Questões de Educação e Ludicidade (Pedagogia)

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Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Para a criança brincar, é preciso:


I. A mediação de um adulto, pois somente assim o brincar adquire significado.

II. Brinquedos industrializados, coloridos e chamativos, de modo a estimular o interesse das crianças.

III. Fantasia e imaginação, para que ela aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.


Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item III.
  • C Apenas nos itens I e II.
  • D Apenas nos itens II e III.
  • E Em nenhum dos itens.

Para Kishimoto (2017) a definição “a ausência de regras que organizam sua utilização” refere-se

  • A ao resultado.
  • B ao brinquedo.
  • C ao esporte.
  • D à competição.
  • E ao jogo.

Sobre o brincar na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Se o brincar não fosse o melhor método de a criança aprender em profundidade e extensão, o desenvolvimento infantil teria de ser resgatado, preservado e promovido por ser o espaço da liberdade.

II. Para compreender a experiência da brincadeira como um fenômeno cultural, é preciso entender que as crianças percebem o mundo através das experiências que adquirem quando brincam, interagindo com outras crianças e com os adultos.

III. O valor que determinadas brincadeiras terão para as crianças na escola dependerá muito de como elas serão encaradas, nesse contexto, pelos adultos que o frequentam.

IV. A multiplicação dos brinquedos eletrônicos e o surgimento dos videogames mudaram a experiência lúdica de muitas crianças.


Quem constrói a cultura lúdica é a própria criança, brincando.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • E Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

No contexto da Educação Infantil, as brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral das crianças. Qual das alternativas abaixo descreve de maneira mais eficaz a relação entre essas atividades e o desenvolvimento infantil?

  • A Brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas com foco exclusivo na competição, com o objetivo de desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
  • B Atividades esportivas e brincadeiras devem ser abordadas como formas de promover a socialização e a cooperação, priorizando a diversão e a expressão corporal em um ambiente de respeito e acolhimento.
  • C O foco nas brincadeiras deve ser puramente recreativo, sem objetivos pedagógicos claros, enquanto as atividades esportivas devem ser estruturadas como aulas de treinamento físico.
  • D As atividades esportivas devem ser limitadas a momentos de recreação sem qualquer intervenção pedagógica, enquanto as brincadeiras devem ser estruturadas para ensinar conceitos acadêmicos.
  • E As brincadeiras e atividades esportivas podem ser substituídas por atividades acadêmicas formais, pois têm pouca influência sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.

Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2010), que definem princípios e orientações fundamentais para a organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica, assinale a alternativa que expressa corretamente um de seus fundamentos:

  • A A educação infantil deve priorizar a preparação para a alfabetização formal, organizando o currículo com conteúdos pré-definidos e estruturados de forma disciplinar, garantindo uma transição linear para o ensino fundamental.
  • B A avaliação na educação infantil deve ser realizada por meio de instrumentos padronizados a fim de que todas as crianças alcancem os mesmos marcos de desenvolvimento no mesmo período, minimizando discrepâncias no aprendizado.
  • C A organização do trabalho pedagógico na educação infantil deve seguir um modelo homogêneo de ensino, garantindo que todas as instituições de ensino adotem metodologias e estratégias idênticas para promover a equidade no atendimento às crianças.
  • D A interação e a brincadeira são eixos estruturantes do currículo da educação infantil, devendo ser promovidas de maneira intencional com o intuito de estimular aprendizagens significativas e favorecer o desenvolvimento integral das crianças.
  • E A educação infantil deve focar exclusivamente na socialização da criança, dispensando o planejamento pedagógico estruturado, uma vez que a aprendizagem nessa fase ocorre de maneira espontânea, sem necessidade de mediação docente.