Questões de Piaget (Pedagogia)

Limpar Busca

A respeito da divisão do desenvolvimento em períodos ou estágios, Piaget (2003) afirma que esses estágios obedecem a alguns critérios.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos critérios considerados pelo autor.

  • A As idades que caracterizam os estágios não variam individualmente.
  • B A definição de cada estágio é dada pelo predomínio de um caráter específico.
  • C As estruturas de cada estágio substituem-se progressivamente.
  • D Os estágios configuram uma unidade irredutível a subperíodos ou subestágios.
  • E A ordem de sucessão dos estágios é constante.

De acordo com a periodização do desenvolvimento infantil traçada por Piaget (2003), a conduta que implica a evocação de um objeto ausente

  • A não se observa antes do segundo ano de vida.
  • B surge a partir do período operatório concreto.
  • C está presente desde os primeiros meses de vida.
  • D não depende da função semiótica
  • E é típica do período sensório-motor.

Sobre o desenvolvimento, de acordo com a perspectiva de Piaget, analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz um aspecto impertinente.

  • A Os estágios do pensamento do indivíduo definidos por Piaget são: sensório-motor, préoperacional, operações concretas e operações formais.
  • B Segundo Piaget, o desenvolvimento do pensamento de todas as crianças ocorre numa mesma sequência fixa, em que cada estágio sucede-se com base nas realizações anteriores, enfatizando a hereditariedade.
  • C De acordo com Piaget, o desenvolvimento ocorre em função da maturação biológica, das diversas experiências de vida e dos ensinamentos formais, como os aprendidos nas escolas, sendo estes três fatores harmonizados pelo processo psicológico de equilibração.
  • D Piaget adota exclusivamente o enfoque psicométrico pautado na mensuração das diferenças individuais.
  • E Piaget tem como foco de estudo o desenvolvimento qualitativo das estruturas psicológicas para a concretização do pensamento.

De acordo com Piaget, o que estimula o avanço cognitivo, respeitando as características do estágio de desenvolvimento, é:

  • A Planejar sequências de instruções que incluam a manipulação de objetos, exigindo a verificação de instruções por meio da reorganização das classificações pelos próprios alunos.
  • B Criar fichas escritas com definições de cada conceito, destacando o uso de precisão extensa e a exploração de situações que não envolvam interação com elementos concretos.
  • C Estabelecer projeções em formato expositivo, restringindo a participação dos estudantes na tomada de decisões durante as atividades com materiais pedagógicos.
  • D Enfatizar a recepção de conhecimentos por meio de leituras e observações de experimentos prontos, possibilitando a constatação de resultados sem mediação coletiva.

Com base na teoria de Jean Piaget sobre a formação de estruturas cognitivas na infância, que postula projetos de desenvolvimento em que uma criança constrói e reorganiza ativamente seus esquemas de pensamento, a ação CORRETA do professor para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico em estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é:

  • A Planejar exercícios sequenciais que reforcem conteúdos segmentados, estruturando procedimentos semelhantes em cada etapa e garantindo uniformidade nos resultados.
  • B Concentrar na resolução de problemas abertos, estimulando a formulação de hipóteses, intervenções no ambiente e debates reflexivos, promovendo reequilíbrios constantes no processo de aprendizagem.
  • C Implementar atividades de leitura e escrita orientadas pela descrição de normas linguísticas, canalizando o raciocínio para a compreensão dos códigos formais em curto prazo.
  • D Priorizar a exposição sistemática de conceitos teóricos, valorizando a absorção linear dos temas e comprovando o progresso por meio de testes padronizados.