Questões de Coerência e Correção Ortográfica (Comunicação Social)

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Como gênero textual, não são características comuns no anúncio publicitário ________ .

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Caráter comercia
  • B Linguagem verbal e não verbal
  • C Textos relativamente curtos, persuasivos e atrativos
  • D Humor, ironia e criatividade
  • E Verbos no modo subjuntivo

Leia o texto a seguir:


A PM (Polícia Militar) prendeu uma dupla de perigosos meliantes que vinha efetuando roubos em estabelecimentos comercias na cidade nesta quinta-feira (03). A dupla também foi responsável por disparar 6 tiros em um comerciante na cidade no dia 30 de agosto. Um motorista que trafegava distraidamente na avenida Barão de Mauá, no momento de um dos afanos da dupla a um posto de gasolina, reconheceu um dos amigos do alheio como o autor dos disparos com arma de fogo de grosso calibre contra o comerciante.

O editor responsável pela Assessoria de Comunicação e Cerimonial, entre outras justificativas, vetou o lead acima porque

  • A o repórter não identificou os assaltantes.
  • B usa palavras, adjetivo e advérbio desnecessários.
  • C não deu o número da Avenida Barão de Mauá onde se localiza o posto.
  • D omitiu o nome do comerciante alvo dos disparos dos assaltantes.
  • E não informou se o comerciante morreu ou está internado.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Quanto ao estilo, o texto jornalístico segue alguns princípios, como o princípio da __________, que determina que o texto jornalístico não pode ser prolixo, e o princípio da __________, que estabelece que, em seu texto, o jornalista deve respeitar as regras gramaticais.

  • A clareza / precisão
  • B concisão / correção
  • C clareza / correção
  • D concisão / precisão

NÃO estão entre os atributos da redação oficial constados no Manual de Redação da Presidência da República, versão atualizada em 2018, durante o governo de Michel Temer:

  • A Objetividade, clareza e precisão.
  • B Concisão, coesão e coerência.
  • C Formalidade e padronização.
  • D Não-abreviação e pessoalidade.
O texto jornalístico segue normas universais. Em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. O que diferencia o texto do rádio em relação aos veículos da imprensa escrita é a instantaneidade. O ouvinte só tem uma chance para entender o que está sendo dito. Lembre-se de que a mensagem no rádio se “dissolve” no momento em que é levada ao ar.

(BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo; Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003)

A conquista do ouvinte se dá através de um texto elaborado com coloquialidade. Para isso, deve-se seguir algumas recomendações, sendo uma EXCEÇÃO
  • A o cuidado com encontros silábicos que criam cacófatos.
  • B a criação de uma sequência lógica com sujeito, verbo e predicado.
  • C a atenção especial na pontuação do texto.
  • D evitar os gerúndios, pois deixam as frases longas enfraquecendo o texto.
  • E a dispensa de se iniciar o texto radiofônico pelo lead.