Questões de Piaget (Pedagogia)

Limpar Busca

Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.

Segundo Jean Piaget, o processo de aprendizagem ocorre por intermédio da interação dinâmica entre o sujeito e a realidade externa. A equilibração representa o mecanismo fundamental, atuando como um processo contínuo de ajuste entre os esquemas cognitivos do indivíduo e as situações enfrentadas.
Nesse processo, a acomodação ocorre quando

  • A a nova experiência se encaixa com sucesso naquilo que é esperado segundo os esquemas pré-existentes.
  • B o estímulo positivo ou negativo resulta na instalação de um novo conhecimento para o sujeito.
  • C os conhecimentos do sujeito são estruturalmente modificados a partir de uma nova experiência.
  • D o sujeito consegue internalizar os conhecimentos produzidos historicamente pela sociedade.
  • E a estrutura cognitiva do sujeito chega à maturação final e dispensa posteriores modificações.

Jean Piaget (1896-1980) foi um cientista e biólogo suíço que criou fundamentos para a compreensão sobre a aprendizagem e esquematizou o desenvolvimento em uma sequência de estágios (estádios). Para Piaget, é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais na criança para todos aqueles que desejarem entender sua natureza e seu funcionamento no adulto.
Com base nos estudos de Piaget, assinale a afirmativa correta.

  • A A inteligência se manifesta junto com a aquisição da linguagem.
  • B Afetividade e inteligência são indissociáveis e constituem dois aspectos complementares de toda conduta humana.
  • C A criança reage às relações sociais e ao pensamento em formação com um egocentrismo consciente.
  • D Aproximadamente até os dez anos as crianças não sabem discutir entre elas e se limitam a apresentar suas afirmações contrárias.
  • E A moral da primeira infância é, predominantemente, autônoma.

Julgue o item subsequente.


Sobre a inteligência, Piaget afirma que o desenvolvimento da mesma depende de se satisfazer dois requisitos básicos: devendo ser constante e intermitente. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente.


Para Piaget, a criança é vista como um ser dinâmico que a todo o momento interage com o meio onde está inserida, operando ativamente com objetos e pessoas, e essa interação constante com a realidade faz com que a criança construa e adquira formas de desenvolvimento socioemocional. 

  • Certo
  • Errado