Questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Luckesi (2014), não existe “avaliação quantitativa”; segundo o autor, para ser efetivamente avaliação, implica que ela seja qualitativa, pois avaliar significa __________ um determinado objeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  • A medir
  • B classificar
  • C atribuir valor a
  • D impor hierarquias a
  • E julgar as capacidades de

Em sua análise das três gerações de avaliação da educação em larga escala, Bonamino e Sousa (2012) afirmam que há evidências de que o uso de resultados das avaliações de terceira geração pode

  • A incentivar a inovação no currículo escolar, com destaque para a prática do ensino integrado, pois os educadores, sabendo que as avaliações em larga escala interligam diferentes áreas do conhecimento, procurarão enriquecer constantemente o currículo.
  • B envolver riscos para o currículo escolar, sendo um deles a situação conhecida como ensinar para o teste, que ocorre quando os professores concentram seus esforços preferencialmente nos tópicos que são avaliados e desconsideram aspectos importantes do currículo.
  • C ampliar a visão sobre o currículo escolar, levando os professores a ajustarem seus planos de aula para abranger integralmente os tópicos avaliados e os não avaliados, inclusive de caráter não cognitivo, reforçando a importância de cada aspecto do currículo.
  • D levar ao fim do currículo escolar tal como tem sido adotado nas redes de ensino público, devido à constante fragmentação dos tópicos avaliados, que cada vez mais contemplam aspectos específicos e detalhados sem o esforço de se buscar a interdisciplinaridade.

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar (1999), define “avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo” (p 172), o que nos remete à compreensão da importância da avaliação pedagógica, para o professor do atendimento educacional especializado, porque é através dela que se pode realizar o Plano de AEE e efetivar as intervenções pedagógicas adequadas às necessidades de aprendizagem do(a) estudante, estabelecendo parâmetros reais de desenvolvimento.

No entanto, para que seja efetivo, o plano deve obedecer a quatro etapas fundamentais abaixo descritas.

Relacione as etapas listadas a seguir ao respectivo tipo de avaliação necessária a ser utilizada.


1. Avalição diagnóstica
2. Avaliação processual ou formativa
3. Avaliação de resultados ou somativa

( ) detectar novas possibilidades de intervenção e abordagem pedagógica

( ) elaboração do perfil de entrada e estudo de caso do(a) estudante para a estruturação do plano de trabalho AEE

( ) orientação à família e colaboração com o(a) professor(a) da sala de aula comum

( ) elaboração do perfil de saída do(a) estudante


A relação correta, na ordem dada, é

  • A 3 – 2 – 3 – 1.
  • B 1 – 2 – 3 – 1.
  • C 2 – 3 – 1 – 3.
  • D 3 – 1 – 3 – 2.
  • E 2 – 1 – 2 – 3.

Julgue o item subsequente.


O erro e o fracasso na avaliação escolar devem ser vistos como definitivos, representando a incapacidade do aluno de aprender e progredir no processo educativo.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente.


A abordagem autêntica da avaliação escolar defende que os testes padronizados são a melhor maneira de medir o desempenho dos alunos devido à sua objetividade e confiabilidade.

  • Certo
  • Errado