Questões de Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais (Pedagogia)

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Entre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva NÃO consta:

  • A Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
  • B Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
  • C Transversalidade da educação especial desde o ensino médio até a educação superior.
  • D Atendimento educacional especializado.

No artigo 9º, a Resolução nº 010/2013 trata sobre o Atendimento Educacional Especializado. Leia os itens abaixo e marque a única opção CORRETA.

  • A O atendimento educacional especializado, serviço educacional de direito de todos os estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família.
  • B O atendimento educacional especializado, serviço educacional de direito de uma parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta obrigatória pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família.
  • C O atendimento educacional especializado, serviço educacional de direito de uma parte dos estudantes da Educação Especial, é de oferta facultativa pela escola pública e privada e é de caráter obrigatório para a sua família.
  • D O atendimento educacional especializado, serviço educacional de direito de apenas 35% dos estudantes da Educação Especial, é de oferta facultativa pela escola pública e privada e é de caráter facultativo para a sua família.

Conforme a Resolução nº 010/2013, que estabelece normas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o atendimento educacional especializado dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação nas etapas e demais modalidades da educação básica, públicas e privadas (Educação Infantil), pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, marque o item CORRETO.

  • A A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em instituições públicas.
  • B A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em instituições privadas.
  • C A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em centros educacionais especializados.
  • D A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino em instituições públicas e privadas ou em centros educacionais especializados.

O artigo 3º, da Resolução nº 010/2013, versa sobre os sete princípios que fundamentam a educação especial. Sobre isso, marque o item que apresenta, CORRETAMENTE, todos eles.

  • A Da inclusão, da totalidade e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
  • B Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana, da inclusão, da totalidade e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
  • C Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
  • D Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana, da inclusão e da totalidade.

Sobre o objetivo da Educação Especial, marque o item CORRETO.

  • A A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de uma parte dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania.
  • B A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, mas não deve se preocupar em favorecer as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania.
  • C A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de uma parte dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. Essa inclusão não busca favorecer as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, tampouco o acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania.
  • D A Educação Especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania.