Questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas (Pedagogia)

Limpar Busca

Na perspectiva da nova sociedade, que emerge com foco no tratamento de volumes cada vez maiores de informação e na cada vez mais valorizada geração do conhecimento, os diagramas surgem como ferramenta de fundamental importância. Novak, 1998 (com adaptações).
No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A A partir dos multimeios, o professor pode coordenar a apresentação dos conteúdos, a prática, a avaliação da aprendizagem e o feedback dado pelos alunos.
  • B Considerando-se o professor e o aluno em um processo educacional mediado pelas tecnologias, para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, é necessário que os dois autores estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem.
  • C As tecnologias e as metodologias incorporadas ao saber docente modificam o papel tradicional do professor, que vê, no decorrer do processo educacional, que sua prática pedagógica precisa ser sempre reavaliada
  • D A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez mais do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens e resumos de forma rápida e atraente. O principal papel do professor é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E O professor que ensina a trabalhar em conjunto é também alguém que trabalha com os demais professores na construção de projetos em parceria com diferentes áreas e com diferentes agentes sociais.

Segundo Vasconcelos, existe o problema da avaliação e disto ninguém parece discordar; ao contrário, percebe-se um amplo consenso quanto ao fato de que a avaliação escolar é hoje um grande desafio. Sendo assim, para uma efetiva avaliação democrática na escola, deve-se pensar reflexivamente

  • A nos alunos, porque são desinteressados, pobres, carentes e imaturos.
  • B na postura do professor diante dos resultados da avaliação.
  • C nas famílias: mães trabalham fora, pais são analfabetos.
  • D nas questões técnicas, como, por exemplo, preparar um instrumento para medir adequadamente.
  • E no número de alunos por sala, que é muito grande, dificultando a avaliação.

No que se refere ao “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes” - (Enade), assinale a alternativa correta:

  • A O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos exclusivamente ingressantes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
  • B O ENADE é facultativo para os alunos selecionados e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
  • C O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
  • D A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2006 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:
  • A Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.
  • B Reconhecer a igualdade entre os modos de vida das cidades e do campo.
  • C Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
  • D Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
  • E Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais

Leia o texto 'Alguns desafios para o processo de avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O discurso dos professores sempre tende a se referir ao tempo como um elemento potencializador de sua ação didática, ou seja, como uma premissa para a realização de atividades sempre mais diversificadas e motivadoras, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.

II. Um grande desafio ao processo avaliativo dos alunos diz respeito aos tempos e aos espaços escolares, afirma o texto. Pensar a execução das tarefas em função do tempo que se tem, bem como os espaços que melhor favoreçam a aprendizagem do conhecimento sistematizado, ainda representa um desafio a ser superado, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.