Questões de Concepções de mundo, homem e educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Analise as asserções abaixo:

I. A Pedagogia Renovada inclui várias correntes, como a progressivista de Jonh Dewey e a não diretiva de Carl Rogers.

II. Rousseau colocou em prática suas ideias, elaborou e executou uma concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.

III. As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart e muitos outros, formaram as bases do pensamento pedagógico europeu.

IV. A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional.

É correto o que se afirma apenas em:

  • A I.
  • B I e II.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.
  • E I, II e IV.

No âmbito das teorias da educação, o filósofo e educador John Dewey possui lugar de destaque, notadamente por sua proposta de unir, na educação das crianças, experiência e educação. A perspectiva teórica por ele desenvolvida filia-se à corrente teórica do

  • A behaviorismo.
  • B marxismo.
  • C neomarxismo.
  • D pragmatismo.

Julgue o item a seguir.


O ensino deverá ser ministrado de acordo com alguns princípios regedores: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Esses princípios propõem uma maneira dispersa e desorganizada de conceber a prática pedagógica, uma vez que não define um padrão de como o profissional deve agir.

  • Certo
  • Errado
Antes de mais, esclareçamos que não são as escolas as responsáveis pelas transformações do espírito da sociedade. As escolas são como os romancistas, também acusados de corromperem a sociedade. Elas, como eles, refletem, tão somente, o que já vai pela própria sociedade.
Adaptado de TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

Para este autor, dado o que é afirmado no trecho acima, cabe ao pensamento educacional
  • A desenvolver recursos para manter os espaços educacionais protegidos das interferências das transformações culturais.
  • B adequar o funcionamento da escola em todos os seus níveis ao ritmo e às exigências de cada momento histórico.
  • C abrir caminho para que as transformações sociais modifiquem espontaneamente os comportamentos escolares.
  • D oferecer caminhos operativos para o processo de ensino-aprendizagem que vão na contramão das tendências contemporâneas.

A respeito das ideias apresentadas por Demerval Saviani no texto “Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O texto traz, exclusivamente, a perspectiva do autor, não levando em consideração as análises feitas por outros pensadores sobre o tema.
II. Conforme o autor, trabalho e educação sempre tiveram caminhos apartados ao longo da história, sendo desprovidos, portanto, de qualquer relação.
III. O enfoque dado no texto é na falta de investimento público na formação dos estudantes das escolas primárias no Nordeste brasileiro.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas a assertiva II está correta.
  • E Apenas as assertivas I e III estão corretas.