Questões de Concepções de mundo, homem e educação (Pedagogia)

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Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser

  • A diferentes entre os alunos, levando em consideração as dificuldades individuais, ainda que os objetivos escolares percam totalmente seus efeitos.
  • B pautadas na socialização, na deficiência e na incapacidade do indivíduo como marco que caracteriza sua identidade e norteia seu destino acadêmico.
  • C pautadas nos preceitos políticos-pedagógicos, na supremacia acadêmica do saber, em detrimento de quaisquer tipos de dificuldade.
  • D as mesmas para todos os alunos, com adaptações curriculares aos alunos com deficiência, quando necessário, para que eles possam se desenvolver e aprender plenamente.
  • E diferentes entre os alunos, com adaptações curriculares aos alunos com deficiência, obrigatoriamente, para que eles possam se desenvolver e aprender plenamente.

De acordo com o texto, qual é o papel da educação no processo de desenvolvimento humano?

  • A A educação nos torna iguais.
  • B A educação nos torna iguais.
  • C A educação nos ajuda a mudar e a construir novos mundos.
  • D A educação é inútil para o desenvolvimento humano.

A Filosofia da Educação e os Fundamentos Sociológicos da Educação são essenciais para compreender a relação entre sociedade, escola, conhecimento e qualidade de vida. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A epistemologia é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e éticos.
(__) A concepção antropológica histórico-social recusa a ideia de uma natureza humana universal.
(__) A fenomenologia trabalha com a noção de intencionalidade, afirmando que toda consciência é consciência de alguma coisa.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  • A F, F, F.
  • B F, F, V.
  • C F, V, V.
  • D V, F, F.

Sobre as influências sociológicas e filosóficas na construção de políticas públicas educacionais inclusivas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I.O multiculturalismo e a valorização das diferenças culturais constituem bases para o desenvolvimento de políticas inclusivas, promovendo a equidade na educação.
II.As políticas públicas educacionais, ao se basearem no liberalismo, buscam garantir que as oportunidades sejam iguais para todos, o que pode resultar em uma redução das disparidades sociais.
III.A sociologia crítica, ao contrário das abordagens pragmáticas, rejeita a ideia de neutralidade da escola e sustenta que o papel da educação deve ser questionar as estruturas de poder.
IV.A filosofia da inclusão se contrapõe à meritocracia como único critério de acesso ao ensino, visto que as condições iniciais dos alunos não são uniformes.

Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.

O conceito de educação está relacionado com o contexto de relações sociais e com a interação do indivíduo com o meio social.

  • Certo
  • Errado