceitos de deficiência primária e secundária referem-se, respectivamente, aos aspectos

  • A sociais e culturais.
  • B clínicos e pedagógicos.
  • C morfológicos e estruturais.
  • D cognitivos e relacionais.
  • E biológicos e sociais.

Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.

Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de

  • A transcendência.
  • B idiossincrasia.
  • C supercompensação.
  • D vicissitude.
  • E sublimidade.