Questões de Redação Publicitária (Comunicação Social)

Limpar Busca

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o

  • A redator.
  • B diretor de criação.
  • C produtor de RTVC.
  • D diretor de arte.
  • E diretor de atendimento.

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.

  • A informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos
  • B discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor
  • C de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária
  • D utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas notelefone, etc.)
  • E utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as técnicas 1, 2, 3 e 4
  • B Apenas as técnicas 1 e 5
  • C Apenas as técnicas 3, 4 e 5
  • D Apenas as técnicas 1, 2 e 5
  • E As técnicas 1, 2, 3, 4 e 5

Assinale a alternativa que apresenta a etapa que não faz parte do processo gráfico.

  • A Criação, na qual o designer ou publicitário, é o responsável por esse trabalho, elaborando de acordo com as necessidades e desejos do cliente. Parte visual e escrita se alinham
  • B Pré-Impressão, onde um conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo são colocadas em pratica e as possibilidades criadas são testadas, antes da impressão propriamente dita. Visa identificar e corrigir eventuais falhas no arquivo, para garantir a alta qualidade da impressão
  • C Impressão é a fase em que as ideias são materializadas com o processo de impressão propriamente dito, em gráfica
  • D Secagem, fase em que o material é exposto para dar forma definitiva
  • E Acabamento se dá quando todos os detalhes são trabalhados, como corte, revestimentos, aplicação de vernizes, dando forma definitiva ao material impresso

Atraduçãoliteral seria algo como “Provocador”.Assim, em publicidade e Marketing, se refere à divulgação de algo que está para acontecer, seja uma campanha, um filme, uma peça de teatro ou o lançamento de um produto. É uma chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.
(Fonte: Portal do Marketing, 21/03/2017, adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta o nome desse recurso usado no mercado publicitário.

  • A slogan
  • B target
  • C teaser
  • D budget
  • E recall