Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática (Pedagogia)

Limpar Busca

O ensino da matemática tem como uma de suas principais metodologias a resolução de problemas, que durante muito tempo foi usada apenas como forma de aquisição de conhecimentos conteudistas, mas que atualmente é reconhecida por sua relevância na construção de aprendizagens que vão além de uma formação acadêmica. Qual a contribuição desta metodologia no desenvolvimento extracurricular do estudante?

  • A O desenvolvimento da aprendizagem matemática por meio da resolução de problemas ajuda o estudante a ser mais disciplinado e competente.
  • B A utilização da resolução de problemas na aprendizagem de conteúdos ensina o estudante a encarar os problemas da vida.
  • C Resolver problemas matemáticos tornou-se uma diversão para os estudantes.
  • D A resolução de problemas pode ser um instrumento facilitador na compreensão de problemáticas sociais e na busca de soluções.

Os estudos sobre a história da matemática contam como seu ponto de partida no mundo ocidental o Egito e o Império Babilônico e atribui seu surgimento à relação do homem com a natureza. Qual das opções abaixo cita a principal justificativa para o surgimento desta ciência?

  • A O desejo de explicar os fenômenos naturais.
  • B A criação de uma moeda para que o rei pudesse receber seus impostos.
  • C O desenvolvimento de um método de censo humano para controle populacional.
  • D A necessidade de aprender a medir e de contar que o homem teve com o seu desenvolvimento.
A área de Matemática e, por consequência, o componente curricular de Matemática, devem garantir aos alunos do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de oito competências específicas. Dentre elas, não se aplica a citada, na alternativa:
  • A Utilizar unidades de medida e noções de tempo, para responder a necessidades e questões do cotidiano.
  • B Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  • C Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  • D Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais, ou não, na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:
  • A Coleta de dados.
  • B Crítica desses dados.
  • C Estratégia Funcional.
  • D Exposição ou apresentação dos dados.
  • E Análise de resultados.
No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:
  • A Coleta de dados.
  • B Crítica desses dados.
  • C Estratégia Funcional.
  • D Exposição ou apresentação dos dados.
  • E Análise de resultados.