Questões de Mídia Training (Comunicação Social)

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Sobre o media training, um treinamento elaborado pela assessoria de imprensa de uma empresa ou por uma organização contratada pela companhia interessada nesse serviço, é correto afirmar que:
  • A Instrumentaliza seus participantes para a exposição nos meios de comunicação.
  • B Visa a desenvolver competências para lidar com as investidas publicitárias dos concorrentes.
  • C Acontece com turmas superiores a cinquenta pessoas e com carga horária mínima de vinte horas.
  • D É dirigido especialmente a funcionários públicos que atuam no atendimento, professores, estudantes e analistas de recursos humanos.

A função principal do media training é

  • A organizar os conteúdos do site do assessorado e administrar a divulgação nas redes sociais.
  • B treinar os CEOs no controle da informação e orientar os demais funcionários na elaboração do clipping.
  • C preparar os assessorados para atender à imprensa e deve ser feito no início do atendimento à conta.
  • D orientar os assessorados na administração do negócio e incentivar as potencialidades internas.
  • E analisar o panorama político e social para o assessorado e interpretar as mudanças no mercado de capitais.

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como

  • A porteiros, contínuos, telefonistas e recepcionistas.
  • B motoristas, telefonistas, recepcionistas e secretárias.
  • C motoristas, contínuos, recepcionistas e secretárias.
  • D porteiros, telefonistas, recepcionistas e secretárias.
  • E porteiros, contínuos, recepcionistas e secretárias.
Entrevistas à imprensa precisam ser preparadas quando a empresa ou instituição tem algum fato a comunicar à opinião pública. O processo de treinamento dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento, denomina-se
  • A key messages.
  • B voice recording.
  • C try to speaking.
  • D media training.
  • E leader coaching.

“O discurso jornalístico caracteriza-se pela aptidão de incorporar e mediar os discursos dos vários protagonistas dos processos sociais. Isso faz do jornalismo um cenário de redes interlocutivas e uma linguagem organizadora de interesses em competição”. (Manuel Chaparro, no texto “Jornalismo da fonte”)
Os veículos jornalísticos enfrentam o desafio de administrar os interesses de diferentes vozes sociais e organizacionais que buscam, de alguma maneira, não serem prejudicadas pelas notícias geradas. Cabe às assessorias de imprensa o papel de mediar as relações com os veículos de comunicação, gerenciando possíveis crises. Sobre o funcionamento ideal dessa mediação, considere as seguintes afirmativas:
1. Os manuais de assessoria de imprensa consideram ser necessário responder a todas as pessoas que se manifestam contra a empresa em redes sociais, por mais que leve tempo, e, sempre que possível, a empresa deve procurar a justiça para processar os indivíduos que a atingirem. 2. Uma estratégia apropriada para lidar com crises é eleger um único porta-voz que fale em nome de todos, ao invés de dar a palavra para vários profissionais da empresa. 3. O ato de omitir a crise interna de uma empresa para que não chegue à imprensa é considerada uma estratégia prejudicial quando usada pelas assessorias. 4. Um dos segredos de um bom gerenciamento de crise é conseguir traduzir explicações técnicas com uma linguagem direta e que seja acessível ao público.
Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.