Questões de Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença (Pedagogia)

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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, estabelece um marco legal para a proteção integral de crianças e adolescentes no Brasil. Essa proteção se dá nos âmbitos familiar, escolar, comunitário e estatal. Com base nos princípios do ECA, assinale a alternativa que apresenta corretamente um direito assegurado à criança e ao adolescente em situação de medida de proteção.

  • A Remoção compulsória do convívio familiar sempre que houver denúncia de maus-tratos, sem necessidade de manifestação judicial.
  • B Adoção de medidas de proteção de forma automática, bastando a constatação da situação de risco pela autoridade policial.
  • C Garantia de convivência familiar e comunitária, mesmo quando afastados do lar por decisão judicial, assegurando a manutenção de vínculos afetivos sempre que possível.
  • D Aplicação de medidas socioeducativas a crianças menores de 12 anos que tenham cometido ato infracional de forma reincidente.

A inclusão escolar requer a adoção de estratégias, práticas e recursos que eliminem barreiras à aprendizagem e à participação, respeitando as necessidades específicas de cada estudante. Nesse contexto, as tecnologias assistivas e os recursos de acessibilidade desempenham um papel fundamental para promover a autonomia, a comunicação, o acesso ao currículo e a plena participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. O conceito de tecnologia assistiva abrange uma ampla gama de produtos, serviços, metodologias e adaptações, desde recursos simples até tecnologias mais avançadas, que contribuem para garantir o direito à educação inclusiva. Considerando o uso de tecnologias assistivas e práticas de acessibilidade em ambientes escolares inclusivos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Pranchas de comunicação simbólica e dispositivos de comunicação alternativa favorecem a expressão de alunos que não desenvolvem fala, sendo exemplos de tecnologia assistiva.
  • B Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada um recurso de acessibilidade comunicacional indispensável para a inclusão de alunos com surdez, podendo envolver intérpretes ou professores bilíngues em sala.
  • C O uso de uma lupa eletrônica ou ampliação de fontes em materiais impressos para um aluno com baixa visão não é classificado como tecnologia assistiva, por se tratar apenas de uma adaptação simples.
  • D Softwares leitores de tela e sintetizadores de voz permitem que alunos com deficiência visual acessem conteúdos em computadores e tablets, configurando-se como ferramentas de tecnologia assistiva.

Considerando-se a Educação Inclusiva a partir da Política Nacional de Educação Especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Na Educação Infantil, o atendimento educacional especializado ocorre por meio da intervenção precoce, com objetivo de otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
( ) O atendimento educacional especializado deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado em que realize esse serviço educacional
( ) A inclusão escolar tem início no Ensino Fundamental — Anos Iniciais, em que se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e para o seu desenvolvimento global.
( ) O atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta facultativa em sistemas de Educação Infantil.

  • A E - E - C - C.
  • B C - C - E - E.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - C - E.
  • E C - E - C - C.

As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Nesse sentido, sobre o apoio às pessoas com deficiência, analisar os itens.


I. Todas as pessoas com deficiência têm o direito de tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

II. Deve-se agir naturalmente como se a pessoa não tivesse uma deficiência, fazendo de conta que a condição não existe.

III. Sempre que quiser ajudar, pergunte a forma mais adequada para fazê-lo e não se ofenda se seu oferecimento for recusado, pois, às vezes, uma determinada atividade pode ser desenvolvida sem assistência.


Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em nenhum dos itens.
  • E Em todos os itens.

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de ___________, que conjuga igualdade e diferença como valores __________, e que avança em relação à ideia de__________ formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola.

Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  • A atos internacionais ... sociais ... igualdade ... inclusão
  • B direitos humanos ... indissociáveis ... equidade ... exclusão
  • C atos internacionais ... igualitários ... desigualdade ... exclusão
  • D direitos humanos ... sociais ... equidade ... inclusão
  • E direitos humanos ... associáveis ... igualdade ... inclusão