Questões de Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais (Pedagogia)

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A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, intensificou-se, a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca.

A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:

  • A Em quaisquer escolas de ensino regular.
  • B Apenas em institutos de atendimentos especiais.
  • C Somente em escolas específicas para crianças com deficiências.
  • D Em quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
  • E Em quaisquer escolas de educação especial.
A escolarização da criança é essencial; com deficiência ou não, toda criança precisa de e tem direito a uma escola que cumpra sua função básica de promover a socialização do conhecimento produzido pela humanidade. Nesse sentido é correto afirmar que:
  • A Possui garantido o direito à educação, apenas as crianças que não apresentem deficiência.
  • B A lei assegura a todas as crianças o direito à escolarização, desde que não apresente deficiência alguma.
  • C É essencial a escolarização para o desenvolvimento da criança, esse direto proporcionou a inclusão de pessoas com padrões muito diferenciados de aprendizagem e o acesso à escola com sua garantias legais.
  • D É fundamental a escolarização desde que a criança não tenha nenhum tipo de deficiência, para não causar desordem no ambiente escolar.
A educação_______________ é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  • A inclusiva
  • B especial
  • C técnica
  • D superior

Tendo como referência os documentos Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, analise as seguintes afirmativas.
I. O Censo Escolar, realizado anualmente em todas as escolas de Educação Básica, acompanha, na educação especial, indicadores de acesso à Educação Básica, matrícula na rede pública, inclusão nas classes comuns, oferta do atendimento educacional especializado, acessibilidade nos prédios escolares e o número de municípios e de escolas com matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais.
II. O atendimento educacional especializado (AEE), previsto pelo Decreto nº 6.571/2008, é parte integrante do processo educacional, sendo que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado (AEE).
III. A criança deve ter a possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Segundo Bersh (2017), a tecnologia assistiva (TA) serve à pessoa com deficiência que necessita realizar funções do cotidiano de forma independente, devendo ser compreendida como um recurso para o usuário.
Sobre a tecnologia assistiva, é incorreto afirmar:

  • A Entre as suas categorias, está a de comunicação aumentativa e alternativa, sendo indicada para atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e / ou compreender.
  • B A organização ou classificação dos recursos de TA é realizada conforme os objetivos funcionais a que se destinam.
  • C A tecnologia pode ser considerada educacional quando se percebe que, ao retirar o apoio dado pelo recurso, o aluno apresenta dificuldades de executar a tarefa, ficando excluído de participar.
  • D Os talheres modificados, os suportes para utensílios domésticos, as roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, o velcro e as barras de apoio são exemplos de TA classificados como auxílios para a vida diária e vida prática.