Questões de Conar (Comunicação Social)

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Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária,

  • A permite-se publicidade comparativa apenas quando houver apelo para aspectos emocionais das marcas.
  • B deve-se priorizar o uso de propaganda subliminar quando o público-alvo for composto por adolescentes e jovens.
  • C independentemente da autorização da pessoa retratada ou imitada, os anúncios testemunhais permitem o uso de sósias, desde que estes sejam convincentes na apresentação das características do produto anunciado.
  • D peças publicitárias podem usar fotos de grandes grupos em que os indivíduos possam ser reconhecidos, desde que não envolvam um contexto difamatório, ofensivo ou humilhante.
  • E sem aviso prévio ao consumidor, pode-se usar a palavra “grátis” ou expressão de idêntico significado apenas quando os custos de aquisição do que foi prometido se restringirem a despesas com frete, entrega ou serviço postal.

No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é um dos órgãos que normatizam aspectos relativos à legislação e à ética no universo da publicidade e da propaganda. Seu código é bastante abrangente, incluindo as chamadas categorias especiais de anúncios, com recomendações específicas para cada modalidade.
Disponível em http://www.conar.org.br. Acesso em: 27 jul. 2018 (adaptado).

Considerando a relevância do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinale a opção correta.

  • A O código recomenda que se preze pelo uso adequado da língua portuguesa, condenando a presença de calão em anúncios.
  • B A veiculação de anúncios criados no exterior, segundo o referido código, deve ser estimulada no país, acolhendo-se a livre competição.
  • C As relações públicas, consideradas atividades promocionais regulares, são contempladas nesse código.
  • D As regras referentes à propaganda político-partidária também são estabelecidas por esse código.
  • E O referido código prevê o pagamento de multa como possível penalidade a agências publicitárias que cometam infração.

Será que, após a pandemia, teremos que agregar outros valores, além daqueles que o produto ou o serviço já entregava? É hora de refletirmos, principalmente, o “porquê” dos negócios, produtos e serviços. Segundo pesquisa da Euromonitor International sobre tendências globais de consumo, em 2021, 69% dos respondentes esperavam que os consumidores se importassem mais com a sustentabilidade do que antes da pandemia de Covid-19. Já a pesquisa da McKinsey & Company, de 2020, mostrou que 85% dos brasileiros afirmavam que se sentiam melhor ao comprar produtos sustentáveis e, ainda, 84% dos consumidores da Geração Z pararam de comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos polêmicos, como teste em animais ou trabalho análogo ao escravo.
Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2021/03/05/o-consumo-pos-pandemiacom-valor-sustentavel.html. Acesso em: 16 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a legislação pertinente ao exercício da publicidade no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática de greenwashing (“banho verde”) nas campanhas publicitárias, intensificada desde o início da pandemia de Covid-19, fez o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) condicionar à autorização prévia a veiculação dos anúncios como tema “sustentabilidade”, de modo a coibir o rápido crescimento da publicidade enganosa no país.
PORQUE
II. A publicidade enganosa é descrita pelo Código de Defesa do Consumidor como a indução de consumidores ao erro, por meio de informações falsas em anúncios publicitários, aplicando-se ao caso de empresas que se apresentam como ambientalmente responsáveis sem terem adotado práticas reais de sustentabilidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Entre outros aspectos, tem por objetivo coibir qualquer forma de publicidade enganosa que venha a gerar constrangimento ou prejuízo ao consumidor, além de atuar em prol da liberdade de expressão comercial,

  • A o Código de Ética do Profissional de Propaganda (CENP).
  • B o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR).
  • C a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • D a Resolução CFM n.º 1.974/11.

Em relação à atuação do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, é correto afirmar:

  • A trata exclusivamente de peças publicitárias veiculadas em redes sociais.
  • B não realiza censura prévia de peças publicitárias porque trata apenas das que estão sendo ou foram veiculadas.
  • C não leva em consideração reclamações de pessoas que se sentem lesadas ou ofendidas por alguma campanha publicitária.
  • D não trata de peças publicitárias publicadas nas redes sociais, apenas das veiculadas em emissoras de TV.
  • E todas as peças publicitárias precisam, obrigatoriamente, de aprovação prévia do órgão antes de serem veiculadas pela primeira vez.