Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.
De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
- A diferentes entre os alunos, levando em consideração as dificuldades individuais, ainda que os objetivos escolares percam totalmente seus efeitos.
- B pautadas na socialização, na deficiência e na incapacidade do indivíduo como marco que caracteriza sua identidade e norteia seu destino acadêmico.
- C pautadas nos preceitos políticos-pedagógicos, na supremacia acadêmica do saber, em detrimento de quaisquer tipos de dificuldade.
- D as mesmas para todos os alunos, com adaptações curriculares aos alunos com deficiência, quando necessário, para que eles possam se desenvolver e aprender plenamente.
- E diferentes entre os alunos, com adaptações curriculares aos alunos com deficiência, obrigatoriamente, para que eles possam se desenvolver e aprender plenamente.