Questões de Globalização e Marketing Internacional (Marketing)

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Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II e IV somente.
  • D I, II e III somente.
O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A IV somente.
  • B I, II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
Se, quando algo dá errado, a gestão de crises deve entrar em ação, qual medida deve ser tomada para o controle de danos na era digital?
  • A É preciso ter uma comunicação assertiva. O público não é sua família, apesar de ser um parceiro legítimo.
  • B É melhor ter um exército para transmitir suas mensagens do que escolher trabalhar apenas com poucas fontes confiáveis de mídia.
  • C É preciso estar disposto a ouvir seus clientes, que lhe dirão exatamente quais informações é preciso dar ao público para liquidar uma crise.
  • D É necessário utilizar a verdade como instrumento, nem que para isso você tenha que abrir mão um pouco da franqueza para esconder pontos fracos.
É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que
  • A a Web. 3.0 inaugurou um modelo de internet em que usuários e consumidores passaram a ter o poder de criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.
  • B o conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.
  • C inicia-se, com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.
  • D é com a Web 3.0 que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.